Com a chegada neste sábado (22), de algumas delegações como do Acre, Maranhão, Roraima e Rio Grande do Norte, que vão disputar o IX Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino Sub-18, de 23 a 30 de abril, a cidade de Palmas já vive o clima do evento nacional, que vale vaga para o Mundial Escolar de Futebol, a ser realizado na cidade de Rabat, no Marrocos, em julho.
Neste domingo (23), está prevista a chegada das delegações de Goiás e do Distrito Federal, de ônibus. As demais unidades federativas também estão previstas de chegar neste domingo, com exceção de Minas Gerais, que aterrissará à cidade de Palmas, na próxima segunda-feira (24).
O presidente da Federação de Desporto Escolar do Rio Grande do Norte, Gileno Pereira Souto Júnior, agradeceu à receptividade da comissão organizadora do evento, dizendo que foi excelente o tratamento desde o pessoal do transporte, imprensa e fotógrafos.
“Nossa garotada está muito feliz pela receptividade e bastante ansiosa para participar do Brasileiro aqui em Palmas. E nossa expectativa é muito boa para o campeonato”, destacou o presidente revelando que muitas atletas nunca haviam viajado de avião, mas que o objetivo de sua equipe é brigar pela vaga ao Mundial do Marrocos, já que o grupo vem treinando desde janeiro visando o Brasileiro.
O vice-presidente da Federação Acreana de Desporto Escolar, José Reinaldo Azevedo, disse que a recepção foi muito boa e espera que sua equipe faça um bom campeonato.
“Estamos trazendo as meninas do Colégio Militar Dom Pedro II e a nossa expectativa é a melhor possível” garante o dirigente acreano.
A atleta Maria Clara Santos Araújo, do Rio Grande do Norte, estava bastante entusiasmada durante a chegada a Palmas, e disse que vai aproveitar a oportunidade, que ela considera única, para conquistar bom resultado, junto com sua equipe, a Escola Municipal Deputado Djalma Marinho.
Cerimônia
A cerimônia de abertura oficial do Brasileiro está programada para acontecer, na próxima terça-feira, dia 24 de abril, às 19h30, no Colégio Militar do Estado do Tocantins, Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas e contará com a presença do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, do Governador do Tocantins, Wanderley Barbosa, e autoridades.
O evento deve reunir a participação de cerca de 500 estudantes-atletas, de 26 estados e o Distrito Federal, 28 e é classificatória para o Mundial Escolar de Futebol, a ser realizado na cidade de Rabat, no Marrocos, no período de 22 a 31 de julho de 2023. Durante a competição, em Palmas, garante vaga para o Mundial, a equipe campeã da Série Ouro do Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino – Seletiva Nacional 2023. Já o Brasileiro Escolar Masculino, será disputado de 16 a 23 de maio de 2023, em Recife (PE).
Locais
A competição será disputada em cinco campos de futebol de Palmas, como Escolinha Nilton Santos, CT do Palmas Futebol e Regatas, Estádio Nilton Santos, Lago FlaPalmas e 1° BPM.
Realização/Apoio
A realização do Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino é da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE), e conta com apoio do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Educação e Juventude do Estado do Tocantins (Seduc) e Secretaria de Esportes e Juventude (Sejuv).
PROGRAMAÇÃO
Boletim nº 1 – Futebol Feminino – 2023 (1).pdf – Google Drive