Briscoe erra, Dixon vence e lidera a Fórmula Indy 2009

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Neozelandês mantém Franchitti sob controle e é o novo líder do campeonato


Scott Dixon venceu, neste sábado, o GP do Japão, disputado no oval de Motegi, e assumiu a liderança do campeonato de 2009 da Indy.


O neozelandês precisou de nervos de aço para conter a pressão de Dario Franchitti, segundo colocado, durante toda a corrida. Graham Rahal completou o pódio.


Já Ryan Briscoe, que chegou à penúltima etapa da temporada como líder do campeonato, cometeu um erro bizarro ao bater no muro interno dos boxes e chegou apenas na 18ª posição, 15 voltas atrás de Dixon.


Entre os brasileiros, Mario Moraes chegou na 5ª posição, com Raphael Matos em 9º; já Helio Castro Neves terminou a prova em 10º lugar, logo à frente de Tony Kanaan, 11º.



A largada


Na largada, Dixon manteve a liderança, enquanto Mario Moraes perdeu a segunda posição para Franchitti, configurando assim o domínio pleno da Ganassi antes mesmo da primeira volta.


Castro Neves e Kanaan, que largaram no fundo do grid, tiveram um início de prova bastante agressivo. Na 17ª volta, o baiano ultrapassou Helinho, em disputa válida pelo 16º lugar.


Já Danica Patrick, que venceu a etapa de Motegi em 2008, pulou para o quinto posto, mas logo foi superada por Dan Wheldon, um dos destaques da corrida.


Problemas com Moraes


Moraes manteve a terceira posição até o momento de seu primeiro pit stop, quando a KV teve um problema na mangueira de reabastecimento do carro do brasileiro, o que fez com que ele perdesse muito tempo nos boxes e fizesse uma nova parada pouco mais de 20 voltas depois _fator determinante para tirá-lo definitivamente da luta pela vitória.


Franchitti pula para a liderança


Enquanto isso, no duelo interno da Ganassi, Dixon, líder, encontrava dificuldades para superar os retardatários, algo que Franchitti conseguia com certa facilidade. Desta forma, o escocês se aproximou rapidamente de seu companheiro de equipe.


Para piorar a situação de Dixon, o neozelandês enfrentou tráfego intenso até mesmo no pit lane, quando se preparava para sua primeira parada nos boxes. Com pista livre, Franchitti levou vantagem e, após sua primeira parada para reabastecimento e troca de pneus, retornou na liderança da corrida.


Dixon retoma o controle da prova


No entanto, após a segunda rodada de pit stops, Dixon retomou a ponta, com Franchitti a menos de 0s5 de distância. O único piloto capaz de andar próximo à dupla da Ganassi era Dan Wheldon, então terceiro colocado, a menos de 2s dos líderes. O inglês terminaria a prova na oitava posição.


Briscoe, o muro e o cone


Na 104ª volta, Mike Conway bateu de traseira no muro externo da pista de Motegi e provocou a primeira bandeira amarela da corrida. No mesmo instante, Briscoe, que vinha na terceira posição, entrou nos boxes para fazer seu pit stop.


A manobra poderia colocar o australiano na liderança da prova, já que Dixon e Franchitti tinham suas velocidades limitadas pelo carro de segurança, que já estava na pista.


Entretanto, o piloto da Penske cometeu um erro incrível: ansioso para assumir a primeira posição, Briscoe acelerou demais na saída do pit lane, perdeu o controle de seu carro e atingiu o muro interno dos boxes, poucos metros à frente dos mecânicos de sua equipe.


Para completar a cena inusitada, o piloto ainda atropelou um cone, que ficou preso embaixo da suspensão dianteira esquerda, e o arrastou por pelo menos duas voltas, atrás do ‘safety car’. O incidente acabou com a corrida do australiano, que ficou mais de dez voltas parado nos boxes e fez mais cinco pit stops.


Vitória e liderança do campeonato


Na relargada, Dixon manteve a liderança, com Franchitti seguindo-o de perto. Na última janela de reabastecimento, os dois pilotos da Ganassi pararam ao mesmo tempo, mas as posições não foram alteradas: o neozelandês continuou à frente do escocês.


Quase ao mesmo tempo, Ryan Hunter-Reay sofreu forte acidente e provocou a segunda e última intervenção da bandeira amarela na corrida. Na nova relargada, coube a Dixon manter a primeira posição e aumentar a vantagem para seu companheiro de equipe para conquistar sua primeira vitória no oval japonês.


Com o triunfo, o atual campeão da Indy assumiu a liderança do campeonato, ficando apenas cinco pontos à frente de Franchitti. Briscoe despencou da primeira para a terceira posição. Oriol Servià, Mario Moraes e Danica Patrick completaram o top-6.


A decisão da temporada de 2009 da Indy ocorre no próximo dia 10 de outubro, em Miami.


Final
1º. Scott Dixon (NZL/Ganassi), 200 voltas
2º. Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 1s4475
3º. Graham Rahal (EUA/ Newman-Haas-Lanigan), a 3s2002
4º. Oriol Servià (ESP/Rahal Letterman), a 7s3720
5º. Mario Moraes (BRA/KV), a 12s7643
6º. Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 16s1392
7º. Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 16s6513
8º. Dan Wheldon (ING/Panther), a 17s2646
9º. Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), a 17s5790
10º. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 1 volta
11º. Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 1 volta
12º. Justin Wilson (ING/Dale Coyne), a 1 volta
13º. Ed Carpenter (EUA/Vision), a 2 voltas
14º. Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 2 voltas
15º. E.J. Viso (VEN/HVM), a 2 voltas
16º. Robert Doornbos (HOL/Newman-Haas-Lanigan), a 2 voltas
17º. Kosuke Matsuura (JAP/Conquest), a 5 voltas
18º. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 15 voltas
19º. Stanton Barrett (EUA/3G), a 18 voltas
20º. Roger Yasukawa (EUA/Dreyer & Reinbold), a 28 voltas


Não completaram:
Ryan Hunter-Reay (EUA/Vision), 157 voltas
Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 103 voltas
Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold), 83 voltas


(Fonte:UOL)