Equipes de Basquete 3×3 Sub-18 do Tocantins fazem história nos JEB’s

0
279

As quatro equipes de basquete 3×3 de Palmas que participaram dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) Sub-18, Etapa Palmas, destacaram-se em grande estilo. O evento ocorreu de 1º a 6 de agosto nas instalações da Escola Estadual Profª Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

Pela primeira vez na história da competição, uma equipe masculina do Tocantins alcançou a Série Prata, a 2ª Divisão do torneio nacional. No formato de disputa dos JEB’s, as equipes são distribuídas em oito chaves, com quatro times em cada, jogando entre si. Os primeiros colocados de cada chave avançam para a Série Ouro (1ª Divisão), os segundos para a Série Prata (2ª Divisão), os terceiros para a Série Bronze (3ª Divisão) e os quartos para a Série Cobre (4ª Divisão).

Feminino Elizângela Glória
A equipe feminina “B” do Colégio Elizângela Glória Cardoso, vice-campeã estadual de basquete 3×3 Sub-18 em abril, superou todas as expectativas ao alcançar a Série Prata, 2ª Divisão. Elas chegaram até as semifinais, mas perderam a medalha de Bronze por apenas 1 ponto, ficando na quarta colocação na Série e em 12º lugar na classificação geral. (Em 2018, a equipe feminina do IFTO conquistou a Série Prata, ficando em 9º lugar geral). A equipe feminina “A”, por sua vez, venceu a Série Cobre, 4ª Divisão, finalizando em 25º lugar geral.

Masculino Elizângela Glória
A equipe masculina do Colégio Elizângela Glória Cardoso alcançou um feito inédito para o basquete 3×3 escolar do Tocantins, conquistando o 3º lugar na Série Prata, 2ª Divisão, e garantindo a medalha de Bronze. Eles terminaram em 11º lugar na classificação geral. Até então, o melhor desempenho masculino do Tocantins havia sido o da equipe do IFTO de Palmas, que em 2022, em Macaé (RJ), venceu a Série Bronze (3ª Divisão) e ficou em 17º lugar geral. Ainda no masculino, a equipe “B” do Tocantins, formada por alunos do Colégio Raquel de Queiroz, conquistou o Bronze na Série Bronze, terminando em 19º lugar geral.

Os campeões brasileiros de 2024 foram o C.E. Alm. Tamandaré do Paraná, no feminino, e o Colégio Amorim – Tatuapé de São Paulo, no masculino. A equipe masculina de São Paulo representará o Brasil no Mundial de 3×3 Escolar, que acontecerá no final do ano no Bahrein.

Agora, os atletas tocantinenses terão pouco tempo para descansar, pois já estão se preparando para a etapa Regional de Palmas do JET’s, que ocorrerá no final deste mês. Que venham mais conquistas!

Brasileiro Interclubes de Base
No final de julho, o time de basquete ACEB Planeta Chevrolet, Sub-17 masculino, de Palmas, participou do Campeonato Brasileiro Interclubes de Base Classificatória “A” (CBI) em Belo Horizonte (MG). Pela primeira vez, um time tocantinense disputou o maior campeonato de base do país. Organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) em parceria com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), o evento foi realizado no Olympico Club e contou com a participação de 26 equipes de todo o Brasil.

Para o técnico Paulo Henrique Brito (PH), a experiência foi crucial para o desenvolvimento dos jogadores. Apesar do altíssimo nível da competição, com árbitros nacionais e internacionais e atletas Sub-17 que jogam na Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), os meninos do ACEB enfrentaram seus adversários de igual para igual. “Pecamos um pouco nos passes, por puro nervosismo, mas fomos muito elogiados pelos técnicos e jogadores adversários”, comentou PH.

A ACEB enfrentou equipes de São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. O técnico destacou ainda que a maratona de viagens e jogos foi um desafio à parte para os atletas.

Luiz Orlando Brito, presidente da Associação Tocantinense de Basquetebol (ATB), gestora do time ACEB Planeta Chevrolet, comemorou a participação inédita no CBI. “Graças aos pais, mães, atletas, patrocinadores, à Secretaria dos Esportes e Juventude, à família ACEB e aos colaboradores anônimos, conseguimos viabilizar a viagem. O basquete tocantinense está crescendo a passos largos, e a ATB/ACEB está pronta para liderar esse avanço”, concluiu o presidente.

Na classificação geral, o ACEB Planeta Chevrolet terminou em 20º lugar, à frente de Niterói (RJ), Círculo Militar (PR), CTC TEAM (SE), Basquete Anápolis (GO), CFO (CE) e América (RN). O Olympico Club (MG) foi o grande campeão, seguido por Ponta Grossa (PR) em 2º e Foz Basquete (PR) em 3º.