Acontece nesta quarta-feira, 3, em Nápoles, na Itália, a abertura da segunda maior competição poliesportiva do mundo, a Universíade de Verão, principal evento do esporte universitário. E o Tocantins estará na competição sendo representada pelo presidente da Federação Tocantinense de Desporto Universitário, Armando Cabrera Abreus, o Armando Cubano. Ele é o chefe da delegação brasileira do vôlei masculino e feminino.
Armando Cubano já trabalhou no passado como preparador físico do Palmas Futebol e Regatas, além de ter sido dirigente na Secretaria Estadual do Esporte (Sespo), no início dos anos 2000 e também assessorou o ex-governador Marcelo Miranda e o ex-prefeito Raul Filho.
10 mil pessoas
A competição vai reunir aproximadamente 10 mil pessoas de 127 países, a cidade-sede se prepara com praças esportivas, navios e hotéis para hospedagem e muitos passeios culturais. Com mais de 190 pessoas, a delegação brasileira embarcou nos dias 26 e 30 de junho para competir em sete modalidades: atletismo, futebol, ginástica artística, judô, natação, taekwondo e vôlei.
Apesar da 30ª edição ter Napoli como cidade-sede, os jogos também serão realizados em Caserta e Salerno e contemplam, além das sete modalidades já citadas, basquete, esgrima, ginástica rítmica, polo aquático, rugby 7, saltos ornamentais, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo e vela.
O Brasil está no grupo B feminino junto com Alemanha, China e Ucrânia. Os jogos serão transmitidos pela ESPN e pelo Facebook da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). No masculino: Brasil, França, Itália e Alemanha.
O voleibol masculino Universitária do Brasil poderá contar com o central Renan Michelucci, atual campeão da Superliga pelo Taubaté. “ Neste momento estou em Salerno e viajo amanhã para Nápoles na abertura do evento”, comentou Cubano. (Com informações da CBDU).