Árbitro Marcos Sousa vai trabalhar em jogo da Série A entre Goiás x América

0
348

Árbitro Marcos Sousa vai trabalhar em jogo entre Goiás x América pela Série A

O ano de 2023 marca um capítulo memorável na trajetória do árbitro tocantinense Marcos Mateus Sousa. Nesta segunda-feira, recebeu a notícia de que foi designado como árbitro reserva na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A (Brasileirão), no confronto entre Goiás e América Mineiro, na 38ª rodada, nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro.

“Ciente da responsabilidade, vamos empenhar o nosso melhor para garantir que tudo transcorra da maneira mais positiva possível”, compartilhou o entusiasmado Marcos Sousa, como é conhecido entre os membros da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF.

Um Ano de Conquistas

Marcos Sousa celebra um ano repleto de conquistas, com destaque para o reconhecimento tanto da Comissão Estadual de Arbitragem (CEAF) quanto da Comissão Nacional de Arbitragem (CNA) em 2023.

“Experimentei a oportunidade de atuar como árbitro reserva do renomado árbitro FIFA Anderson Daronco na primeira fase da Copa do Brasil. Posteriormente, tive o privilégio de participar em sete jogos da Série D, sendo árbitro central em cinco e árbitro reserva em dois, incluindo partidas classificatórias”, destacou Marcos Sousa.

A CBF, através da Comissão Nacional de Arbitragem, depositou confiança em seu trabalho, proporcionando a participação em quatro jogos do Brasileiro Série C, todos desempenhando a função de árbitro central.

Tocantins

No âmbito estadual, Sousa foi incumbido da responsabilidade de conduzir o jogo de volta do Campeonato Estadual Profissional 1ª Divisão (TEC 4 x 3 Capital). Nas categorias de base, esteve presente nas finais do Estadual Sub-13 e Sub-15, além das semifinais da 2ª Divisão, que definiam o acesso à 1ª Divisão.

“Agradeço sinceramente as oportunidades concedidas ao longo deste ano. Espero aprimorar ainda mais nosso desempenho para que surjam novas oportunidades”, ressaltou Marcos Sousa.

Cursos e Aprimoramentos

O árbitro destaca sua participação no início do ano no RAP-FIFA Jovens Talentos, realizado no Rio de Janeiro, com instrutores de renome nacional e internacional. Em julho, recebeu um novo convite para participar da Concentração de Árbitros nas Semifinais da Copa do Brasil, proporcionando uma imersão na preparação para grandes jogos e eventos esportivos, com equipes de arbitragem lideradas por Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio, sob a supervisão do presidente da comissão, Wilson Luiz Seneme.

Marcos Sousa
Cipriano Sousa (E), Alisson Furtado e Marcos Sousa durante a Intertemporada, no Rio de Janeiro – Divulgação

“Por fim, me juntei a Alisson Furtado, Cipriano Sousa e o presidente da CEAF, Adriano de Carvalho, onde fomos convocados pela Comissão Nacional a participar da Intertemporada, para alinharmos instruções e critérios para as competições nacionais, também ocorrida no CEAB e Hilton Hotel, no Rio de Janeiro”, finalizou.

Copa Verde
O quarteto Tocantinense, Marcos Mateus, Alisson Furtado, Cipriano Sousa e Fábio Pereira fizeram a primeira partida da final da Copa Verde no Mangueirão Paysandu x Goiás.

FTF – Federação Tocantinense de Futebol