Conheça a história do cronista esportivo Núbio Brito no Esporte Tocantinense
Incentivador da implantação do “Globo Esporte Tocantins”, produtor executivo, editor e segundo apresentador do “Jornal Anhanguera, além de coordenador de jornalismo esportivo até 2007, da Redesat (antiga Comunicatins), e tantos outros trabalhos brilhantes no esporte tocantinense. Dirigiu ainda o SBT em Palmas. Estamos falando de Núbio Brito, que é formado em Jornalismo com especialização em Gestão Pública e Sociedade, e um dos primeiros nomes a trabalhar na crônica esportiva no Estado do Tocantins. Vamos contar um pouco mais sobre a história deste baluarte do esporte. Afinal, cadê o Núbio Brito?
Natural de Gurupi, Núbio Cunha Brito, conhecido como Núbio Brito, é nascido no dia 9 de maio de 1959. É casado com Sonja Cathia Marinho Costa Brito. O casal tem cinco filhos: Marcela (36), Núbio Jr (34), Luiz Guilherme (33), Gabriel (31), Mariele (30)e Sofia (10) minha neta. Como assessor de comunicação é funcionário de carreira do Governo do Tocantins (encontra-se licenciado), trabalhou na prefeitura de Aliança do Tocantins e Porto Nacional. Foi Secretário de Comunicação, em Gurupi.
Futebol
Núbio Brito desde muito jovem esteve sempre envolvido com o futebol. Aos 12 anos de idade, ele e seus primos, criaram a Portuguezinha toda formada por primos, entre eles, o Guarden, Adelmo Jr, Leca, Sérgio, Nordman, Romel, Amarildo, Detin e outros. Em seguida esse mesmo grupo seguiu unido, em outras equipes como: Atlético, CRA, Agripeças e outros.
Para Brito, Baianinho e Peixinho foram os melhores jogadores que já pisaram o solo tocantinense. Segun do ele, a equipe que mais gostou de jogar e o mais forte adversário era o Esporte Clube Castelo. Na época que ele jogava, sonhava com um campo gramado, mas isso era apenas um sonho.
Oportunidades
Ligado ao esporte, Núbio Brito sempre lutou criando oportunidades para que novas equipes fossem criadas, espaços para a prática do esporte em geral. Segundo ele, criou eventos esportivos, programas esportivos como rádio e TV, Esporte em Revista, ajudou na implantação do Globo Esporte, no Tocantins. Lançou o Jornal “Gazeta Esportiva do Tocantins” o primeiro impresso especializado em esporte no Estado além de editar a Revista “Sports do Tocantins”. Em 2007 começou a versejar suas atenções ao jornalismo On Line, e criou o Portal de notícias “www.fatosifotos.com.br” em parceria com seus filhos. Criou o troféu Luiz Santos Filho que escolhia o melhor jogador em cada posição, no Campeonato Tocantinense, e outras iniciativas.
Ele cita que alguns fatos foram importantes nesse caminhar, pois trabalhou com competentes companheiros, como Elcio Dias, Lula (https://aloesporte.com.br/o-que-estara-fazendo-hoje-um-dos-pioneiros-da-cronica-esportiva-do-tocantins-luiz-carlos-lula/), Gilmar Santos, Gasparino Bezerra, entre outros. No Esporte em geral, Núbio Brito tem como ídolos Pelé e Ayton Senna.
Livro
É autor do livro “Tranqueira, Memórias de meu velho pai” publicado pela CIR Gráfica e Editora, de Goiânia (GO), um sonho que há muito tempo queria realizar. Escrever “NOS TEMPOS DO CAPOTÃO”, publicado pela Life Editora, de Campo Grande (MS) é mais um capítulo na vida desse moço que tem contribuído substancialmente com o jornalismo no Tocantins. Confira a entrevista sobre o lançamento do livro na CBN (Programa CBN Tocantins Esportes) – https://www.cbntocantins.com.br/programas/cbn-esportes/cbn-esportes-1.318022/jornalista-fala-de-livro-esportivo-e-de-outra-obra-com-nomes-de-tocantinenses-1.1368952
Nas artes, desde a infância, vem desenhando e pintando intuições. Aos 12 anos de idade ganhou seu primeiro prêmio em um concurso de desenho promovido pelo Jornal “Cinco de Março”, de Goiânia (GO). Entre os mais importantes concursos de arte, Núbio destaca o 1º lugar com a obra “Gestação” (óleo sobre tela), no Encontro Cultural de Gurupi. Já realizou duas exposições individuais de obras surrealistas em preto e branco.
A força de expressão nas pincelas, cores vibrantes, harmonia e simplicidade na exposição do tema, caracterizaram pela crítica internacional a obra “Rendeira de Bilro” do pintor Núbio Brito como a melhor tela, entre as brasileiras, no Salon Art Shopping, Carrousel du Louvre em Paris.
A exposição foi promovida pela Artcom Expo International of Artists, entre os dias 18 e 20 de outubro desse ano e contou com a participação de 15 artistas do brasil, além de pintores da Bélgica, Itália, França, Albânia, Inglaterra, Portugal, Noruega, Argentina, Estados Unidos, Guiné Bissau e Angola.
Perfil
Nome: Núbio Cunha Brito
Apelido: Núbio Brito
Natural: Gurupi
Data de nascimento: 9 de maio de 1959
Casado: Sonja Cathia Marinho Costa Brito
Filhos (5): Marcela (36), Núbio Jr (34), Luiz Guilherme (33), Gabriel (31), Mariele (30)e Sofia (10) minha neta
Ídolos: Pelé e Ayrton Senna