A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou, nesta sexta-feira, um levantamento apontando os melhores times da América do Sul no Século 20. Entre eles, o Cruzeiro aparece como o melhor brasileiro, na sétima colocação. O líder é o Peñarol, do Uruguai.
Para definir a pontuação, o desempenho nas principais competições sul-americanas foi analisado pela IFFHS, que estabeleceu pontuações diferentes entre os casos. Além da Copa Libertadores, Supercopa e Recopa Sul-americana, foram consideradas também competições como Copa dos Campeões, vencida pelo Vasco, em 1948, e Copa Conmebol, da qual Santos, São Paulo, Atlético-MG e Botafogo foram campeões.
Argentinos e uruguaios dominam o ranking, que conta com três brasileiros entre os 10 melhores. Logo abaixo do Cruzeiro, bicampeão da Copa Libertadores e sétimo colocado, aparece o São Paulo, três vezes vencedor da competição. Palmeiras e Flamengo, vencedores também da Copa Mercosul, aparecem na 10ª e 11ª colocação, respectivamente.
A lista ainda conta com equipes com pouca tradição em competições continentais, mas que alcançaram pontuação. É o caso do CSA-AL, na 52ª posição; do Sampaio Corrêa-MA e São Raimundo-AM, ambos no 56º lugar; e Bragantino, 89º; entre outros.
Confira o ranking dos melhores sul-americanos do século 20
1° – Peñarol (Uruguai)
2° – Independiente ( Argentina)
3° – Nacional (Uruguai)
4° – River Plate (Argentina)
5° – Olímpia (Paraguaio)
6° – Boca Juniors (Argentina)
7° – Cruzeiro (Brasil)
8° – São Paulo (Brasil)
9° – América (Colômbia)
10° – Palmeiras (Brasil)
11° – Flamengo
14° – Grêmio
16° – Santos
19° – Vasco da Gama
22° – Atlético-MG
31° – Corinthians
31° – Internacional
37° – Botafogo
52° – CSA-AL
54° – Bahia
56° – Sampaio Corrêa
56° – São Raimundo
72° – Criciúma
72° – Vitória
72° – Paraná Clube
89° – Bragantino
(Fonte:Gazetapress!)