Palmas sediará a 4ª e última etapa do Campeonato Estadual de Drift no domingo

0
43
Kartódromo Rubens Barrichello, em palmas, recebe a 4ª e última Etapa do Campeonato Estadual de Drift do Tocantins - Divulgação

Palmas sediará a 4ª e última etapa do Campeonato Estadual de Drift no domingo

Palmas sediará no próximo domingo dia 8 de dezembro – a 4º e última Etapa do Campeonato Estadual de Drift do Tocantins. A prova acontecerá no Kartódromo Rubens Barrichello e já conta com aproximadamente 14 pilotos, entre os participantes, estão pilotos do Tocantins e Distrito Federal.

Os treinos livres aconteceram a partir das 10 horas e encerrando às 12 horas. A partir das 14 horas terá início as classificatórias e, logo após, as batalhas entre os pilotos que foram classificados.

Será cobrada o valor de R$ 10 e mais 1 kg de alimento não perecível para entrar. O evento contará com outras atrações para abrilhantar ainda mais como, exposição de carros antigos, rebaixados, e após o término da prova para que o público possa conhecer e se inteirar mais sobre a categoria, conhecer os carros, interagir com os pilotos, enfim, ter a oportunidade de conhecer e sentir de perto a adrenalina e emoção do Drift, e logo após, terá som automotivo com carros convidados para dar continuidade a festa.

Kartódromo Rubens Barrichello, em palmas, recebe a 4ª e última Etapa do Campeonato Estadual de Drift do Tocantins – Divulgação

A realização da prova e do Palmas Clube de automobilismo com Supervisão da Federação de automobilismo do Tocantins e da Confederação Brasileira de automobilismo –CBA

Pontuação do Campeonato Pontuação Total
Gustavo Koch 75 Pontos
Jader Daniel 44 Pontos
Cairo Carlos 33 Pontos
Vitor Pieruccine 18 Pontos
Luis Carlos Hagestedt (Alemão) 15 Pontos

O que é Drift?
O Drift é uma técnica que surgiu no Japão nos anos de 1970 e vem ganhando espaço como um novo esporte nas pistas do Brasil.

A popularização do esporte no Brasil se deu após a série de filmes “Velozes e Furiosos”, que mostrou competições de Drift em Tokyo.

O Esporte é muito mais do que uma corrida automobilística, ele oferece um espetáculo para os espectadores, proporcionando uma grande interação entre público e pilotos.
O público vai ao delírio quando presencia ao vivo todas essas manobras de cinema, sente na pele a fumaça dos pneus e ouve de pertinho o ronco dos motores que são levados ao limite em busca de uma curva perfeita.

Detalhes Técnicos e Regras
No Drift vence aquele que unir alta velocidade com ângulo do Drift simultaneamente, demonstrando um melhor aproveitamento da pista e controle de seu veículo em um percurso, ou traçado como é chamado, que é pré-definido pela organização e sinalizado com clip points, inside clips e outside zones.
Os Clip Points são sinalizações posicionadas nas curvas, demarcando os pontos onde o veículo deverá passar. Existem inside clips, que demarcam onde o piloto deverá passar com a parte dianteira do carro o mais próximo possível, outside clips, que demarcam onde o piloto deverá passar com a parte traseira do veículo o mais próximo possível e outside zones, que tem a mesma funcção dos clip points mas representam um trecho contínuo em que os carros devem alcançar. Lembrando que os clip points não deverão ser encostados pelo carro.

Classificatórias
As competições de Drift se iniciam com os treinos, mas a ação começa de verdade na pista quando se iniciam as voltas classificatórias. Cada piloto tem direito à 3 voltas na pista e é julgado por três juízes, que julgarão somente um dos critérios abaixo cada um.
1. Estilo:
É a sensação geral da volta e engloba aspectos como agressividade, fluidez do drift, nível de dificuldade, transições e outros aspectos que fazem com que o piloto apresente um verdadeiro espetáculo com seu carro.
2. Linha:
Aqui é julgado o caminho ideal que o piloto deve realizar durante o percurso marcado pelos Clip Points e com o mínimo de correções possíveis. Caso o piloto faça grandes correções no acelerador, volante e freio de mão será descontado de pontos. Também sofrerá uma penalidade o piloto que “atropelar” um Clip Point.
3. Velocidade e Ângulo:
Refere-se à quantidade de contra-esterço e ângulo do deslizamento traseiro relativo à pista. O ângulo não é considerado pelo máximo atingido, mas pela capacidade do competidor de manter o maior ângulo possível constantemente. Isso deverá ser feito em todas as curvas do percurso.
Leva-se em consideração também a velocidade de entrada nas curvas e a capacidade do piloto de manter-la durante o Drift.
Ao fim de cada volta o piloto receberá pontos baseados em cada critério, que serão somados e totalizarão a pontuação da volta. Para se classificar para as batalhas será considerada somente a melhor volta de cada piloto, a partir destas classificatórias serão montadas as chaves para as batalhas.
Batalhas
Esse é o ponto alto da competição, batalhas emocionantes com carros colados porta à porta e levantando muita fumaça! Cada batalha consiste em duas voltas, com um revezando de liderança e perseguição em cada volta. Elas são organizadas em chaves baseadas nas colocações da etapa classificatória, tendo o primeiro colocado batalhando com o ultimo e assim por diante.
Nesta fase os juízes irão julgar o conjunto das duas voltas da batalhas, ainda julgando separadamente porém com os mesmo critérios. Ao final das duas voltas será dado o resultado considerando o voto de cada juiz, podendo ser piloto A ou B vence ou empate.
O piloto que está liderando a volta será julgado baseado nos mesmo critérios anteriores: Velocidade e Ângulo, Linhas e Estilo. Já o piloto que está em perseguição será julgado pela proximidade com seu competidor, pela capacidade de seguir o traçado do oponente e pelo Estilo.
Para o vencedor ser declarado ele deverá ter no mínimo 2 votos em seu favor. No caso de um empate será pedido que os pilotos façam mais 2 voltas para definir um vencedor, poderá haver um número indeterminado de empates se necessário.
Vale lembrar da regra de ouro da competição: Rodou Zerou! O piloto que rodar terá a pontuação da volta zerada.

www.aloesporte.com.br.br