Esporte e Cidadania supera as expectativas da organização

0
127

O projeto Esporte e Cidadania, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Rede Globo/TV Anhanguera, realizado ontem, no Centro de Atividades do Trabalhador (CAT), em Araguaína, região Norte do Estado, superou as expectativas dos organizadores. Um total de 26.812 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, passaram pelo local, durante todo o dia, perfazendo 82.187 atendimentos realizados nos mais de 50 serviços oferecidos durante o evento. Brincadeiras infantis, oficinas de pipas, biblioteca, artesanato, oficinas de bordado em havaiana, bordado em tela, crochê em havaiana, decoupagem em tecido, corte de cabelo, distribuição de sucos e sanduíches, vôlei de areia, tênis de mesa, foram algumas das atividades promovidas para os jovens e a criançada.


O pequeno Felipe Jardim, 7 anos, vestiu a sua roupa de karatê e foi participar das atividades do projeto, no CAT. Felipe pratica essa modalidade desde os três anos de idade e quis aproveitar o dia de sábado, para treinar e também se divertir um pouco nas brincadeiras desenvolvidas durante a programação. ?Estou gostando?, tentou resumir em duas palavras a sua satisfação.


Um grupo de amigos também aproveitou o sábado para brincar e aprender outros tipos de atividade, além de fazer brinquedos. Foi o caso dos amigos Diôney Nunes de Araújo, 12 anos, Paulo Ricardo, 9 anos, e Lucas Nascimento da Silva, 12 anos. Os três estavam fazendo pipas, para depois empiná-las. ?Aprendi a fazer pipa agora, vou aproveitar e empinar depois?, disse Diôney. Os outros já sabiam fazer o brinquedo, ajudaram o amigo e iriam solta-las juntas.


Pintando
Outro que também ia aproveitar o sábado, no CAT, foi o pequeno Henrique Filho Ferreira da Silva, 10 anos. O menino estava pintando uma bandeira do Brasil, em seu rosto, depois iria brincar nas outras atividades oferecidas. ?Vou no pula-pula e nos outros?, disse.


Os irmãos Everaldo Júnior, 12 anos, e Vitor Júnior, de 8 anos, juntamente com um amigo, Pedro Henrique Gonçalves Costa, 9 anos, estavam jogando xadrez. Os três comentaram que gostam de jogar xadrez e estavam aproveitando o projeto para jogarem.


O técnico de som, Sirlei Evangelista da Silva, levou os dois filhos, Mateus, 6 anos, e Milena, 10 anos, para participarem das atividades do programa. ?É uma ação que a gente pode trazer os nossos filhos para praticarem algum esporte e também brincarem com outras crianças?, comentou Sirlei.


ParceirosA gerente executiva do Sesi, Rose Jaber, representou o superintendente da entidade no Tocantins, Charles Alberto Elias, na solenidade de abertura. ?Hoje nós estamos investindo muito para que as crianças, jovens e os próprios adultos tenham uma vida saudável. O Sesi tem essa preocupação porque faz parte da nossa missão?, declarou. Ainda segundo Rose, esse projeto, que tem a parceria da Rede Globo, tem o objetivo de despertar o que é uma verdadeira saúde para essas pessoas.


O Editor-Chefe da TV Anhanguera do Tocantins, Rogério Silva, participou da solenidade de abertura do programa e falou sobre o projeto. Para Silva, o Esporte e Cidadania é uma forma de passar um recado para todos, o esporte tem valores que podem ser muito úteis na vida das pessoas. ?A prática esportiva, além de estar gerando uma atividade saudável para o indivíduo, você está gerando também um cidadão diferenciado?, afirmou. ?Nos propomos a isso, ser uma sementinha plantada em um ideário de transformar as pessoas e o esporte pode ser uma dessas ferramentas transformadoras?, ressaltou.


Atletas
O karateca César Fernandes Lopes Gonçalves (China) comentou sobre a sua participação como voluntário no evento e também sobre a importância desse tipo de programa para a população. ?É gratificante, a gente tem o prazer de fazer essa atividade?, afirmou. ?É um projeto muito importante porque é aonde a criança e os jovens vem buscar outras atividades e conhecer o que o Sesi pode oferecer?, completou. A nadadora Camila Balasso, campeã várias vezes em sua modalidade, também comentou sobre a sua participação no programa. ?O trabalho voluntário é sempre bom, incentiva as crianças a saírem das ruas e praticarem esportes, independente de qual seja, além de mostrar pra ela qual o melhor caminho a seguir?, disse a nadadora. Outro atleta que foi um voluntário nesse dia volta ao esporte e a cidadania foi o ex-jogador de futebol, Arione Ferreira Guedes, conhecido como Tiba. ?O esporte me deu muita coisa, aprendi muito com ele. Tudo que eu tenho na vida construí através do esporte?, declarou.


Eventos realizados no Centro de Atividades – CAT 
 
Atividades
Futebol de sabão, tênis de mesa, pebolim, futebol de botão, vôlei de areia, futevôlei, natação, karatê, judô, futebol society, turma do sesinho, tobogã, picolé castelo de bolinha, pipoca, algodão doce, gincana do bem-estar, tirolesa, atrações musicais, grupos de dança, roda de capoeira e rapel;
Responsabilidade Social
Artesanato, oficinas de bordado em havaiana, bordado em tela, crochê em havaiana, decoupagem em tecido, distribuição de xaropes, corte de cabelo;


Saúde
Palestras, aplicação de flúor, técnica de escovação, distribuição de kits odontológicos, acuidade visual, consultas oftalmológicas (somente para criança) e entrega de óculos;


Educação
Rodada de leitura, pintura em papel, massa de modelar, brincadeiras infantis, pintura facial, emília, oficinas de pipas, biblioteca e brincadeiras.


Parceiros
2º Batalhão Polícia Militar, Amar, Apeokã, Armazém Paraíba, Atalaia, Cardiomed, Cazuzas Cabeleireiro, City Lar, Clínica Gênesis, Copiadora Copyservice, Dada Cabeleireira, Deputado Estadual Raimundo Palito, Eadcom, Equipaloja, Governo do Estado, Gráfica Goiás, Gráfica Ipiranga, Imperial Bebidas, Imperial Refrigerantes, Íris Cabeleireira, ITPAC, Likos Confecções, Lojas Nosso Lar, Lucélia Cabeleireira, Lumaq, Maria Cabeleireira, Mine Box Nunes, Novo Estyllo Cabeleireiro, Panificadora Livramento, Pastoral da Criança, Pneus Markezan, Prefeitura Municipal de Araguaína, Quitanda da Dona Marlene, Riba Cabeleireiro, Salão Central, Secretaria Estadual de Esporte, Secretaria Municipal de Cidadania, Juventude e Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Senai, Só Piscina, Supermercado Campelo e Unimed.
 
(Fonte:Jornal do Tocantins)