O que estará fazendo hoje um dos pioneiros da crônica esportiva do Tocantins Luiz Carlos Lula

0
78
Luiz Carlos Lula entrevistando o técnico Carlos Magno, no gramado do Estádio Nilton Santos – Fotos: Arquivo Pessoal

O que estará fazendo hoje um dos pioneiros da crônica esportiva do Tocantins Luiz Carlos Lula

Locutor Sertanejo e repórter de campo por muitos anos nas principais emissoras de rádio do Tocantins, e também em Goiânia, Luiz Carlos Ferreira, o Lula, nasceu no dia 9 de junho de 1962, na cidade mineira de Bom Despacho, na região do Alto São Francisco. Veio para o Tocantins, mais precisamente residir na cidade de Paraíso, no ano de 1986. Hoje Lula trabalha na Empresa Ricanato Imobiliária com o carro de som. Lula é um dos pioneiros da crônica esportiva do Tocantins.

Trajetória
Lula conta que iniciou sua carreira e trajetória no rádio, na década de 80, no ano de 1984, em Goiânia, na Brasil Central como Locutor Sertanejo. Mas recorda ainda que antes disso morou na cidade de Jussara (GO).

Na Brasil Central ele permaneceu até 1986, onde teve uma boa experiência. Neste mesmo ano mudou-se para a cidade tocantinense de Paraíso do Tocantins, também trabalhando como Locutor Sertanejo, na Rádio Independência.

Segundo ele, um certo dia, tinha uma transmissão de jogo para fazer e a rádio estava sem o repórter de campo e o diretor de Esportes da emissora Osmar Moraes Figueiroa não sabia como fazer. Foi daí que Lula pediu ao diretor para trabalhar na partida e ele prontamente o atendeu. Conta Lula que a transmissão do jogo foi feita pelo narrador Eliezer Santos e ele na reportagem de campo. “Fui muito bem naquele jogo como repórter de campo e acabei agradando a todos e, em especial, o diretor que acertou que dali em diante eu seria repórter e me contratou para a função”, comemorou Lula que permaneceu na equipe até 1991.

Lula (E), Paulo Borges e Eliezer Santos durante transmissão pela Rádio Independência de Paraíso

Porto Nacional
O mineirinho ia abrindo espaço no território tocantinense. Depois de boa passagem pela cidade de Paraíso do Tocantins, Lula mudou-se para Porto Nacional, onde foi trabalhar na Rádio Anhanguera do Grupo Jaime Câmara. Na emissora, ainda trabalhou como Locutor Sertanejo, mas como já tinha conhecimento de repórter de campo, não demorou muito para fazer parte da recém criada Equipe de Esportes da Rádio Anhanguera. A equipe se chamava Esporte Lance e tinha na cabeça Miguel Rodrigues //aloesporte.com.br/por-onde-anda-o-narrador-miguel-rodrigues-que-marcou-historia-em-porto-nacional-e-paraiso/e R. Mendes, além dos parceiros Edgar Mascarenhas e João Macedo e Lula na reportagem de campo.

Segundo Lula, foi um período de muito sucesso, já que a equipe acompanhava as equipes de Porto Nacional no futebol Amador e depois no profissional. Nesta época, a equipe do Taquarussú mandava seus jogos nas competições do futebol tocantinense no Estádio General Sampaio, de Porto Nacional, e a rádio transmitia os jogos.

Seleção Brasileira
Ao lado do narrador Miguel Rodrigues, Lula relembra a transmissão feita em Goiânia no ano de 1991, entre Brasil 2 x 1 Checoslováquia. Segundo ele, foi um sucesso a transmissão ater então nenhuma emissora do Tocantins havia feito uma narração de um jogo tão importante como este. Lula conta que a Organização Jaime Câmara deu total apoio para eles na transmissão mesma afirmação recente do locutor Miguel Rodrigues. Pela Rádio Anhanguera Lula permaneceu até 1993, quando mudou-se para Palmas.

Palmas
Na capital tocantinense veio trabalhar na TV Comunicatins do Governo do Estado. Tão logo foi criada a Equipe Manchete Esportiva do Tocantins, que tinha Valdemar Júnior (hoje o deputado estadual), Shirley Cruz, Jean Faber e Luciano Moreira. Lula conta que era produtor do programa, mas que de vez em quando também atuava como repórter.

Depois da Comunicatins, Lula foi trabalhar como motorista na Prefeitura de Palmas. Por volta de 2002, foi para a Rádio Palmas FM (hoje 96 FM), na Redesat. Naquela época, quem comandava a rádio era o jornalista Wagner Quintanilha, que tinha Darlan Andrade como Superintendente da Redesat. A Equipe Esporte Em Debate fez muito sucesso nas coberturas do Palmas pelo Brasileiro da Série C e Copa do Brasil 2004 – que tinha o comando do Núbio Brito. A equipe era composta ainda de Gilmar Santos, Lula, Élcio Dias e Odair Fonseca.

Lula não se recorda ao certo, mas acredita que após 2006 com a saída de Núbio Brito, que retornou para Gurupi, assumiu Ademar Costa, com o Esporte Mais, que tinha no time Gilmar Santos, Márcio Ricardo, Élcio Dias e Lula.

Profissionais
Lula se orgulha de ter trabalho com os principais nomes da narração esportiva do Tocantins e e faz questão de citá-los como: Eliezer Santos, Kim Domingues, Miguel Rodrigues, Edmilson Silva, Domingos Santos, Horlan Tavares e Gilmar Santos.

Perfil
Nome: Luiz Carlos Ferreira
Apelido: Lula
Natural: Bom Despacho (MG)
Nasceu: 09/06/1962 (58 anos)
Casado: Elisabeth da Silva Ferreira
Residência: Palmas

www.aloesporte.com.br