Quatro equipes podem tirar a liderança do Grêmio hoje

0
161

Quatro times podem terminar a quarta-feira na liderança do equilibrado Campeonato Brasileiro, na abertura da 16ª rodada. O Grêmio, primeiro colocado com 29 pontos, joga apenas amanhã, diante do Coritiba, e corre o risco de ser ultrapassado por Flamengo (28 pontos), Cruzeiro (27), Vitória e São Paulo (ambos com 26).


Os primeiros candidatos à ponta entram em campo às 19h30, ambos em casa: o Cruzeiro recebe o abalado Náutico, que não vence há cinco rodadas e, com 18 pontos, trocou a luta pela liderança pelo risco de rebaixamento; e o Vitória enfrenta o Atlético Paranaense, que tem 17 pontos e não passou de um empate em casa com o Figueirense na semana passada.


Flamengo
Mais tarde, o Flamengo tem uma tarefa dura para voltar ao primeiro lugar: precisa vencer o Palmeiras, que está em sexto lugar, com 25 pontos, e disposto a também entrar na disputa da liderança. O time paulista tem no Palestra Itália um forte aliado para o duelo: até agora fez sete jogos, com seis vitórias e um empate, melhor aproveitamento em casa entre os 20 participantes.
Pouco contato com a bola e muito bate-papo. Foi assim o último treino do Flamengo antes do duelo com o Palmeiras. Por conta da seqüência de jogos, a comissão técnica priorizou a recuperação física e tratou de trabalhar o lado psicológico do elenco, abatido com a perda da liderança e a série de quatro partidas sem vitória.


Os mais abalados são os atacantes flamenguistas, que não fazem gol há cinco confrontos – o último foi assinalado por Marcinho, vendido para o mundo árabe, em jogo contra o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, no dia 9 de julho. ?Os fracos usam a força, e os fortes, o diálogo?, filosofou o técnico Caio Júnior.


São Paulo
Ao mesmo tempo, em Florianópolis, o São Paulo visita o Figueirense, que ainda desafia o fantasma da goleada sofrida em casa diante do Grêmio, na semana passada. Como tem uma vitória a menos que o time gaúcho, o São Paulo só sairá líder do Orlando Scarpelli se conseguir uma goleada por seis gols de diferença – a mesma obtida pelo Grêmio -, além de torcer contra os outros três candidatos ao título.


Internacional
Em Porto Alegre, o Internacional, com 22 pontos, pega o desesperado Santos, que foi a 14 depois de golear o Vasco no último domingo, e precisa de mais uma vitória para deixar a zona do rebaixamento. É o mesmo objetivo de Portuguesa e Fluminense, que se enfrentam no Canindé. E não voltar para lá é o desafio do Goiás, que visita o Botafogo, no Engenhão – com 19 pontos, o time carioca busca mais uma vitória para se aproximar da briga pelos primeiros lugares.


(Fonte:AE)