Massa vence GP da França e lidera o Mundial da F-1

0
123

Encarando até uma chuva fina no final da prova, Felipe Massa pôs fim neste domingo ao jejum que já durava mais de 15 anos. O piloto da Ferrari assumiu a liderança do Mundial de Fórmula 1 depois de vencer o GP da França, em Magny-Cours e agora lidera o campeonato com 48 pontos. O último brasileiro a liderar um Mundial de Pilotos foi Ayrton Senna, depois de vencer o GP de Monaco em maio de 1993. Robert Kubica, da BMW-Sauber, terminou a corrida em quinto e caiu para a vice-liderança do campeonato, com 46 pontos.


De quebra, Massa também tornou-se o primeiro brasileiro a vencer em Magny-Cours (que faz parte do calendário da F-1 desde 1991) e o segundo a vencer o GP da França. O primeiro foi Nelson Piquet, em 1985.


A Ferrari ainda fez dobradinha, com Kimi Raikkonen terminando em segundo, apesar de problemas no carro. Jarno Trulli, da Toyota, fez uma grande corrida para terminar em terceiro e fazer o seu primeiro pódio no ano.


Quem também deixou Magny-Cours tendo muito o que comemorar foi Nelsinho Piquet. O brasileiro da Renault saiu em nono, ganhou uma colocação na largada, brigou com as McLarens pela oitava posição boa parte da prova e marcou os seus primeiros pontos na F-1, ao terminar em sétimo, logo à frente do companheiro de equipe Fernando Alonso.


Rubens Barrichello também fez uma corrida relativamente boa. Por ter trocado o cambio antes da prova, o piloto da Honda largou na última colocação. Mesmo assim, o brasileiro ganhou três colocações já na largada e terminou a corrida em 14.º.


A Fórmula 1 volta à pista em duas semanas para o GP da Inglaterra, em Silverstone.


Corrida
Na largada, as duas Ferraris mantiveram as posições do grid. Trulli largou bem e pulou para terceiro e ficou como escudeiro de Raikkonen e Massa, bloqueando Alonso e Kubica. A partir daí, foram duas corridas à parte.


Largando na 13.ª colocação, Lewis Hamilton (McLaren) foi bastante combativo no começo da corrida e chegou à nona posição antes da oitava volta. Só parou a escalada quando encontrou Piquet, com quem lutou pelo oitavo posto até ter de cumprir um drive-thru, por ter cortado uma chicane ainda na primeira volta.


Na metade da corrida, Raikkonen perdeu rendimento devido a um pedaço do escapamento que se soltou. Com isto, Massa conseguiu encostar e, na volta 37, conseguiu ultrapassar o finlandês e assumir a ponta da corrida, o que se manteve até o final. Nem mesmo a fraca chuva nas voltas finais atrapalhou.


Mundial de pilotos:
1. Felipe Massa (BRA)          48 pontos

2. Robert Kubica (POL)         46
3. Kimi Raikkonen (FIN)        43
4. Lewis Hamilton (GBR)        38
5. Nick Heidfeld (GER)         28
6. Heikki Kovalainen (FIN)     20


Confira o resultado final do GP da França:
1º – Felipe Massa (BRA/Ferrari)
2º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) ? a 17s984
3º – Jarno Trulli (ITA/Toyota) ? a 28s250
4º – Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) ? a 28s929
5º – Robert Kubica (POL/BMW) ? a 30s512
6º – Mark Webber (AUS/Red Bull) ? a 40s304
7º – Nelsinho Piquet (BRA/Renault) ? a 41s033
8º – Fernando Alonso (ESP/Renault) ? a 43s372
9º – David Coulthard (ESC/Red Bull) ? a 51s021
10º – Lewis Hamilton (ING/McLaren) ? a 54s538
11º – Timo Glock (ALE/Toyota) ? a 57s700
12º – Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) ? a 58s065
13º – Nick Heidfeld (ALE/BMW) ? 1min15s786 – a 1min02s079
14º – Rubens Barrichello (BRA/Honda) ? a uma volta
15º – Kazuki Nakajima (JAP/Williams) ? a uma volta
16º – Nico Rosberg (ALE/Williams) ? a uma volta
17º – Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) ? a uma volta
18º – Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) ? a uma volta
19º – Adrian Sutil (ALE/Force India) ? a uma volta


(Fonte:AE/Gazeta Press)