Alemanha x Inglaterra – Rivalidade em campo pelo Mundial

0
161

Alemanha e Inglaterra se enfrentam às 11 horas deste domingo, no Estádio Free State, em Bloemfontein, dando sequência às oitavas-de-final da Copa do Mundo em um duelo que promete pegar fogo na África do Sul. Os dois times protagonizam uma das maiores rivalidades do futebol internacional, desde quando os ingleses conquistaram a Copa de 1966, como anfitriões, ao bateram o time alemão por 4 a 2 na final daquele Mundial.


Na ocasião, o atacante Hurst marcou um gol polêmico na prorrogação, ao chutar a bola no travessão e ver a redonda quicar em cima da linha. O árbitro deu o gol, e desde então, nunca se soube se a bola realmente entrou ou não. Muito tempo se passou, e a rivalidade continuou crescendo. Na Copa de 1990, os alemães deram o troco, quando as duas equipes se enfrentaram pelas semifinais. A Alemanha venceu nos pênaltis, e acabou conquistando o título daquela ano ao bater a Argentina na final.


Ao todo, foram 27 jogos realizados entre as duas equipes, com vantagem inglesa. O English Team venceu doze vezes, contra dez dos alemães, sendo que foram cinco empates. Em uma outra partida memorável, a seleção inglesa bateu a Alemanha por 5 a 1 em Munique, em jogo válido pelas Eliminatórias européias da Copa do Mundo de 2002. O vencedor desta partida terá outra pedreira pela frente, já que enfrenta quem passar entre Argentina e México nas quartas-de-final. O adversário será conhecido também no domingo, a partir das 15h30.


Mistério…
O técnico Joachim Löw ainda tem algumas dúvidas para escalar a seleção alemã. O lateral-esquerdo Boateng, com dores nas costas e na panturrilha, além do meia Schweinsteiger, que sofreu uma pancada na coxa direita, podem ficar de fora do jogo. Quem definitivamente desfalca o time é o brasileiro Cacau, que sofreu uma lesão nos músculos abdominais no treino da última sexta-feira (25).


Caso não joguem, Kroos (meia) e Jansen (lateral) serão os prováveis substitutos, mas Löw afirmou que só irá divulgar a escalação momentos antes do clássico. O artilheiro Klose, por outro lado, retorna de lesão.


Sem gentilezas
Perguntado a respeito do duelo deste domingo, o capitão da Alemanha, Phillip Lahm, afirmou que sua seleção não tratará os adversários com nenhuma gentileza. ”No domingo iremos para as divididas com sede, com força, vamos partir para cima deles”, disse o jogador. Lahm também disse que não se importa com os confrontos anteriores, estando focado no ”agora”.


”Estamos em 2010, os jogos que passaram não significam muita coisa para a gente. Não éramos nem nascidos, mas o duelo de domingo, pelo contrário, significa muito”, concluiu.


Síndrome dos pênaltis
Após três jogos disputados nesta Copa e uma segunda colocação no Grupo C, os ingleses ainda não empolgaram e uma sombra de dúvida paira sobre a equipe. Considerada favorita antes do Mundial, a equipe sofreu para empatar com Estados Unidos e Argélia, e tomou sufoco da Eslovênia na partida que garantiu sua classificação, com uma vitória por 1 a 0.


Como sempre acontece com bons times ao longo da história, a esperança da Inglaterra é embalar na fase final. Para tal, nada melhor do que uma vitória contra a grande rival Alemanha. O capitão Steven Gerrard falou da importância do duelo, e afirmou que quer resolver a parada no tempo regulamentar. ”Pressão existe, mas nossos jogadores são experientes. Este é um encontro histórico. Queremos resolver nos primeiros 90 minutos, mas estamos preparados para a prorrogação e os pênaltis”, disse.


O desejo de Gerrard tem razão. Nas últimas três decisões por pênaltis que disputou em Copas do Mundo, o time inglês levou a pior. Primeiro em 1990, diante da própria Alemanha. Em 1998, o English Team foi eliminado pela Argentina, nas oitavas-de-final, e na Copa de 2006, perdeu para Portugal, nas quartas.


Mesmo time
O técnico Fabio Capello deve apostar no mesmo time que derrotou a Eslovênia, conquistando a primeira vitória neste Mundial, para enfrentar a Alemanha. A única mudança pode ocorrer na zaga, com o retorno de Jamie Carragher no lugar de Matthew Upson. O baixinho, porém matador Jermaine Defoe, está confirmado no comando do ataque, ao lado de Wayne Rooney.


Diga-se de passagem, Rooney terá uma grande oportunidade de quebrar sua sina de nunca ter marcado um gol em Copas do Mundo. Para Gerrard, o atacante deve desencantar neste domingo. ”A pressão não está só sobre ele, mas amanhã pode ser decisivo, a partida é decisiva, do jeito que ele gosta”, ressaltou.


Ficha Técnica

Alemanha x Inglaterra

Local: Estádio Free State, em Bloemfontein, na África do Sul
Data: 27/06/2010
Horário: 11 horas
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)

Alemanha
Neuer, Lahm, Friedrich, Mertesacker e Boateng (Jansen); Schweinsteiger (Kroos), Khedira, Özil e Muller; Podolski e Klose.
Técnico: Joachim Löw

Inglaterra
James; Johnson, Terry, Carragher (Upson) e A. Cole; Gerrard, Lampard, Barry e Milner; Rooney e Defoe.
Técnico: Fabio Capello



Agência Futebol Interior

 
.