Cadê o ex-jogador Pará primeiro artilheiro da Era Amadora do Futebol Tocantinense em 89

0
118

Cadê o ex-jogador Pará primeiro artilheiro da Era Amadora do Futebol Tocantinense em 89

Por onde anda o primeiro artilheiro do Campeonato Estadual Amador de 1989, e que jogava com a camisa do Gurupi, com 7 gols. Estamos falando de Antônio de Assis Pereira da Silva, popularmente conhecido como Pará. Ele escreveu a bonita história no futebol Tocantinense também no Gurupi, onde foi bicampeão Estadual nos anos de 1996/1997. Afinal de contas, cadê o Pará?

Pará, hoje com 60 anos, nascido no dia no dia 04/04/1960, em Gurupi, ainda era Goiás, é casado com Liliam Gonçalves de Oliveira, há 32 anos, e o casal tem três filhos, o José Antônio, Tainara e Hugo César. E três netos. Segue morando na terra natal Gurupi e trabalha como mecânico.

Carreira
Pará disse começou a jogar profissionalmente muito tarde, somente aos 33 anos pelo Gurupi Esporte Clube, mas antes já tinha jogado na Era Amadora pelo Aliança e Nova Olinda. Segundo ele, estas duas equipes na época montaram bons times, mas não conseguiram chegar ao título.

Depois em 1986 foi para Goiás jogar pela equipe Amadora do Flamenguinho de Mozarlândia, onde ajudou o time a conquistar o título da cidade. Não demorou muito foi convidado para atuar numa cidade chamada Araguapaz e ficou por lá seis meses. Foi quando na divisão do Estado de Goiás para o Tocantins, em 1988, descobriram que ele estava jogando por lá e o trouxeram de volta para Gurupi.

Artilheiro
Em 1989 ele conta com orgulho que foi o artilheiro com sete gols do 1º Campeonato Estadual (Amador) após a criação do Estado do Tocantins pelo Gurupi. Mas em 90, já com idade avançada de 33 anos profissionalizou-se pelo Camaleão do Sul. “No primeiro ano do profissional fiquei fora porque tinha que trabalhar, sou mecânico não tinha como abandonar a profissão, além de jogar tinha que treinar. No primeiro ano fiquei fora porque não tinha como treinar” explicou, posteriormente deram um jeito e o Pará voltou a jogar.

Em 1991, Pará lembra com orgulho que o Goiás esteve no Tocantins fazendo alguns amistosos, a chamada turnê e no jogo contra o Gurupi perdeu por 2 x 1, e ele marcou os dois gols do time da casa contra o Alviverde Goiânia.

Em 1995, já pelo Gurupi foi vice-campeão da Copa Tocantins diante do União Araguainense. “Estávamos ganhando a partida por 2 x 0 e elevando o título, mas o treinador fez algumas substituições que eu acho erradas e o time dos caras cresceu no jogo em 10 minutos empataram o jogo e ficaram com a taça”, comentou Pará. No time do União Araguainense tinha muitos jogadores bons, entre eles, o Nego Bala.

Gurupi 1996
Pará considera o time de 1996 o melhor que ele teve ao lado como Deuzimar (https://aloesporte.com.br/52516-2/), Didi, Barbosinha, Iltom, Janair, Elivan (https://aloesporte.com.br/por-onde-anda-o-ex-jogador-elivan-que-quase-vestiu-a-camisa-do-fla-na-decada-de-80/), Deivan, Paulinho, Cleyton Gardia, Glauber, Cleomar, Dudé, Fernando, Cristiano, Maurílio. Passaram vários jogadores pelo clube naquela no clube. No ano seguinte, o Gurupi chegou ao bicampeonato e Pará estava lá novamente fazendo parte do plantel. Lembrou também que disputou uma Série C pelo Camaleão do Sul.

Seleção
Pará lembra com carinho do ano de 1990 quando a Seleção Brasileira que se preparava para a disputa do Torneio Internacional de Toulon esteve em Porto nacional enfrentando a Seleção Tocantinense. A partida terminou 3 x 1 par o Brasil, mas Pará disse que deu trabalho para o goleiro Veloso. Naquele time da Seleção vieram jogadores famosos como Cafú, Márcio Santos, Marcelinho Carioca, Assis, Túlio, Moacir, Baideck, entre outras feras.

Bate-pronto
Qual melhor jogador que viu jogando no Tocantins?
Carlinhos Bocão pela estatura e posicionamento dele e subia bem.
Qual time mais chato para enfrentar?
Sem dúvida era o Palmas Futebol e Regatas que dava trabalho.
Qual foi o melhor árbitro que viu apitando no Tocantins?
Enivaldo Ribeiro de Almeida (Miranorte) – https://aloesporte.com.br/cade-enivaldo-ribeiro-um-dos-principais-nomes-da-arbitragem-tocantinense-na-decada-de-90/
Qual foi o melhor campo que jogou no Tocantins?
Estádio Nilton Santos, na Capital
Qual foi o pior campo que jogou?
Estádio Castanheirão,em Miracema.

Perfil
Nome: Antônio de Assis Pereira da Silva
Apelido: Pará
Natural: Gurupi
Data de nascimento: 04/04/1960
Idade: 60 anos
Posição: Atacante
Ídolo: Roberto Dinamite (Vasco da Gama)
Clube de Coração: Vasco da Gama
Times que jogou
Aliança
Nova Olinda
Flamenguinho de Mozarlândia (GO)
Araguapaz n(GO)
Gurupi
Títulos
1996 – Campeão pelo Gurupi contra o Kaburé fez os dois gols
1997 – Bicampeão em contra Interporto
1986 – Campeão pelo Flamenguinho de Mozarlândia (GO)

www.aloesporte.com.br