Brasil é campeão da 18ª edição da Gymnasiade no Bahrein; TO brilhou

0
112

O Brasil é campeão da 18ª edição da Gymnasiade, uma espécie de Olimpíada do desporto estudantil, que reuniu mais de 6 mil participantes de 80 países. Após ter conquistado o título no Rio de Janeiro no ano passado, quando sediou a ISF Gymnasiade, o Brasil repetiu o feito no Bahrein, garantindo o título geral com um total de 163 medalhas: 52 de ouro, 61 de prata e 50 de bronze.

Tocantins

O Tocantins foi representado pelo paratleta Hentony Santos, que brilhou ao conquistar três medalhas para o Brasil: ouro nos 100 metros rasos, prata no salto em distância e bronze nos 400 metros. Além disso, o evento contou com a presença do presidente da Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE), Lécio Guimarães.

Presidência da ISF

Durante a competição, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, assumiu interinamente a presidência da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), exercendo a função até o encerramento do evento no Bahrein.

A Gymnasiade Bahrein 2024 começou no dia 23 de outubro e terminou em 31 de outubro, com a participação de atletas-estudantes de mais de 80 países competindo em 26 modalidades esportivas, onde surgiram novos talentos olímpicos promissores.

Delegação Brasileira

A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) levou uma delegação de quase 500 pessoas para a Gymnasiade Bahrein 2024.

Atletas Paralímpicos

Esta foi a terceira edição da Gymnasiade com a participação de atletas paralímpicos. Em 2023, o Brasil conquistou 19 medalhas na natação, sendo cinco de ouro, sete de prata e sete de bronze. Em 2024, o país obteve 28 pódios no atletismo (14 ouros, oito pratas e seis bronzes), 24 na natação (12 ouros, oito pratas e quatro bronzes) e três no judô (um ouro, uma prata e um bronze), consolidando-se como uma potência no desporto escolar.