Confira a carreira do árbitro Mariano Soares Costa e o que está fazendo hoje

0
63

Confira a carreira do árbitro Mariano Soares Costa e o que está fazendo hoje

Durante 19 anos fez parte do quadro estadual de arbitragem do Tocantins e, neste período, representou o estado apitando jogos das Séries C, D, Copa Centro-Oeste e Copa do Brasil pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Comandou duas finais do Campeonato Tocantinense e inúmeras decisões de futebol Amador do Estado. Deixou o quadro profissional em 2014, mas, ainda hoje apita em campeonatos amadores municipais. Estamos falando do árbitro Mariano Soares da Costa, ou simplesmente, o Mariano. Por onde anda Mariano? Cadê você? https://aloesporte.com.br/categoria/cade-voce/

Pessoal
Mariano Soares da Costa, é natural da cidade de São Francisco (MA). Nasceu no dia 9 de setembro de 1969, hoje com 50 anos. É casado com Marta Cristina da Silva Carneiro Costa e tem três filhas: Mariany Carneiro Costa (15 anos); Maysa Carneiro Costa (13 anos) e Marina Carneiro Costa (8 anos).

Mariano é professor da educação básica na área de Matemática desde 1988. Formado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Dirige há cinco anos o Colégio Estadual Guilherme Dourado, em Araguaína, onde conduz as atividades pedagógicas e administrativas com o mesmo pulso dos gramados. Reside em Araguaína.

Trajetória
Primeiramente, Mariano Soares da Costa Iniciou sua carreira como árbitro de futebol no ano de 1995, em um jogo válido pelo Campeonato Tocantinense Amador, entre as equipes de Xambioá 1 x 4 Wanderlândia. No ano de 1997 apitou o seu primeiro jogo profissional entre Tocantinópolis 1 x 0 Kaburé pela Copa Tocantins.

Em 1998 passou a pertencer ao quadro de árbitro da CBF por onde trabalhou por dez anos. Árbitro de pulso forte, enérgico e disciplinador. Dentro das quatro linhas, “os atletas já falavam não conversem” com o árbitro Mariano em campo, ele não gosta, ou ainda, com ele em campo é sinal de bom jogo. Os atletas o respeitavam muito. Saiu dos gramados em 2014 atuando com assessor de arbitragem da FTF. Mas, ainda hoje apita em campeonatos amadores municipais.

Bate-pronto

Qual dirigente mais chato: Ademir Cruz (Miranorte)

Qual dirigente gente boa: Salim Milhomem (Tocantinópolis)

Qual o melhor campo que apitou: Estádio Serra Dourada

Qual o pior campo de apitou: Elias Natan (Alvorada)

Melhor jogador que já viu jogando no Tocantins
Alencar e Mucuim pelo Tocantinópolis e Juscelino pelo Kaburé (Colinas).

Qual o jogador mais encrenqueiro no futebol Tocantinense?
Fábio Canela do Kaburé.

Clube de Coração
Clube de Regatas do Flamengo

Já saiu no camburão da PM? E porquê?
No camburão não, mas, acompanhado por eles, várias vezes.
Sabemos que existem jogadores, dirigente e torcedores que, quando o time perde acham de botar a culpa em alguém e geralmente sobra para quem? Para o árbitro, como se gols que não foram feitos sejam culpa da gente. “Tenho várias passagens assim, não vou relatar todas, mas, vou citar alguns lugares por onde tenho grandes amigos e alguns desafetos”.

Ele recorda de Paia Norte, Darcinópolis e Buriti do Tocantins. Tempos em que desbravávamos o Estado do Tocantins, muitas vezes, saindo de casa na sexta-feira à noite e retornando para casa na terça-feira. Muitos não sabem! Mas, às vezes chegávamos a esses lugares na carroceria de caminhão gaioleiros. Tempos difíceis, mais de boas lembranças. “Deixo aqui meu abraço a FTF, A CBF e a todos os amigos árbitros, árbitros assistentes, dirigentes, atletas e torcedores que me oportunizaram dividir esse momento com todos vocês”, finalizou Mariano.

Melhores amigos na arbitragem tocantinense
Edilson Frazão, Antônio Francisco Parrião, Samuel Barbosa, Josias Mendes, Fábio Pereira, Leovane Soares da Costa, Luziano Soares da Costa, Samuel Smith, Francisco Leone, Gasparino Bezerra, Liba e Enivaldo Ribeiro.

Quantas finais comandou no futebol Tocantinense
Duas finais de Estaduais em 1999 entre Tocantinópolis 2 x 0 Interporto (nos pênaltis: Tocantinópolis 3 x 4 Interporto). Interporto campeão
Em 2004 entre Palmas 2 x 0 Araguaína. Palmas campeão

Quantas finais no Amador você apitou?
Não tenho lembranças das finais de amadores. Foram várias

Quanto tempo trabalhou no quadro da FTF
Trabalhei por 19 anos.

Jogos nacionais
Vários jogos pelas Séries B, C, D, Copa Centro-Oeste e Copa do Brasil

Jogos memoráveis
Goiás x Serra do Espírito Santo
Gama x Juventude
Vila Nova x CRB
Brasiliense x Remo (entre tantos).

Colégio Estadual Guilherme Dourado

Perfil
Nome: Mariano Soares da Costa
Apelido: Mariano
Idade: 50 anos
Data de nascimento: 09/09/1969
Natural: São Francisco MA)
Casado: Marta Cristina da Silva Carneiro Costa
Filhas: Três (Mariany Carneiro Costa – 15 anos, Maysa Carneiro Costa – 13 anos e Marina Carneiro Costa com 8 anos
Ídolo no futebol: Arthur Antunes Coimbra (Zico)
Ídolo na arbitragem: Sidrack Marinho dos Santos

www.aloesporte.com.br