‘Cover de Holyfield’ encara gigante russo por cinturão dos pesados

0
160

O boxeador britânico David Haye tem 1,91 metro, pesa 98,8 quilos e já foi campeão dos cruzadores pelo Conselho Mundial e Organização Mundial de Boxe. Neste sábado, em Nuremberg, Alemanha, tenta repetir o feito de Evander Holyfield e conquistar também o cinturão dos pesos pesados, versão Associação Mundial de Boxe.


Mas Haye, de 29 anos, não tem as mesmas qualidades técnicas da lenda norte-americana. Por isso está sendo tratado como zebra e o duelo contra o gigante russo Nikolay Valuev visto como uma nova versão de ”David contra Golias”.


Valuev, de 36 anos, tem 2,13 metros e pesa 142,8 quilos. ”Só que desta vez a vitória será do Golias, pois o David esqueceu as pedras no Reino Unido”, brincou o empresário Don King, sempre espirituoso.


Haye não concorda com os críticos, quando dizem que lhe falta pegada. ”Um nocaute é sempre importante. Derrubar um gigante é ainda mais excitante. E eu acredito que tenho condições de derrubá-lo”, afirmou o londrino, que venceu 21 das 22 lutas na carreira por nocaute. Ele só perdeu um duelo. ”Valuev nunca enfrentou um grande pegador. Tenho a oportunidade de ser o primeiro a deixá-lo de joelhos”, continuou o britânico, que chegou a chamar Valuev de ator circense.


De poucas expressões faciais, o russo não polemizou. ”Nunca escutei coisas assim, mas antes da luta pode-se falar qualquer coisa. Eu quero ver é confirmar isso dentro do ringue”, afirmou o grandalhão, que soma 50 vitórias (34 nocautes) e uma derrota.


Os dois lutadores vão estar em ação pela primeira vez no ano. Valuev fez sua última apresentação em dezembro de 2008, quando bateu Evander Holyfield por pontos. Haye lutou em novembro e derrotou Monte Barret, por nocaute, no quinto assalto.


David Haye tem um cartel de 23 lutas, com apenas uma derrota. Entre os pesos pesados, lutou apenas uma vez, no fim de 2008, contra Monte Barrett, e venceu por nocaute. Com 1,91 m e 97 kg, ele terá de encarar os 2,13 m e 140 kg do gigante russo. Valuev perdeu apenas uma vez em 52 lutas e vem de quatro triunfos.
 


 


(Fonte:AE)