Dixon ultrapassa Castroneves no final e ganha o GP de Kentucky

0
179

O neozelandês Scott Dixon, da Ganassi, provou mais uma vez, neste sábado, que está com sorte de campeão na temporada da Fórmula Indy. Líder da classificação geral, Dixon venceu o GP de Kentucky com uma ultrapassagem sobre o brasileiro Helinho Castroneves, que teve que diminuir a velocidade para não ficar sem combustível até o final da prova, na última curva do circuito oval. O norte-americano Marco Andretti, da Andretti-Green, completou o pódio.


Com a vitória, o piloto da Nova Zelândia ficou mais perto de sua segunda conquista na Fórmula Indy. Dixon lidera o campeonato com 558 pontos, seguido por Castroneves, que tem 480. Dan Wheldon, também da Ganassi, é o terceiro, com 420. Faltam quatro provas para o encerramento da temporada.


Faltando só três voltas para o final da corrida, o neozelandês poderia dar uma volta em cima de Helinho, mas teve que realizar sua última parada nos boxes para um rápido reabastecimento. Com isso, o brasileiro passou a liderança, mas acabou permitindo a ultrapassagem de Dixon na última curva por ter de poupar combustível para chegar até o final.


Vitor Meira, da Panther, ficou com a quarta colocação, e Tony Kanaan, piloto da Andretti-Green, acabou em 8.º. Bruno Junqueira foi o 14.º colocado, duas posições à frente de Jaime Câmara. Na seqüência ficou o piloto Mario Moraes. Enrique Bernoldi não completou a prova.


A próxima etapa da Fórmula Indy será no circuito de Sonoma, na Califórnia, no dia 24 de agosto.


Confira a classificação final do GP de Kentucky:


Confira o resultado da prova:


1º – Scott Dixon (NZL/Ganassi) – 200 voltas
2º – Helinho Castroneves (BRA/Penske) – a 0s5532
3º – Marco Andretti (EUA/Andretti-Green) – a 0s5707
4º – Vitor Meira (BRA/Panther) – a 0s9102
5º – Dan Wheldon (ING/Ganassi) – a 2s1472
6º – Ed Carpenter (EUA/Vision) – a 5s9531
7º – Ryan Briscoe (AUS/Penske) – a 6s2271
8º – Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green) – a 7s0932
9º – Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal-Letterman) – a 10s9526
10º – Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold) – a 21s6858
14º – Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne) – a 2 voltas
16º – Jaime Câmara (BRA/Conquest) – a 3 voltas
17º – Mario Moraes (BRA/Dale Coyne) – a 5 voltas


(fonte:AE)