Na liderança do Brasileirão, Botafogo é o time mais falado nas mídias digitais

0
86

Índice Cortex de Popularidade Digital dos Clubes de Futebol mostra ranking com os times da série A mais citadas nas redes sociais e em veículos de comunicação

Após a vitória contra o Palmeiras na 12ª rodada do Brasileirão e da permanência na liderança no campeonato, o Botafogo vem mantendo sua torcida ativa nas mídias digitais e é o time mais lembrado tanto nas redes sociais como na imprensa. É o que mostra o Índice Cortex de Popularidade Digital dos Clubes de Futebol, levantamento realizado nos últimos 15 dias pela Cortex, referência em inteligência de vendas B2B na América Latina. Com a mesma metodologia utilizada para análise de marcas e empresas, a startup analisou os 20 clubes que disputam a Série A nesta temporada.

O estudo levou em conta a quantidade de vezes que o clube está sendo citado nas mídias digitais, por isso não são apenas as torcidas mais numerosas do país que apresentaram bons resultados. As menções, sejam elas positivas ou negativas, variam de acordo com o desempenho ao longo do campeonato, mas também podem ser impactadas por ações proativas nas mídias digitais ou até mesmo por outros acontecimentos fora de campo.

Brasileirão Série A
Tiquinho (D) comemora gol contra o Palmeiras na vitória por 1 x 0, no Estádio Allianz Parque Foto: Vitor Silva/Botafogo.

“O Botafogo vem mostrando uma campanha muito boa no Brasileirão, com muitas vitórias seguidas, o que fez com que ele tivesse um aumento no número de exposição desde as últimas rodadas. Outro ponto relevante é a utilização das redes sociais para engajar os seus torcedores e aproveitar para ‘brincar’ com os adversários”, explicou Claudio Bruno, diretor de inovação da Cortex.

Outro destaque do levantamento é o Athlético Paranaense, com um índice de 11,1, e aparece na terceira posição, apesar de estar na nona colocação no Campeonato Brasileiro. O Flamengo é o segundo, com 11,6. Na sequência do ranking estão São Paulo, Corinthians e Vasco da Gama.

Confira os números e o índice no gráfico abaixo:

Metodologia

Nos últimos 15 dias, a Cortex analisou a exposição dos times de futebol da Série A do Campeonato Brasileiro. Para isso, foram levantadas as menções aos times realizadas por 70 veículos de imprensa de cobertura nacional, além de mais de 6 mil influenciadores nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e YouTube).

Todos os dados foram colhidos por meio da plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da empresa, que, por meio de uma camada de inteligência, consegue acompanhar e analisar a exposição das marcas em tempo real.

Sobre a Cortex

A Cortex é pioneira e líder em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação. Com uma experiência simples, flexível e apoiada por especialistas, a plataforma analisa dados sobre exposição da marca para construir módulos de retorno de comunicação, comparação com concorrentes e reputação segmentada por temas estratégicos. A solução é a única do mercado com a capacidade de monitorar tendências de mídia, comparar a exposição da marca nos diferentes campos ideológicos por meio de análises de bolhas de influência e mensurar, de forma objetiva, a contribuição da comunicação para os objetivos estratégicos do negócio.