Tocantins comemora título inédito na Copa Norte Nordeste de Ciclismo

1
439
duas rodas
Equipe do Tocantins comemora no pódio a conquista do título - Divulgação
Seleção tocantinense vence 41ª edição da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada (Fotos: Luciana Pires)
ciclismo
Seleção tocantinense vence 41ª edição da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada (Fotos: Luciana Pires)

duas rodasO Tocantins conquistou pela primeira vez o título de campeão geral da Copa Norte-Nordeste de Ciclismo de Estrada, disputada neste final de semana, em Palmas. Na 41ª edição da prova mais importante do ciclismo de estrada das duas regiões, a seleção tocantinense definiu o título num duelo particular contra a seleção baiana, no domingo (19), na etapa de circuito e sagrou-se campeã com 579 pontos. A melhor classificação da equipe era a quarta posição alcançada da edição 2017 da prova, disputada no Maranhão.
A seleção fechou a etapa de contrarrelógio na sexta com 229 pontos contra 206 da Seleção da Bahia para largar na última etapa, hoje de manhã com apenas 4 pontos à frente da seleção da Bahia, depois das provas de contrarrelógio na sexta e de resistência, no sábado, quando a Bahia conquistou 198 pontos contra 179 do Tocantins.

Edição
Na etapa de circuito, Yana Camargo garantiu seu terceiro ouro desta edição, na Júnior Feminino, categoria que deu um bronze a Ana Beatriz. As medalhas se somaram às de Ademir Schillo, ouro na Master C2, de Jose Arlindo, ouro Master D1 e ao bronze de Helio Vilela, na master D2 fechando mais 70 pontos de vantagens em relação aos baianos.
Quando largaram as baterias mais esperadas, a elite feminina masculina, por volta de 11h30, a Bahia precisava chegar em primeiro lugar nas duas categorias para tirar o título geral do Tocantins. Na chegada, deu Maranhão na elite feminina e Amapá, na elite masculina, com Daniel dos Santos, que fechou a prova com o tempo de 56:35:202. O resultado eliminou as chances da Bahia: Tocantins campeão, 30 pontos à frente da Bahia. A terceira colocada é a seleção do Pará, com 404 pontos.

Presidente
Presidente da Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC), Marcelo Leão comentou a conquista. “Foi um ano trabalhando para essa conquista, com dois campeonatos estaduais longos visando montar uma seleção de ponta para chegar aqui e fazer bonito na copa, numa disputa ponto a ponto desde o primeiro dia e valeu a pena, pois é um título inédito e importante para o nosso esporte”.

Organizadora da prova, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) elogiou o formato da copa no Tocantins. “O Tocantins pleiteou essa copa e a CBC acreditou no trabalho da federação tocantinense. O resultado a gente viu aqui, uma copa com tudo o que a gente precisa, segurança dos atletas, suporte médico e estrutura. Foi fantástica essa copa e as próximas terão que se espelhar nessa para melhorar”, declarou o presidente da entidade, José Luiz Vasconcelos.

Estrela
Principal estrela da base da seleção tocantinense, Yana Camargo, campeã brasileira juvenil, afirma que o resultado é fruto do treinamento. “Esse ano eu treinei visando o brasileiro, onde consegui o título inédito e também a Copa Norte Nordeste, felizmente consegui manter o ritmo de provas, tanto na resistência quanto no circuito e conquistar as medalhas que se somaram a de meus colegas de equipe e foram importantes para deixar no Tocantins esse título inédito para o ciclismo do Estado”.

A Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada 2018 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC).

Classificação geral da prova de resistência:

– Resultados

– Quadro de medalhas

Conheça os últimos campeões por estado:

2018 – Tocantins

2017 – Pará

2016 – Pará

2015 – Bahia

2014 – Pará

2013 – Ceará

(Fonte: Lalton Costa/Especial/Alôesporte)

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

http://cbc.esp.br/arquivos/quadro_geral_pontos_19-08_copa_norte_nordeste_2018_palmas_TO.pdf

www.aloesporte.com.br.br