Vamos saber como está o ponta esquerda Rinaldo da cidade de Peixe e que brilhou no Goiás e no Cruzeiro

0
102

Vamos saber como está o ponta esquerda Rinaldo da cidade de Peixe e que brilhou no Goiás e no Cruzeiro

Vamos saber como está o ponta esquerda Rinaldo da cidade de Peixe e que brilhou no Goiás e no Cruzeiro. Vereador por dois mandatos na cidade natal de Peixe (1989/1992 e 1993/1996). Vestindo a camisa do Goiás marcou 75 gols. Foi destaque também com a camisa azul do Cruzeiro de Raul, Piazza, Tostão e CIA, bicampeão Mineiro nos anos de 72/73. Também vestiu as cores do Vila Nova (GO), Mixto de Cuiabá e Goiânia. Estamos falando de Rinaldo Irineu Silva, natural da cidade tocantinense de Peixe, na Região Sul do Estado, e hoje com 72 anos de idade. A pergunta é óbvia: Cadê o ponta-esquerda Rinaldo? Simples. Ele está morando atualmente na cidade de Goiânia, onde curte sua aposentadoria e muitas histórias interessantes.

Primeiro

Tínhamos como primeiro jogador a sair do Estado para fazer sucesso em outros centros Mazinho (Porto Nacional), Tiba (Araguaína), Roni (Aurora), Lúcio Bala (Alvorada), entre outros, mas a história do jogador nascido em Peixe (TO), Rinaldo (1963) mostra que ele foi o primeiro jogador a abrir as portas para os demais saindo do Tocantins, a terra fértil de novos e velhos talentos. Vale lembrar que o Tocantins foi criado em 1988, com a promulgação da Constituição brasileira. Antes, as terras que hoje correspondem ao território do Tocantins faziam parte do Estado de Goiás.

Macalé, Márcio, Nonoca, Matinha,Milton e Donizette. Adavolson (Pelezinho), Alexandre Bueno, Amado, Tostão e Rinaldo – Fotos: Arquivo pessoal

Carreira

Saiu da cidade natal Peixe e foi para Goiânia, em 1963, onde Iniciou a carreira no juvenil do Goiás, como ponta de lança, posição do jogador que se coloca no centro da linha de ataque. “Depois me firmei como ponta-esquerda e fiz muito sucesso nesta posição”, ressaltou.

Em 1963, Rinaldo conta que quando realizou o primeiro treinamento pelo Goiás, no Estádio Olímpico, bairro popular, centro de Goiânia, só tinha duas bolas, uma ficava com um grupo e a outra com os chamados “feras”. “O primeiro treinador foi Rubens Brandão. “Vi o Goiás nascer. Esse sofrimento do início do clube, transformou o Goiás Esporte Clube numa das principais estruturas do futebol brasileiro atualmente”. Mas dizem por lá que Rinaldo foi o primeiro jogador a sair do Goiás e atuar num time grande, no caso o Cruzeiro.

Estreia

Fazendo bons jogos pelo time juvenil, Rinaldo era só uma questão de tempo para entrar no time principal e não sair mais. Quis a história que ele estreasse justamente num jogo memorável contra o Santos de Pelé, no Serra Dourada, em 1968. Neste jogo histórico, a partida terminou 3 x 3. “Fui lançado oficialmente pelo Goiás numa partida deste quilate. Fiz dois gols e dali em diante, começaram a me olhar de forma diferente no clube. Fui ganhando espaço”, destacou Rinaldo. Este foi o primeiro confronto entre os dois clubes. Pelé foi autor de um dos gols do Peixe.

Naquele ano ainda teve um jogo internacional do Goiás diante do Aliança do Peru, que era base da seleção peruana e o Goiás venceu por 3 x 0 e mais uma vez Rinaldo se destacou no jogo. Em agosto de 1971, depois de muita insistência, o Goiás acertou a venda de Rinaldo para o Cruzeiro, onde foi bicampeão Mineiro e 72/73.

Em 1974 foi jogar no Vila Nova, que naquele ano havia conquistado acesso à elite do futebol brasileiro, mas acabou caiando no mesmo ano. Mesmo assim foi vice-campeão Goiano. Retornou para o Cruzeiro. “Antes de jogar no Cruzeiro o Goiás teve propostas do Vasco, Danúbio (URU) e da Portuguesa, mas o Goiás recusou todas. Forcei a barra e consegui ir para o Cruzeiro”, comentou.

No ano de 1977, o  conhecido técnico Dino Sani, que estava no Palmeiras tentou levá-lo para o Verdão, mas o Goiás recusou. Novamente Dino Sani, agora no Internacional fez nova tentativa e o Goiás disse não. Em 79/80, Rinaldo teve um jogador amigo dele que saiu do Goiás e estava na Arábia Saudita e o convidou para jogar fora do Brasil, e Goiás frustrou o sonho de Rinaldo novamente não o liberando. Neste ano foi para Cuiabá e jogou no Mixto. No retorno assinou com o Goiânia, onde conseguiu fazer sua faculdade de Educação Física, pois só treinava duas vezes por semana parta poder estudar.

Parando com o futebol assumiu a Secretaria de Esportes de Porangatu (GO). Como era concursado no Estado retornou para Peixe, sua terra natal, onde exerceu o cargo de vereador por dois mandatos.

Depois foi nomeado pelo ex-governador do Tocantins Siqueira Campos para participar do primeiro Conselho de Esporte do estado. Ajudou também a fundar a Federação Tocantinense de Futebol (FTF).  “A posse do primeiro mandato da FTF em homenagem a mim foi feito na cidade de Peixe”, destacou.

Depois assumiu a presidência da Associação de Garantia ao Atleta Profissional (Agap/GO), onde permaneceu no cargo dez anos como presidente. Hoje exerce a função de Diretor Financeiro da entidade. “Na minha época como presidente consegui comprar a sede que hoje abriga a Agap em Goiânia. Este foi um grande feito quando presidente”, comemorou.

Ainda em Goiânia, Rinaldo retornou ao cargo efetivo no Governo do Estado de Goiás trabalhando na Secretaria de Esportes. E depois acabou se aposentado.

Nesta terça-feira (5), às 11h30, Rinaldo é o entrevistado do programa CBN Tocantins Esporteswww.cbntocantins.com.br Sintonize os 101.9 (Palmas) ou 106.3 (Araguaína). 

CONFIRA COMO FOI A ENTREVISTA NA CBN – https://www.cbntocantins.com.br/cmlink/cbnto/programas/cbn_esportes/CBNEsportes.cbnto.pro

 

Perfil
Nome: Rinaldo Irineu Silva
Apelido: Rinaldo
Natural: Peixe (TO)
Idade: 24/10/1847 (72 anos)
Posição: Começou como ponta de lança e se firmou como ponta-esquerda
Ídolo no futebol: Tostão
Times que jogou
Goiás
Cruzeiro
Vila Nova (GO)
Mixto (MT)
Goiânia

www.aloesporte.com.br