Por onde anda um dos pioneiros do esporte de Palmas Jannair Alves

0
47

Por onde anda um dos pioneiros do esporte de Palmas Jannair Alves

Por onde anda Jannair Alves de Souza, o Jannair, apaixonado e incentivador de diversas modalidades, tais como: beach soccer, natação, karatê, vôlei e, em especial, o futebol, onde iniciou na categoria de base do time Dêcolores, de Porto Nacional. Depois jogou pelas equipes da Sociedade Esportiva Tocantinense (SET), Independente, Sucam e Uniporto. Aos 18 anos começou a jogar profissionalmente como meio-campista no Interporto Futebol Clube. Tem ainda no currículo, títulos como o de 1994, o de campeão Municipal da Copa Palmas defendendo as cores da Sociedade Esportiva Canela. Em 1997, foi Campeão invicto de Futsal pela Casa São Paulo. Acompanhou de perto a fundação do Palmas Futebol e Regatas, em 1997. Ainda no futebol foi membro do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Tocantinense de Futebol (TJD/FTF). Afinal, cadê, o Jannair? https://aloesporte.com.br/categoria/cade-voce/

História
Jannair Alves de Souza https://recantodasletras.com.br/biografias/6941451 é um dos pioneiros no estado do Tocantins, onde construiu uma extensa trajetória como desportista, corretor de imóveis e empresário. Formado em Gestão Imobiliária e pós-graduado em Direito Notarial e Registral, tornou-se uma referência no setor imobiliário. É o atual presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Tocantins (CRECI-TO).

Nasceu em 07 de abril de 1969, em Porto Nacional (TO), filho de José Alves Nascimento (in memoriam) e Jovita de Souza Nascimento. É o quinto de nove irmãos e irmãs: Maria, Jacilene, Joelita, Jair, Jannair, Joilma, Jailton, Janaina e Julisane.

Estudou no Colégio Dom Domingos Carrerot e Colégio Estadual Professor Florêncio Aires – duas das instituições de ensino mais tradicionais e conceituadas da cidade.

Aos 10 anos de idade, começou a jogar futebol e em campeonatos estudantis. O pequeno Jannair dividia seu tempo entre lazer, estudos e trabalho. Seu primeiro emprego foi na Sorveteria Beijo Frio de seu tio Osmar Medrado de Souza, que, além de empresário bem-sucedido, tornou-se conhecido por sua extensa atuação política em Porto Nacional. Ele foi vereador por cinco mandatos (inclusive chegando à presidência da Câmara de Vereadores) e um dos baluartes na luta emancipatória do norte goiano.
Em seguida, Jannair foi trabalhar na Padaria Bom Jesus, fazendo um pouco de tudo, auxiliando na preparação dos pães, entrega, limpeza e atendimento aos clientes.

Em 1984, aos 15 anos, conseguiu o primeiro emprego de carteira assinada na Buscapé Calçados. Em 1987, atuou como vendedor na Farmácia Nacional do seu amigo Lúcio Mota Marinho, que hoje é corretor de imóveis em Palmas.
Em 1987, foi contratado como contínuo na agência do Banco Bradesco.
Com a chegada das Lojas Irmãos Soares, em 1989, em Porto Nacional, Jannair tornou-se vendedor.

Jogo contra o Goiás em Porto Nacional em 1992 – Taquarussu 2 x 2 Goiás – Jannair Alves e o jogador Cacau

Futebol
A história de Jannair Alves é marcada por sua intensa relação com o esporte, em especial com o futebol. Iniciou na categoria de base no time Dêcolores, do amigo Valdemilson Rodrigues da Cruz, município de Porto Nacional. Depois jogou pelas equipes da Sociedade Esportiva Tocantinense (SET), do amigo Zezinho Manduca; passou também pelo Independente dos amigos, Moisês e Rochinha. Em seguida, integrou o time da Sucam e Uniporto do amigo Carlão.

Interporto
Por fim, aos 18 anos, começou a jogar profissionalmentecomo meio-campo no Interporto Futebol Clube, fundado pelo amigo Mário Humberto (in memoriam). Disputou inúmeros campeonatos, em Taquaruçu do Porto, Povoado Canela, Paraíso, Gurupi, Miracema etc.

Além de jogar bola, gostava de nadar no rio Tocantins, especialmente durante a temporada de férias na praia Porto Real, considerada uma das mais belas no estado.

No final dos anos 80, Jannair Alves e demais portuenses vivenciaram a movimentação pela criação do estado do Tocantins. Em 1º de janeiro de 1989, aconteceu a instalação do Tocantins e Miracema tornou-se a capital provisória, até que a nova capital fosse edificada.

O Governador José Wilson Siqueira Campos marcou o lançamento da pedra fundamental de Palmas para o dia 20 de maio de 1989 e convidou toda a população do estado para participar daquela importante cerimônia. Jannair Alves esteve naquele dia histórico, juntamente com inúmeros amigos desportistas de sua cidade natal.

Jannair Alves conduzindo a tocha de Porto Nacional até Palmas

Tocha
Ele foi privilegiado por ter participado da maratona de 60 km, entre Porto Nacional e Palmas, com 30 atletas que se revezaram conduzindo a Tocha que simbolizava a união de todos os tocantinenses na criação de Palmas. O professor de Educação Física,Oni Aires Brom, arrumou um caminhão e colocou os 29 atletas na caçamba. O maratonista Pacau iniciou a maratona e os atletas foram se revezando a cada 2 km. A saída foi à meia noite e a chegada ao amanhecer. Jannair, Pacau, Waltervan e Edgar Mascarenhas, como eram maratonistas preparados, fizeram todo o percurso correndo. Ao chegarem à capital, o maratonista Pacau acendeu uma pira para celebrar aquele feito.

Desde a infância, o esporte faz parte de sua vida, contribuindo para lhe abrir inúmeras portas e consolidar grandes amizades. Jannair é um apaixonado e incentivador de diversas modalidades, tais como: futebol, beach soccer, natação, karatê, vôlei etc.
Em 1º de setembro de 1991, Jannair mudou-se definitivamente para Palmas, como funcionário da empresa Prontomix Tecnologia de Concreto Ltda.
Vindo para a capital, ele trouxe seu uniforme de jogador. Fez extensa trajetória no futebol, tendo atuado em diversos times.

Sociedade Esportiva Canela
Seus primeiros jogos foram pela Sociedade Esportiva Canela, do técnico e amigo Tarcísio Matos. Em seguida, jogou pelo Taquarussu Esporte Clube, ao lado de grandes jogadores pioneiros: Armando, Raimundão, Fabio, Neguim Baiano, Gildo, Matheus, Osvan, Gordo, Romário, Silvano, Nosor, Jannair, Vanderley, Jorginho, Buiú, Lenilson, Jean, Zé Filho, Vanderley Barbosa e Marilon Barbosa. Em 1994, Jannair Alves foi o primeiro campeão municipal da Copa Palmas da Sociedade Esportiva Canela.

Em 1997, foi Campeão invicto de Futsal pela Casa São Paulo, do amigo e empresário Ernani Soares Siqueira. Ele acompanhou a fundação do Palmas Futebol e Regatas, em 31 de janeiro de 1997. O primeiro presidente do Palmas F.R foi o Walter Borges.

Lug de Paula (Seu Buneco) e Ronaldo Angelim ex zagueiro do Flamengo – Fotos: Arquivo Pessoal

TJD/FTF
Em 1999, foi convidado para integrar como membro do Tribunal de Justiça Desportivada Federação Tocantinense de Futebol (TJD/FTF), pelo amigo José Wilson Soares, superintendente, e presidida pelo empresário e senador Leomar Quintanilha, onde desempenha papel relevante na resolução de questões conflituosas nas disputas e campeonatos.

Em 25 de junho de 2000, Jannair Alves celebrou a primeira conquista do Palmas Futebol e Regatas no Campeonato Estadual. Na época, o governo do estado estava construindo o Estádio Nilton Santos. A Federação Tocantinense de Futebol apoiava aquele trabalho. Jannair atuou nas vendas dos espaços publicitários para FTF.s obras estavam bem adiantadas. A vitória do Palmas Futebol e Regatas aumentou as expectativas em relação ao novo espaço para realização de jogos e eventos esportivos.

Em 12 de outubro de 2000, aconteceu a inauguração do Estádio Nilton Santos – o maior e mais moderno do Tocantins. Desde então, Jannair Alves se tornou um dos maiores conhecedores da trajetória do clube Palmas.

Ele também acompanhou toda a evolução do Plano Diretor de Palmas. Trabalhando na Prontomix ele viu o surgimento de inúmeros marcos da cidade, Tribunal de Justiça, Secretarias, as primeiras casas populares na Vila União, pontes da avenida Teotônio Segurado etc.

Entre 1997/1998, teve passagem pela empresa FuadRassi Engenharia e Eletrobombas Araguaia do empresário Júlio César de Souza.  Em 1998, ingressou como despachante imobiliário no Cartório Sagramor. Foi ali que despertou seu interesse pelo mercado imobiliário.

Em 1999, fez o curso de Técnico de Transações Imobiliárias (TTI) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Em 2007, fundou sua própria imobiliária, denominada Jannair Imóveis, reconhecida por prestar atendimento diferenciado aos seus clientes, visando sempre à qualidade e a seriedade, aliada a um trabalho personalizado, voltado a resultados.

Jannair Alves – Presidente do CRECI Tocantins

Em 2012, Jannair Alves foi eleito vice-presidente do Conselho Regional de Corretores Imóveis do Tocantins (CRECI-TO) na chapa com Sandro Oliveira como presidente.
Em 17 de junho de 2015, Jannair Alves foi eleito presidente do Conselho Regional de Corretores Imóveis do Tocantins (CRECI-TO), para o triênio 2016/2018. Assumiu juntamente com a nova diretoria em janeiro de 2016.

Em 12 de maio de 2018, foi reeleito com 78% dos votos pela chapa “Colibri, Renovação e Trabalho”, para o triênio 2019/2021.
Faz parte da Associação de Pioneiros de Palmas (APPA), ocupando o cargo de vice-presidente do Conselho Fiscal. O ex-governador Siqueira Campos é o presidente de honra da APPA.

Está casado há 21 anos com Suraika Paiva de Sousa, com quem tem um filho, Gabriel Paiva de Souza, e mais dois filhos: TayllaKamila Parente Alvese Wellinton Henrique Pires Fonseca de Souza.

Jogadores Lúcio Bala (E), Jannair Alves e Rinaldo

 

Esporte
Sua biografia se mistura com a trajetória do esporte tocantinense, desde os tempos do antigo norte goiano quando jogava nos times de Porto Nacional, prosseguindo em Palmas como jogador, apoiador e incentivador de diversas modalidades esportivas. Ainda joga bola regularmente com diversos amigos e alguns companheiros de longa data.
(Fonte: Giovanni Salera Júnior – https://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

www.aloesporte.com.br