Nunes “artilheiro das decisões” fala na CBN de sua carreira e dos 70 anos do Maraca

0
43
Nunes, ex-Flamengo, contou um pouco da carreira em programa esportivo da rádio CBN Tocantins/17/12/2013 – (Foto: Vilma Nascimento/GLOBOESPORTE.COM)

Nunes “artilheiro das decisões” fala na CBN de sua carreira e dos 70 anos do Maraca

Nos 70 anos do aniversário do Maracanã comemorados hoje dia 16 de junho, o programa CBN Tocantins Esportes – https://www.cbntocantins.com.br/cmlink/cbnto/programas/cbn_esportes/CBNEsportes.cbnto.pro, com Reinaldo Cisterna, entrevistou João Batista Nunes de Oliveira, o atacante Nunes, que fez história com a camisa do Flamengo e era conhecido como “Artilheiro das Decisões”.

Nunes fez parte da geração mais vitoriosa do Flamengo, que entre 1980 e 1983, conquistou três Campeonatos Brasileiros, a Libertadores da América e o Mundial Interclubes. Desde criança sempre torceu pelo Flamengo.

Nunes completa no próximo dia 20 de junho, 66 anos e falou dos também dos gols marcados no Tempo do Futebol Mundial, o Maracanã, relembrou o gol do título de 1982 contra o Atlético Mineiro, do título Mundial de Clubes do Flamengo diante do Liverpool e de Seleção Brasileira, além de dizer que não há comparação entre o time atual do Fla de Jorge Jesus e do tempo dele e do Zico, que ganhou o Mundial de Clubes diante do Liverpool (ING) por 3 x 0, com dois gols dele. Disse também que está com saudades do Tocantins, onde tem muitos amigos, e cita Osvaldo Durães.

5 gols
Foi no Maracanã que Nunes marcou cinco gols contra o Fortaleza numa só partida, no dia 4 de fevereiro de 1981. Este jogo o Flamengo venceu o Fortaleza por 8 x 0. Nunes fala com muito carinho e respeito do palco sagrado do futebol, o Maracanã, que nesta data completa 70 anos. https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Jornalista_M%C3%A1rio_Filho

Segundo Nunes, o Maracanã não foi sua casa, mas sim continua sendo seu lar. Disse ser muito feliz de ter pisado neste gramado vestindo o manto sagrado do Flamengo e da Seleção Brasileira, além de outros clubes. “Foi aqui no Maracanã que vivi muitas glórias, conquistas, joguei ao lado e contra os melhores jogadores de todos os tempos.O Maraca é o palco onde os artistas desfilam seu talento”, agradeceu lembrando que o local é onde está a Maior Torcida do Mundo (Flamengo).

Gol mais importante
Contra o Atlético Mineiro na decisão Brasileiro de 1980, no Maracanã, o grande destaque e nome do jogo foi Nunes, que marcou dois gols na vitória por 3 x 2 sobre o Galo com mais de 150 mil no Maracanã. Nunes relata que estava um jogo muito complicado. Ele recebeu o passe do meio-campista Andrade na entrada da área tentou cruzar para o Zico, mas bola bateu no Silvestre (zagueiro) e voltou para ele, que resolveu em jogada individual, aplicar um bonito drible no zagueiro e na saída de João Leite encobrir o goleiro atleticano, marcando o terceiro gol aos 37 minutos do segundo tempo. “Foi o começo de tudo na minha carreira vitoriosa ao lado de um grupo que ganhou tudo no futebol”, comemorou.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 3 X 2 ATLÉTICO (MG)

Estádio:
 Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de junho de 1980
Árbitro: 
José de Assis Aragão (SP)
Público: 154.355 pessoas

Gols:
 Nunes (7’/1ºT), Reinaldo (8’/1ºT), Zico (44’/1ºT), Reinaldo (21’/2ºT) e Nunes (37’/2ºT)

FLAMENGO:
 Raul; Toninho, Manguito, Marinho e Júnior; Andrade, Carpegiani (Adílio) e Zico; Tita, Nunes e Júnior César – Técnico: Cláudio Coutinho

ATLÉTICO-MG: 
João Leite; Orlando (Silvestre), Osmar, Luisinho (Geraldo) e Jorge Valença; Chicão, Toninho Cerezo e Palhinha; Pedrinho, Reinaldo e Éder – Técnico: Procópio Cardoso

Dispensado
Chegou ao Flamengo com 12 anos e atuou base Rubro-Negra, mas aos 14 anos acabou sendo dispensado e quando isso ocorreu falou em tom de profeta, a quem estava mandando ele embora: “Um dia vocês terão que pagar caro para eu voltar aqui e jogar pelo Flamengo”, lembrou e isso ocorreu em 79 quando estava no México, a diretoria do Flamengo pagou caro para contratá-lo e trazer para a Gávea. Me orgulho de bater no peito e dizer que sou campeão do Mundo pelo time de coração”, profetizou.

Fla de Jorge Jesus e o time de 1981
Nunes disse que não gosta de fazer nenhuma comparação ao time de 1981 em relação de Jorge Jesus de hoje. Segundo ele, não existe esta comparação, primeiro que o Fla de Zico, Nunes & CIA foi campeão Mundial e o atual não. “Nenhum jogador de hoje seria titular naquele time de 1981. E hoje se existisse aquele time, o Flamengo não precisaria contratar nenhum destes jogadores que estão lá hoje. Primeiro precisa ganhar o Mundial”, cutucou o Artilheiro.

Seleção Brasileira
Foi o único jogador na época convocado para Seleção Brasileira de 1978 da Região Norte/Nordeste. No ano de 1978, Nunes estava no elenco da Seleção Brasileira que se preparava para a Copa do Mundo da Argentina. O técnico Cláudio Coutinho tinha Reinaldo e Nunes. E, segundo ele, todos os jogos do Santa Cruz tinha um observador da Seleção assistido aos jogos e de olho nele, mas Nunes disse que não sabia.

E durante os treinos da Seleção, Nunes, que era reserva do Reinaldo ganhou em campo a titularidade, mas como ele mesmo diz, conseguiu se garantir no time principal, mas infelizmente, se contundiu durante um treino, há uma semana da Copa de 78, ficando de fora da competição. E aí Coutinho chamou Roberto Dinamite e Reinaldo virou o titular após sua saída. “Houve uma lealdade entre Reinaldo e eu e quem estava em campo o outro ficava de fora torcendo”, comentou.

https://www.cbntocantins.com.br/cmlink/cbnto/programas/cbn_esportes/CBNEsportes.cbnto.pro