Confira como está hoje o volante Tiú campeão pelo Interporto e Juventude de Primavera do Leste

0
40

Confira como está hoje o volante Tiú campeão pelo Interporto e Juventude de Primavera do Leste

Confira como está hoje o volante Tiú campeão pelo Interporto e Juventude de Primavera do Leste. Cleomar Ferreira Guimarães, conhecido no futebol pelo apelido de Tiú, jogava em várias posições no Interporto Sub-20, e sob o comando do técnico Pedrinho acabou sendo efetivado a posição de volante, onde permaneceu durante toda a carreira. Vestiu as camisas do Interporto, Palmas (https://palmasfr.com/), Juventude de Primavera do Leste (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_Esportiva_e_Recreativa_Juventude). Encerrou a carreira em 2004.

Conquistou o título Sub-20 de 1997 defendendo as cores do Interporto. Já no ano de 1999 foi campeão Tocantinense jogando no time profissional novamente pelo Tigre e, em 2000, jogando fora do Tocantins foi campeão Matogrossense pelo Juventude de Primavera do Leste (MT).

Silvanópolis
Tiú nasceu no dia 29/12/1978, na cidade de Porto Nacional, porém, enraizou-se no município de Silvanópolis, local onde residem seus familiares. Ele é casado e tem uma filha, e hoje moram em Palmas.

Carreira
Cleomar Ferreira Guimarães, conhecido como Tiú, disse que só nasceu em Porto Nacional, mas que sempre residiu em Sivanópolis até vir para Palmas. Ele cita que começou a jogar futebol nos campeonatos amadores na cidade de Silvanópolis e Porto Nacional, foi quando recebeu um convite para ir jogar na categoria Sub-20 (Juniores na época), do Interporto.

Não titubeou e aceitou o convite. Isso aconteceu no ano de 1997, por meio do técnico Pedrinho, na época que comanda a base do Tigre. “Na verdade eu era atacante no futebol amador, mas como jogava em várias posições, no Interporto Sub-20 ganhei a função de volante, me adaptei e acabei me tornando um meio-campista”, explicou.

Campeão Sub-20
Tíú lembra que em 1997 o Interporto foi campeão Estadual Sub-20 contra o Tocantinópolis, lá no campo do TEC, em Tocantinópolis. Em 1999, foi vice-campeão perdendo para o Tocantinópolis. No mesmo ano Tiú subiu para o time profissional do Interporto e de cara já participou da conquista do título Estadual diante do TEC no profissional.

Ele recorda que no ano seguinte o Tigre disputou a Copa Centro-Oeste e Copa do Brasil. E no ano de 2000 foi vice-campeão perdendo a decisão para o Palmas.

Terminado o Campeonato Tocantinense Tiú foi convidado para jogar no Campeonato Matogrossense pelo Juventude de Primavera do Leste. Aceitou o convite e também ajudou o time a conquistar o título estadual do Mato Grosso, em 2000.

Jogador tocantinense Tiú campeão pelo Primavera do leste no mato Grosso no ano de 2000 – Fotos: Arquivo pessoal

Em 2001 recebeu novo convite para voltar ao Juventude, mas como não tinha passe livre, a diretoria do Interporto disse não ao clube interessado. Ainda jogou em 2001 pelo Interporto o Campeonato Tocantinense.

Palmas
No ano de 2002 foi contratado para jogar pelo Palmas. A equipe ficou com o vice-campeonato Estadual perdendo a decisão para o TEC, no Nilton Santos, e depois disputou pelo Tricolor a Copa do Brasil e a Copa Centro-Oeste. “Voltei para o Interporto para disputar o Tocantinense de 2003 e 2004, quando decidi encerrar a carreira de jogador profissional, pelo fato de não haver chances de ascender na carreira para uma equipe de renome devido à idade um pouco elevada, uma vez que os clubes só contratavam jogadores com idade abaixo de 22 anos” ressaltou.

Convites
Tiú recorda ainda que quando foi campeão em 1999 pelo Interporto recebeu convites de um empresário do Estado de Goiás para jogar no Ipatinga de Minas Gerais, Ipiranga (MG) e Flamengo de Guarulhos (SP). Mas não saiu ficou em Porto.

Em 2000 após o título do estadual Matogrossense foi convidado pelo presidente do Juventude para jogar no Cianorte do Paraná, mas como tinha passe vinculado ao Interporto, o time tocantinense, mais uma vez liberou.

Apelido

Com relação ao apelido de Tiú, Cleomar disse que quando era criança, uma vizinha começou a comentar com a família dele e pessoas próximas “que eu chorava chamando tiú”, uma espécie de lagarto. “Quando fui crescendo fiquei zangado com o apelido, mas como comecei a reclamar não deu outra pegou e todos me chamam até hoje por Tiú. Tudo bem”, explicou.

Concurso Público
Após deixar o futebol no ano de 2004, resolveu investir em um concurso público e, logo foi aprovado certame da Polícia Militar do Tocantins, a qual exerce a função de Policial Militar, lotado na Casa Militar, no Palácio Araguaia como agente de Segurança de Autoridade. “Fui aprovado no Concurso Público, em 2006, na PMTO, e já tenho 14 anos de efetivo de serviço”, finalizou.

Perfil
Nome: Cleomar Ferreira Guimarães
Apelido: Tiú
Natural: Porto Nacional (TO)
Data de nascimento: 29/12/1978
Ídolo no futebol: Sou Torcedor do São Paulo FC e tenho como Ídolo no Futebol Mundial o ex-jogador Careca, do São Paulo, Nápoli (ITA) e Seleção Brasileira

www.aloesporte.com.br