Conferência: Planejar políticas públicas para o esporte

0
119

Os esforços para a definição de uma política do esporte para os próximos dez anos no País seguiram com a realização, ontem, do segundo e último dia de palestras e debates ocorridos no auditório da Secretaria Estadual do Esporte (Sespo). O encontro serviu de preparação para a III Conferência Estadual do Esporte, que irá aprovar o Plano Decenal do Esporte, suas diretrizes, bases e compromissos para o desenvolvimento do setor, a partir de agora até 5 de maio em três etapas: Não Eletivas Preparatórias e Livres; Eletivas Municipais e Regionais e a Estadual.


O coordenador Geral de Mobilizações do Ministério do Esporte, Alcides dos Anjos Leitão (Jesus), ministrou palestra para professores da área esportiva da rede municipal e estadual de ensino de educação física, presidentes de federações esportivas e autoridades políticas.


Ele enumerou os passos já percorridos para a elaboração do plano mínimo de dez anos, alertando para que o mesmo não tenha caráter assistencialista e corporativista, primando sempre pelo conteúdo de prática desde o esporte olímpico ao de lazer. Jesus avaliou a participação na palestra como bastante representativa. ?Tenho a impressão de que teremos aqui no Estado uma boa conferência. Vamos deslanchar?, disse. O coordenador irá apresentar o Plano Nacional de Mobilização da III Conferência Nacional do Esporte. Estiveram presentes, o deputado estadual José Geraldo (PTB), o secretário estadual do Esporte, Ricardo Abalem, o secretário Municipal da Juventude e Esportes, Kairo Bernardo, presidentes de federações, associações e a imprensa.