Cadê Lécio Guimarães um dos maiores nomes e incentivadores do tênis de mesa tocantinense 

0
107

Cadê Lécio Guimarães um dos maiores nomes e incentivadores do tênis de mesa tocantinense 

Cadê Lécio Guimarães um dos maiores nomes e incentivadores do tênis de mesa tocantinense. Falar de tênis de mesa do Tocantins, a primeira coisa que vem à cabeça é o nome de Lécio Cláudio de Oliveira Guimarães, ou simplesmente, Lécio Guimarães, que ajudou e muito a fazer com que a modalidade conquistasse muitos resultados expressivos e fosse respeitado fora do Tocantins. O tênis de mesa viveu seu auge e conquistas nacionais e internacionais no Estado, entre os anos de 1999 e 2007.

Das mãos e do incentivo de Lécio Guimarães podemos citar vários atletas, que elevaram o nome do Tocantins, e era considerada uma geração de ouro, como os mesa-tenistas Olímpio Gomes, Guilherme Koche, André Ribeiro, Matheus Teixeira, Raphael Azevedo, entre outros.

Vida pessoal
Natural de Brasília (DF), Lécio Guimarães, nasceu no dia 29 de setembro de 1974 (45 anos). Solteiro. Tem um filho de 16 anos, Leonardo Guimarães. É formado em Administração de Empresas e Educação Física (Pós graduado em Planejamento e Educação Física Escolar) e, atualmente, reside em Brasília.

Trajetória
Lécio Guimarães chegou à cidade de Palmas, em 1994, com 19 anos de idade após ser aprovado em um Concurso Público. Assim que chegou começou a fazer Faculdade de Administração de Empresas na Ulbra, local que posteriormente, viria a se tornar o principal Centro de Treinamento da modalidade no Estado do Tocantins.

Em 1996, ajudou a fundar a Federação Tocantinense de Tênis de Mesa (FTTM) e, logo, em seguida nos filiamos a CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. Segundo Lécio, ao longo dos anos, conseguiu implantar e fortalecer o Tênis de Mesa em Palmas e nas principais cidades do Estado, como Gurupi, Paraíso, Porto Nacional e Araguaína.
“Tendo em vista, que o nível técnico do Estado era muito fraco, iniciamos fazendo um forte intercâmbio com o interior de São Paulo, precisamente em Piracicaba (SP), onde ficava a FRANTT, importante Centro de Treinamento internacional”, explicou o dirigente.

Seleção Brasileira
Logo depois, iniciou um contrato de consultoria, onde há cada três meses, trazia o técnico da Seleção Brasileira em Palmas, Marles Martins, para promover treinamentos, ou seja, os principais atletas do Tocantins, ficavam treinando em São Paulo nos meses de janeiro e julho, e o técnico vinha acompanhar a evolução técnica, normalmente em abril/setembro.

Lécio Guimarães, ainda menino, junto com a garotada da Ulbra, grande incentivadora do tênis de mesa no Tocantins – Fotos: Arquivo Pessoal

Intercâmbios
O próximo passo foi realizar intercâmbios na Europa (Alemanha, França e Bélgica) para conhecer realmente de perto a essência do esporte de alto rendimento. Visando fortalecer o Tênis de Mesa do Centro-Oeste, iniciaram uma Liga Centro Oeste, onde organizávamos pelo menos uma etapa anual, visando principalmente o desenvolvimento técnico da região que era uma das mais fracas do país. Este intercâmbio, teve tamanho sucesso que culminou com atletas dos três estados em futuras convocações das Seleções Brasileiras.

Massificação
No processo de massificação foram aparecendo grandes potenciais e fomos naturalmente melhorando tecnicamente e ocupando boas posições no ranking nacional. Na CBTM, sempre teve um bom trânsito com o presidente Alaor Azevedo, inclusive chegou a ocupar por alguns anos a vice-presidência Regional da Região Norte, além de ocupar uma vaga no Comitê de Equipamentos.

Centro de Treinamento
O Governo do Estado construiu um importante Centro de Treinamento, padrão internacional no Estádio Nilton Santos. Não posso deixar de agradecer o apoio incondicional da Ulbra, principal incentivador da modalidade no Estado, mas outros apoios também devem ser destacados: Secretaria Estadual de Esportes, Secretaria Municipal de Esportes, Grupo Rede/Celtins, Contato Contabilidade, SESI, BASA, CBTM, Organização Jaime Câmara e Casa São Paulo.
“Atuei como Técnico da modalidade até 2010. Em 2011, fui convidado para ser Diretor de Esportes Especializados, pelo então Secretário da Pasta, hoje o Deputado Olyntho Neto e designado a ajudar no crescimento e no desenvolvimento do esporte de alto rendimento do Estado”, relembrou.
Recentemente, recebeu uma boa proposta para voltar a atuar na modalidade, no Sul do país, mas em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19) e da quarentena optei em relutar o convite momentaneamente.

Agradecimentos
Atualmente, resido em Brasília (DF, onde foi concluir um período de estudos e brevemente estará retornando para Palmas, para rever os incontáveis amigos. “Dessa história escrita com muito trabalho e luta, hoje vejo que valeu muito a pena, pois a grande maioria dos atletas se tornou cidadãos diferenciados em seus segmentos profissionais. Aproveito para a agradecer a família do Tênis de Mesa Brasileiro, por ter me oportunizado a realizar este grande sonho”, finalizou Lécio Guimarães.

Perfil:
Nome: Lécio Cláudio de Oliveira Guimarães
Apelido: Lécio Guimarães
Estudos: Formação em Administração de Empresas e Educação Física (Pós graduado em Planejamento e Educação Física Escolar)
Local de Nascimento: Brasília (DF)
Data de Nascimento: 29/09/1974
Ídolo no Futebol: Romário
Time de Futebol: Vasco da Gama

Equipes de Tênis de Mesa quê jogou
AABB (Formosa-GO) e ULBRA (Palmas/TO)

Títulos
Como Técnico de Tênis de Mesa
Campeão Norte Nordeste
Vice-campeão dos Jogos da Juventude (COB)
Campeão de dezenas de etapa da Copa Brasil (Circuito Nacional)
Campeão Brasileiro Escolar
Campeão das Olimpíadas Escolares
Campeão Brasileiro
Campeão Latino Americano e Íbero Americano (Olímpio Gomes) e 6º colocado no Campeonato Mundial Escolar

Breve retospectiva
1994 – Curso Técnico da CBTM, com o Professor Nelson Machado – Gurupi;
1995 – Início dos treinamentos em Palmas;
1996 – Criação da FTTM – Palmas;
1997 – 1ª Participação da Seleção do Tocantins no Campeonato Brasileiro – Fortaleza (CE)
1998 – 1ª Medalha da Seleção Tocantinense em Campeonato Brasileiro – 3ª colocação Infantil – Santos (SP)
1999 – Campeão Brasileiro Escolar Equipes e Individual – Ulbra/Mateus Teixeira – Piracicaba (SP)
2000 – Campeão Brasileiro Escolar – Categoria Infantil – Ulbra – Marília (SP)
2001 – Campeão da Seletiva Nacional para o Campeonato Mundial – Piracicaba (SP)
2002 – 6º colocado no Campeonato Mundial Escolar – Bratislava/Eslováquia
2003 – Campeão Brasileiro Individual – Paulo Ricardo (Pré-mirim) / Daniel Silva (Infantil) – São Paulo
2004 – Organização do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa – Palmas
2005 – Campeão íbero Americano Juvenil – Olímpio Gomes -Piracicaba
2006 – Olímpio Gomes vence Seletiva para Seleção Brasileira Adulta – Piracicaba
2007 – Jogos Panamericanos – Rio de Janeiro
2008 – Inauguração da sede e do CT da FTTM – Palmas
2009 – Realização de diversos cursos em parceria com a Toffler Consultoria – Palmas
2010 – Afastamento da FTTM;
2011 – Início das atividades na Secretaria de Esportes

POR ONDE ANDA OLÍMPIO GOMES

https://aloesporte.com.br/por-onde-anda-um-dos-maiores-mesatenistas-do-tocantins-e-do-brasil-olimpio-gomes/

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE UM DOS PRINCIPAIS NOMES DO TÊNIS DE MESA DO TOCANTINS GUILHERME KOCHE

https://aloesporte.com.br/conheca-a-trajetoria-de-um-dos-principais-nomes-do-tenis-de-mesa-do-tocantins-guilherme-koche/

www.aloesporte.com.br