Uruguai dá favoritismo à Holanda pela vaga a final da Copa do Mundo

0
130

O técnico Tabárez diz que adversário de hoje na semifinal é melhor que a sua seleção, mas tentará ‘refazer essa história’


Com um time sem grandes estrelas, o Uruguai aposta na lendária tradição da raça da Celeste Olímpica para parar o talentoso toque de bola holandês, hoje, às 15h30 (horário de Brasília) no Green Point Stadium, na Cidade do Cabo, pela semifinal da Copa do Mundo da África do Sul. Liderados por Diego Forlán, os bicampeões mundiais buscam voltar à decisão depois de 60 anos. Desde o Maracanazo, em 1950, os uruguaios não têm a chance de levantar mais uma taça. Já os holandeses apostam na habilidade de Robben e Sneijder a oportunidade de repetir o que a fantástica Laranja Mecânica conseguiu em 1974, com Johan Cruyff e cia. Ou seja também ter a chance de ser campeã pela primeira vez.  



Consciente e equilibrado, o técnico Oscar Tabárez joga o favoritismo para o adversário. ”Sabemos que nossos rivais são melhores no toque de bola e são os favoritos. Temos um grupo jovem e com pouca experiência. Mas, por favor, nos deixem ter o direito de tentar refazer esta história.” O treinador aproveita para dar uma injeção de ânimo no grupo. ”Não sei se temos algo a perder. O que sei é que temos muito a ganhar”, afirmou, antes de ficar nervoso, ao revelar que jornalistas uruguaios furaram o treino fechado de domingo.


Tabárez disse que a campanha uruguaia é fruto de um trabalho de quatro anos, mas não acha que o resultado possa trazer de volta a equipe à elite mundial. ”Em uma competição rápida e curta como esta, circunstâncias levam uma equipe a vencer ou perder. Não será uma vitória nossa que vai diminuir o poder econômico de nossos três adversários nesta fase”, afirmou. ”Estamos orgulhosos, pois em nosso país temos apenas 3,5 milhões de habitantes. Número que em alguns países representa a quantidade de jogadores de futebol.”


Do lado holandês, o técnico Bert Van Marwijk sabe o que terá pela frente. ”Posso usar o Uruguai como exemplo de paixão no futebol. Trata-se de uma equipe muito perigosa e valente.” O treinador lamentou a ausência do atacante Suárez, que vai cumprir suspensão, e ao mesmo tempo festejou. ”Trata-se de um dos grandes goleadores do mundo.”


O capitão holandês Van Bronckhorst também espera um duelo disputado. ”O jogo será truncado. Não há como se ter um jogo bonito nesta fase.”


Ficha técnica
Uruguai: Muslera; Maxi Pereira; Victorino; Godin; Cáceres; Pérez; Arévalo; Fernandez. Forlán; Cavani; Abreu. Técnico: Oscar Tabárez
Holanda: Stekelenburg; Boulahrouz; Heitinga; Mathijsen; Van Bronckhorst; De Zeeuw; Van Bommel; Sneijder; Robben; Kuyt; Van Pierse. Técnico: Bert Van Marwijk
Horário:15h30


 


(Fonte:AE)