O instrutor Adriano Carvalho e os árbitros Alisson Furtado, Marcos Sousa e o árbitro assistente Cipriano Sousa estão atualmente envolvidos na semana de intertemporada destinada a árbitros, assistentes e árbitros assistentes de vídeo no contexto do futebol brasileiro.
Esta representa a segunda edição da história desse evento, uma iniciativa pioneira que teve sua estreia em 2022.
A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a promotora dessa intertemporada, que se estende até a próxima sexta-feira, dia 1º de setembro.
O propósito subjacente a essa preparação é sustentar o contínuo desenvolvimento da arbitragem em um momento crucial, marcado por definições nas competições nacionais. Estamos em meio à reta final das Séries C e D do Campeonato Brasileiro, à decisão da Copa Betano do Brasil e ao segundo turno dos campeonatos Brasileirão Série B Betano e Brasileirão Assaí.
As atividades práticas estão sendo compartilhadas entre o Clube da Aeronáutica (CAER) e o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), ambos situados na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tanto árbitros de campo como os responsáveis pelo VAR estão imersos em simulações de situações reais de jogo, aproximando, assim, os treinamentos da vivência dos campos nacionais.
O contingente, composto por mais de 150 árbitros, está acomodado em um hotel na zona oeste do Rio, onde sessões teóricas são conduzidas para reforçar conceitos e analisar as aplicações práticas do dia a dia.
No total, 77 árbitros foram convocados para a primeira turma, enquanto 76 integram a segunda turma. Os 20 VARs convocados participarão de ambos os grupos.
O Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, ressaltou a importância dessa oportunidade de realizar a intertemporada e detalhou como a preparação impacta no aprimoramento do desempenho da arbitragem no futebol brasileiro.
“Em 2022, concebemos a intertemporada como um mecanismo para ajustes no primeiro semestre. Analisamos todos os acontecimentos e aplicamos esses aprendizados nas palestras e treinamentos. Assim, na fase decisiva dos campeonatos da CBF, os árbitros absorvem esses ajustes, permitindo que mantenhamos um elevado padrão de arbitragem, tal como experimentamos no primeiro semestre por meio da pré-temporada”, afirmou Seneme. (Com informações da CBF – Arbitragem faz semana de intertemporada – Confederação Brasileira de Futebol (cbf.com.br))