
Quinze garotos revelados na base do Palmas Futebol e Regatas fizeram parte este ano do time profissional entrando ou ficando no banco de reservas nos jogos do Campeonato Tocantinense, Copa do Brasil e Brasileiro da Série D. Mas o objetivo da diretoria do clube em investir em massa na base, é tornar o Palmas o maior revelador de talentos na Região orte do Brasil e se tornar referência na formação de atletas.
Quem revela este objetivo é o Diretor Executivo do Palmas, Robson Tavares, que já atuou na categoria de base do Corinthians e tem passagens pelo Fluminense, Botafogo, Flamengo e Vasco, além do Avaí e CFZ (do RJ, clube do Zico). Foi também quem ajudou a revelar um dos principais jogadores da Seleção Brasileira e, hoje, jogador do Barcelona, na época o garoto de apenas 6 anos, Phillipe Coutinho, foi revelado na base do Vasco, quando Robson Tavares comandava a garotada. https://aloesporte.com.br/diretor-executivo-do-palmas-foi-responsavel-pelo-inicio-da-carreira-de-philippe-coutinho/?preview_id=27900&preview_nonce=2f673d2dc9&post_format=standard&_thumbnail_id=27905&preview=true

Para falar deste momento de glória vivido pelo Palmas graças ao bom trabalho desenvolvido na base, em entrevista exclusiva o site Alôesporte – www.aloesporte.com.br.br o dirigente Robson Tavares fala do que foi feito no clube nestes dois anos à frente da garotada e o que esperar daqui para frente.
Confira a entrevista
Alôesporte – Da sua chegada ao clube há cerca de dois anos, o Palmas não “existia” em termos de categorias de base. O que foi feito de lá para cá neste período e hoje o clube é uma grande realidade no Estado?
Robson Tavares – Quando eu cheguei no Palmas não existia categoria de base. Hoje nós temos a categoria Sub-15, Sub-17 e Sub-19, treinando e participando das competições estaduais. Hoje já é uma realidade no estado sim.
Quais os jogadores que foram revelados no Palmas e hoje estão em outros clubes do futebol Brasileiro?
“Temos o Vitor no Vasco, o Kanon que passou pelo Corinthians e voltou e também o Boró que esteve no Vasco, mas voltou”.
Ao término do Campeonato Tocantinense 2019 ficou evidenciado um número grande de jogadores da base servindo o time profissional, seja no Tocantinense ou no Brasileiro da Série D e na Copa do Brasil? Quais foram estes atletas e a razão da diretoria investir em massa na base?
“O bjetivo da diretoria em investir em massa na base, é o que a gente vem falando desde o primeiro momento em que eu cheguei aqui, o Lucas apresentou a proposta do Palmas, desde o início que o nosso maior objetivo é tornar o Palmas o maior revelador de talentos aqui na região norte do Brasil. Se tornar referência na formação de atletas. Então a utilização desses atletas no profissional é parte desse processo de formação. Além do que, todos eles (ver quadro abaixo) têm condições de estar trabalhando junto da equipe profissional, tanto que vários deles atuaram até como titulares em alguns jogos das competições que a gente jogou”.
O que o dirigente e conhecedor de talentos Robson Tavares pode falar a respeito do trabalho que vem sendo feito na base pela diretoria do Palmas?.
“O trabalho está sendo feito dentro das possibilidades do clube, ainda tem muita coisa a ser feita, mas o trabalho tem andado de uma forma boa, tanto que a gente tem esse número todo de meninos jogando profissional, maior exemplo de que o trabalho está fluindo bem”.

Atletas da base que jogaram o profissional
Bruno Alexandre
Felipe Oliveira
Gustavo Abreu
João Bernardo
João Leite
João Souza
Matheus Barbosa
Matheus Carvalho
Samuel Gomes
Wanderson Xerente
Matheus Silva
Lucas Cruz
Leandro Araújo
Kanon
Boró
Presidente do Palmas promete time lutando pelo acesso na Série C 2021