Cadê a jogadora de vôlei Denise Duarte, a Denisinha das quadras e das areias

0
46
Denisinha e Micheli Lobo posam para foto com a bola na mão
Denise Duarte (Denisinha) e parceira da areia, Micheli Lobo – Fotos: Arquivo Pessoal

Por onde anda a jogadora de vôlei Denise  Duarte, a Denisinha das quadras e das areias

Denise Lima Duarte, ou simplesmente Denisinha. Atleta bastante conhecida na modalidade do vôlei tocantinense, seja nas quadras ou nas areias. Teve participação importante em competições nacionais como o vice-campeonato Brasileiro de Alta Floresta. Tem ainda no currículo, o título de campeã Tocantinense no vôlei de quadra e de praia. Afinal de contas, por onde anda a jogadora Denisinha. Cadê você? https://aloesporte.com.br/categoria/cade-voce/

Denise Duarte (Denisinha) bate na bola e é observada pelo juiz acima da rede
Denis Duarte (Denisinha) tentando passar a bola pelo bloqueio durante uma partida de vôlei de areia – Fotos: Arquivo Pessoal

Natural da cidade tocantinense de Colinas, Denise Lima Duarte, a Denisinha, nasceu no dia 8 de maio de 1983. Hoje está com 37 anos. É casada com Marcelo Bueno Duarte e o casal tem  um filho chamado Miguel, de 4 anos. Ela é  concursada pela Prefeitura de Palmas, e dá aula de Educação Física, na rede municipal, e ainda joga vôlei, só que Master, onde no ano passado pela AABB Palmas, foram vice-campeãs Master de Brasília, onde retornou com outra lesão no joelho e teve que fazer outra cirurgia.

Trajetória
A jogadora Denisinha antes de jogar vôlei de praia atuava nas quadras e teve passagens pelas equipes do Luís Rodrigues Monteiro, Positivo, Ômega, Seleção Tocantinense, Dom Bosco e atualmente joga pela AABB Palmas. Nas quadras, a atleta tem como grande ídolo no esporte, o ex-jogador Giba.

Segundo ela, começou a jogar com 13 anos, sendo que seu primeiro treinador foi o Antônio de Nazaré Rodrigues de Oliveira, professor Zico. “Sempre fui baixinha, eu tive que insistir muito para ele me deixar treinar. Eu ia todo dia catar bola pra ele no treino até que um dia ele me deixou treinar e logo eu aprendi a jogar, eu até q tive facilidade pra aprender”, contou.

Iniciou como levantadora por causa da sua baixa estatura, mas nunca se conformou, então sempre treinava ataque porque queria mostrar para o técnico Zico que era capaz, apesar da estatura. Até que um dia ele a colocou para revezar com outra atleta o levantamento e o ataque rodando no sistema 4 x 2.

Depois disso nunca mais jogou só levantando. Até que em 1999 a seleção Tocantinense veio fazer um amistoso contra o time do Positivo que ela jogava na época e o técnico da Seleção, Alexandre Melo, e ele a convidou para integrar a equipe dele que na época treinava em Gurupi, Colégio Paroquial, onde também era a sede da seleção. “Então eu fui e naquele mesmo ano conseguimos o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Seleções”, destacou. Foi uma conquista inédita para o Estado.

Convidada

No ano de 1999, durante alguns jogos disputados em São Paulo, Denisinha foi convidada para jogar no Clube Recreativo de Ribeirão Preto, mas acabou recusando, segundo ela, seguindo o conselho do técnico. Em 2000, todas as atletas do Paroquial e a seleção ganharam bolsa para estudar em uma das melhores escolas particular do estado, o  Colégio Ômega de Gurupi.

E no Brasileiro de 2001, também foi convidada para jogar na equipe Fênix de Rio Verde (GO), ela chegou a ir, mas não aguentou ficar lá e voltou para casa.

Ainda neste ano a equipe do Vila Nova de Goiânia veio fazer um amistoso contra o Ômega em Gurupi e a técnica do Vila Nova me convidou para fazer parte da equipe dela, eu recusei porque o meu técnico na época pediu para ela não ir.

Segundo ela, foi um projeto maravilhoso, pena que só durou um ano e pouco, pois logo em 2001, a escola passou por alguns contratempos, sem lugar (quadra) para equipe treinar e acabou com o projeto.

Cubano

Denisinha conta que logo que eu retornou para Palmas para jogar novamente no Positivo de Palmas e, nesta mesma época, o presidente da Federação Tocantinense de Vôlei (FTV), o trocou o técnico da seleção Tocantinense pelo novo treinador Armando Abreus, o Cubano, e a partir daí a Seleção começou a treinar em Palmas. “Aquele foi meu último ano de Brasileiro, pois estava completando 18 anos naquele ano”, recordou.

No ano de 2001, o Brasileiro foi realizado em Palmas, no Ginásio Ayrton Senna. Segundo ela, esse Brasileiro ficou marcado, uma vez que foi seu último ano de seleção, eu a disputa em casa, e para ficar perfeito só se tivéssemos ganhado. “Ficamos em quarto lugar, mas com gostinho de primeiro. Pense numa emoção jogar em casa ginásio lotado e o povo torcendo pela gente. Me arrepio só de lembrar” destacou.

Já em 2003, teve a Liga Nacional de Voleibol que vieram times de Norte e Nordeste do Brasil, e o Tocantins terminou em terceiro lugar com o time do Positivo. A campeã foi a Ulbra (que contratou uma equipe todinha de fora). E em segundo terminou a Assembleia Paraense.

Colégio Dom Bosco

Em 2005, foi fundado o Colégio Dom Bosco, e Denisinha foi chamada para trabalhar e jogar pela equipe. Neste ano, também conheceu seu marido que também era atleta de vôlei e a incentivou a jogar vôlei de praia, foi quando formou dupla com a amiga e ex-jogadora da seleção do time do Ômega de Gurupi, Michele Lobo. “Começamos a disputar o Circuito Tocantins de vôlei de praia em 2006, mas ainda no inicio do ano em abril, teve uma lesão séria no joelho, e precisou fazer cirurgia, ficando  o resto do ano só em recuperação.

Em 2007, voltou a jogar vôlei de praia, mas dessa vez com a Luana Ferreira, sendo que neste ano, terminaram na segunda colocação no ranking estadual, atrás da dupla Lobo e Arianna. “Neste mesmo ano comecei a fazer faculdade de Educação Física na Ulbra”, comentou.

Em 2008,  novamente na segunda colocação. Em 2009, Denisinha voltou a jogar com a Lobo, sendo que neste ano ganharam todas as competições, viajaram muito jogando vôlei de praia e até participaram do Open de Brasília, ficando em terceiro lugar no Circuito Banco do Brasil de Vôlei Praia,  em Palmas.

Em 2010, terminou a faculdade e continuou a jogar e trabalhar no Dom Bosco, também no vôlei de praia inclusive com patrocínio do Dom Bosco. Mas foi ficando difícil conciliar o vôlei de quadra, vôlei de praia e as muitas viagens com o trabalho. “Então resolvi dar uma diminuída no ritmo e fui jogar apenas para a AABB. Disputamos várias competições de AABB’S Jesab e Jerab, fomos campeãs algumas vezes e também no Campeonato Master”, explicou.

Perfil
Nome completo: Denise Lima Duarte
Apelido: Denisinha
Nasceu onde: Colinas do Tocantins
Idade:37 anos
Data de nascimento: 08/05/1983
Casada: casada
Filhos: 1 filho Miguel
Ídolo no esporte/vôlei: ex-jogador Giba

Times que jogou
Luís Rodrigues Monteiro
Positivo
Ômega
Seleção Tocantinense Dom Bosco
AABB Palmas

Conquistas
Vice-campeã no Campeonato Brasileiro de Alta Floresta
Campeã Tocantinense no vôlei de quadra e vôlei de praia

www.aloesporte.com.br

SE INSCREVA NO CANAL