Conheça a história de Gasparino Bezerra o primeiro técnico e um dos fundadores do Gurupi Esporte Clube

0
91

 

Arbitragem
Gasparino Bezerra durante curso de arbitragem da CBF em Teresópolis (RJ) – Fotos: Arquivo Pessoal

Conheça a história de Gasparino Bezerra o primeiro técnico e um dos fundadores do Gurupi Esporte Clube

A maioria das pessoas que milita no futebol tocantinense conhece o desportista Gasparino Bezerra da presidência da Comissão de Árbitros, onde ficou por 12 anos e como funcionário da FTF, mas muitos não sabem que ele foi um dos fundadores do Gurupi Esporte Clube e primeiro técnico do Camaleão do Sul. Também trabalhou vários anos na Liga Esportiva Tocantins Araguaia (LETA). Vamos conhecer esta história que ainda continua sendo escrita por Gasparino Bezerra. Cadê você? https://aloesporte.com.br/categoria/cade-voce/

Natural de Pedro Afonso, no Tocantins, Gasparino Bezerra Maciel, conhecido por Gasparino, nasceu no dia 16 de novembro de 1960, hoje com 59 anos. É divorciado. Tem dois filhos, a Juliana Bezerra Maciel 25, e Matheus de Souza Bezerra, 18. Trabalha na Federação Tocantinense de Futebol (FTF), e reside em Palmas.

Histórico
Gasparino Bezerra começou atuando como atleta amador defendendo as cores do Independente Esporte Clube, Cruzeiro Esporte. Clube e Olaria Futebol Clube. Devido a muitas lesões no início da carreira, Gasparino disse que penou com cirurgias no joelho e foi obrigado a parar de jogar aos 23 anos. Daí em diante começou a trabalhar como auxiliar-técnico do velho Messias Muniz, então técnico do Olaria. Depois assumiu o comando técnico do Olaria. Segundo ele, no ano de 1987, conseguiram um marco histórico para o clube que a muitos anos estava na fila em busca do seu primeiro título.

Fundador e técnico
Com a criação do Estado do Tocantins, Gasparino foi um dos fundadores do Gurupi Esporte Clube https://www.atitudeto.com.br/documentario-mostra-a-historia-do-gurupi-esporte-clube/, onde foi dirigente e primeiro técnico campeão do Camaleão do Sul. Posteriormente trabalhou vários anos Liga Esportiva Tocantins Araguaia – LETA, exercendo a função de Diretor Técnico na gestão dos presidentes Adão Ferreira, Orlando Matos e José Carlos Beleza.

 

Em 1993 começou a trabalhar na Federação Tocantinense de Futebol, onde trabalha com prazer até hoje. Nesse período atuou em quase todos os departamentos da entidade inclusive presidindo a Comissão de Árbitros por 12 anos, onde se orgulha de ter dado sua contribuição para a arbitragem tocantinense que até hoje vem representando bem o Estado do Tocantins nacionalmente.

escudo da Fifa
Gasparino Bezerra durante evento que homenageou Fábio Pereira com o escudo da Fifa – Arquivo Reinaldo Cisterna/Site Alôesporte
Fifa
Gasparino Bezerra durante evento que homenageou Fábio Pereira com o escudo da Fifa – Arquivo Reinaldo Cisterna/Site Alôesporte

Conquista
Presidindo a Comissão Estadual de Arbitragem, Gasparino disse com muita propriedade que sua maior conquista foi conseguir projeção da arbitragem tocantinense ao quadro de árbitros da FIFA com o Árbitro Assistente Fábio Pereira. https://aloesporte.com.br/conheca-a-carreira-de-fabio-pereira-unico-arbitro-tocantinense-a-integrar-o-quadro-da-fifa-ate-hoje/. “Sem dúvidas foi para nós tipo um time aqui do Tocantins ser campeão mundial”, comemorou Gasparino.

Ele faz questão de ressaltar que Fábio Pereira foi sem dúvida quem mais se destacou, porém, acrescenta vários nomes da arbitragem tocantinense que alcançaram e continuam alcançando projeção nacional como Alisson Furtado, Cipriano Souza, Natal Jr. e outros, por exemplo.

Leomar Quintanilha
Outro fator positivo na opinião de Gaparino e que graças ao empenho do presidente da FTF, Leomar Quintanilha, e apoio de vários presidentes da Comissão Nacional de Arbitragem, pode ser realizado aqui no Estado palestras com os principais instrutores do Brasil, algumas vezes acompanhado dos presidentes da Comissão Nacional.

Segundo Gaparino, praticamente todos os instrutores de ponta estiveram em Palmas, no Tocantins, eles, Antônio Pereira da Silva (Tonhão de Goiânia), Sérgio Correia, Dra. Marta, Perassi, Verri, Jorge Paulo, Dionísio, Sérgio Cristiano, Prof. Urias, (Armando Marques e Miltinho), ambos in memoriam, o Dr. Edson Rezende, enfim, os principais nomes da arbitragem brasileira deram sua contribuição para o crescimento da arbitragem tocantinense. “Não é à toa que tem um grupo qualificado, é fruto de uma longa batalha dos profissionais da arbitragem tocantinense”, finalizou.

Nome: Gasparino Bezerra Maciel
Apelido: Gasparino
Naturalidade: Pedro Afonso (TO)
Idade: 59 anos
Data de Nascimento: 16.11.60
Ídolo no Futebol: Ademir da Guia
Melhor árbitro: Muitas opções como tenho que escolher um, Alisson Furtado.
Melhores Árbitros Assistentes: Várias opções: escolho Fábio Pereira e Edilson Frasão.
Qual Melhor Dirigente: Graças a Deus, tem muitas opções, também, vou citar um, o Salim Milhomem.

www.aloesporte.com.br