Alonso surpreende e vence GP com trapalhada da Ferrari

0
145

Ferrari faz nova trapalhada e Massa é 13.º; Hamilton termina em terceiro e amplia vantagem no campeonato


Com a luz verde no painel, Massa arranca e leva a mangueira de combustível
Em uma corrida bastante tumultuada, e com mais uma trapalhada da Ferrari no box, Fernando Alonso (Renault) venceu o GP de Cingapura deste domingo, a primeira corrida noturna e a de número 800 da F-1. Nico Rosberg (Williams) foi o segundo, mas o grande vencedor da noite foi Lewis Hamilton (McLaren), que terminou em terceiro e ampliou sua liderança no campeonato.



Graças a uma trapalhada da Ferrari durante um reabastecimento, Felipe Massa completou a prova apenas na 13.ª posição e viu Hamilton abrir sete pontos de vantagem no campeonato (84 a 77). A Fórmula 1 volta a se reunir dia 12 de outubro para o GP do Japão, em Fuji.


Um dos que pode ter sentido o forte calor, de quase 30°C, e a umidade elevada, mais de 70%, foi Kimi Raikkonen, que atropelou uma tartaruga, colocado após a zebra, e bateu no muro, destruindo a suspensão da Ferrari, faltando poucas voltas para o final.


Os outros dois brasileiros também não tiveram vida fácil e não completaram a prova. Nelsinho Piquet (Renault) bateu e Rubens Barrichello (Honda) parou com uma pane.


COMEÇO LIMPO
Apesar da primeira curva apertada, a primeira passagem dos pilotos por ela foi tranqüila e os primeiros colocados praticamente se mantiveram nas mesmas posições do grid, com Massa em primeiro, Hamilton em segundo, Raikkonen em terceiro e Robert Kubica em quarto.


Após a largada, os primeiros se espalharam na pista e não houve mudança nas posições até a batida de Piquet, na volta 14, o que provocou a entrada do Safety Car.


TRAPALHADA
Com a bandeira amarela, após a abertura dos boxes, Massa entrou para fazer seu pistop e foi aí que aconteceu o incidente que lhe tirou qualquer chance de vencer.


Com a mangueira de abastecimento ainda presa, foi dada a luz verde pela equipe Ferrari. O brasileiro arrancou e levou o equipamento consigo. Ele encostou na saída do box e esperou um bom tempo até ser liberado. Voltou em 17.º e foi obrigado a fazer uma corrida de recuperação, que só foi até a 14.ª posição.


Enquanto isso, lá na frente, Rosberg e Kubica, que lideravam, foram punidos por terem feito suas paradas com o box fechado.


VITÓRIA HERDADA
Com estas e mais as paradas de Jarno Trulli (Toyota) e Giancarlo Fisichella (Force India), então primeiro e segundo, respectivamente, Alonso assumiu a liderança, na volta 32. E ficou tranqüilo até a volta 50, quando uma nova batida, agora de Adrian Sutil (Force India), provocou novamente a entrada do Safety Car.


Com isto, na relargada, Hamilton, que era terceiro, encostou e passou a pressionar o segundo Rosberg. O alemão resistiu bem e manteve a segunda posição, e a concentração, apesar dos quase 30°C.


Alonso abriu após a bandeira verde, na volta 54, e seguiu tranqüilo para vencer sua 20ª corrida na carreira, a primeira desde o GP da Itália do ano passado. Esta também foi a primeira vitória da Renault desde o GP do Japão de 2006.


Classificação final do GP de Cingapura:
1.º – Fernando Alonso (ESP/Renault), 1h57min13s304, 61 voltas
2.º – Nico Rosberg (ALE/Williams), 2s957
3.º – Lewis Hamilton (ING/McLaren), 5s917
4.º – Timo Glock (ALE/Toyota), 8s155
5.º – Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 10s268
6.º – Nick Heidfeld (ALE/BMW), 11s101
7.º – David Coulthard (ESC/Red Bull), 16s387
8.º – Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 18s489
9.º – Jenson Button (ING/Honda), 19s885
10.º – Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 26s902
11.º Robert Kubica (POL/BMW), 27s975
12.º – Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 29s432
13.º – Felipe Massa (BRA/Ferrari), 35s170
14.º – Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 43s571


Não completaram a prova:
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 4 voltas
Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 10 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India), a 11 voltas
Mark Webber (AUS/Red Bull), a 31 voltas
Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 46 voltas
Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 47 voltas


(Fonte:AE)