Palmas e do Interporto estreiam neste sábado, 4, no Campeonato Brasileiro da Série D. O Palmas enfrenta a Corumbaense, no Estádio Arthur Marinho, às 18 horas, em Corumbá (MS). Já o Interporto estreia contra a Juazeirense, às 16 no Estádio General Sampaio, e o Porto Nacional, com transmissão da Rádio CBN Tocantins – www.cbntocantins.com.br
Palmas
O Palmas integra o Grupo 10 ao lado do Iporá (GO), Sinop (MT) e Corumbaense (MS).
O Tricolor este ano já participou da Copa do Brasil em fevereiro e foi eliminado na primeira fase pelo Juventude (RS). Já no Campeonato Tocantinense segue com a melhor equipe da competição com 12 pontos, mesmo tendo perdido o último jogo para o Força Jovem em pleno Estádio Nilton Santos, na Capital.
Já o Corumbaense Futebol Clube será o primeiro representante de Mato Grosso do Sul a entrar em campo no Campeonato Brasileiro da Série D pelo grupo A10. O Carijó manteve a base do time que disputou o Estadual, assim como o treinador José Humberto de Oliveira. Apenas sete jogadores deixaram o elenco que contará quatro reforços, dois sendo velhos conhecidos da torcida. O zagueiro Jaime e o volante Mutuca retornam ao time depois de disputar o estadual em 2018. Além deles, o clube apresentou o volante Peterson que estava no Aquidauanense e o atacante Cassiano que veio do Luverdense-MT.
Interporto
Em situação complicada no Campeonato Tocantinense, já que ocupa a última colocação no Grupo A com quatro pontos e com apenas mais uma partida diante do Palmas, agora este jogou saiu do dia 8 e passou para o dia 15 de maio, às 16 horas, em Porto Nacional. Só a vitória interessa. Outro resultado pode rebaixar o Tigre para a Segunda Divisão. Mas pensando num patamar melhor, a diretoria trouxe o técnico Carlos Magno, o maior vencedor de títulos no futebol tocantinense com seis conquistas na Primeira Divisão e uma na Segunda Divisão.
Mas para o Brasileiro da Série D, o cenário ainda é assustador justamente e pelo fato do time não estar bem no Tocantins. A expectativa é que jogando em casa diante dos torcedores de Porto Nacional o Interporto consiga superar seus problemas e conquiste um bom resultado. O Interporto entrou na disputa de última hora, após a desistência do Gurupi de todas as competições.
Regulamento
O Brasileiro da Série D envolve 68 equipes lutando por apenas quatro acessos para a Série C de 2020. A finalíssima que indicará o campeão está prevista para o dia 18 de agosto.
Os participantes estão divididos em 17 grupos de quatro times distribuídos de acordo com critérios geográficos. Somente os campeões de chave mais os 15 melhores segundos avançam ao mata-mata.
Nas segunda e terceira fases, os confrontos seguem sendo regionalizados. Nas quartas de final, na semifinal e na final, a equipe de melhor campanha, além de fazer o segundo jogo como mandante, encara o de pior e assim sucessivamente.
Vale destacar que o mata-mata não tem gol fora como critério de desempate. Ou seja, em caso de empate no somatório dos confrontos, o vencedor será conhecido após disputas de penalidades máximas.
Ficha Técnica
Interporto: Márcio; Arthur, Barros, Vitor Louco e Elson; Douglas, Rodrigo e Bagagem; Damião, Werly e Kênia. Técnico: Carlos Magno
Juazeirense: Deijair; Ewerton, Emílio, Emerson e Marquinhos; Waguinho, Caio Cezar, Hugo e Jeam; Alef e Toni Galego.Técnico: Carlos Rabelo.
Árbitro: Alexandre de Sousa Peixoto (CE)
Assistente 1: Eleutério Felipe Marques Júnior (CE)
Assistente 2: Anderson Silveira Ribeiro (CE)
Quarto árbitro: Dagoberto Silva Modesto (TO)
https://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-d/ – Tabela da Série D