Eliminação foi última chance para boa parte da Seleção Brasileira

0
142

A eliminação diante da Holanda, nas quartas de final do Mundial da África do Sul, marcou a última chance de disputar uma Copa para boa parte dos 23 jogadores que fizeram parte do grupo do técnico Dunga. Seja pela idade ou pelo desempenho em campo, muitos deles não estarão na próxima edição da competição, daqui a quatro anos, no Brasil.


 


A renovação da seleção brasileira deve começar pela zaga. Apesar da eficiência da defesa nos últimos anos, três dos quatro zagueiros que estiveram no grupo que representou o Brasil na África do Sul dificilmente terão chance na Copa de 2014. Os titulares Lúcio e Juan já estão, respectivamente, com 32 e 31 anos, enquanto o reserva Luisão tem 29.



Apesar da idade, Lúcio fala em permanecer no grupo. ”Enquanto eu tiver condição e disposição, vou continuar vestindo a camisa da seleção brasileira”, avisou o zagueiro, que disputou as três últimas edições do Mundial. Mas ele deve perder seu espaço, assim como outros veteranos – casos, por exemplo, dos volantes Gilberto Silva e Kleberson.



A Copa na África do Sul também deve representar o fim da linha para aqueles jogadores que fizeram parte do grupo de Dunga e quase não foram aproveitados. É o caso do goleiro Doni, do lateral Gilberto, do volante Josué, do meia Júlio Baptista e do atacante Grafite. Para o goleiro Gomes, o meia Elano e o atacante Luís Fabiano, ainda há esperança de continuar na seleção até 2014, apesar da idade já um pouco avançada: os três estão com 29 anos.



Enquanto isso, tem um grupo que ainda sonha com uma próxima Copa, e tem condições para isso. O goleiro Julio Cesar, por exemplo, vive o auge da carreira e está com 30 anos, uma idade que não é proibitiva para sua posição. Astros do time de Dunga, Kaká e Robinho também vislumbram mais uma chance de brilhar – estão com 28 e 26 anos, respectivamente.



Titulares do Brasil na África do Sul, o volante Felipe Melo e os laterais Maicon, Michel Bastos e Daniel Alves estão todos com menos de 28 anos, o que abre a chance para que possam continuar na seleção por mais tempo. Aí, vai depender do perfil que o sucessor de Dunga irá querer para a equipe brasileira – o novo treinador ainda está indefinido.



Mas a renovação da seleção já pode começar com três jogadores que estiveram na Copa da África do Sul e eram os mais novos do grupo de Dunga. O zagueiro Thiago Silva, de 25 anos, surge como candidato a novo xerife da defesa brasileira, enquanto o meia Ramires (23 anos) e o atacante Nilmar (25 anos) têm boas condições de serem mantidos até 2014


(Fonte:AE)