Um esporte que vem crescendo cada dia, arrebanhando apaixonados pela adrenalina e o contato com a natureza, em trilhas radicais, em sintonia com belíssimas paisagens em uma das regiões mais desejadas pelo turista no momento: o parque estadual do Jalapão.
Uma categoria que penetrou nas veias dos esportistas dianopolinos e que vem atraindo seguidores pelos quatro cantos do país. Em duas rodas, a “galera da bike” tem se multiplicado diariamente. Em Dianópolis, no Sudeste do Estado, não é diferente (um dos portais do parque) uma legião de “brutos” está tomando conta do cerrado no Sudeste, desbravando trilhas com paisagens exuberantes no cenário mais famoso do momento: o Jalapão.
A turma do pedal do Sudeste já é conhecida e temida nas competições dentro e fora do Tocantins. Devido à altitude onde está localizada a “Terra das Dianas”, os ciclistas praticantes do MTB da região, ganham um “diferencial” nas competições fora do domicílio, já que as trilhas do Sudeste contam com altos níveis de elevação, forçando o atleta que ganha resistência para competições.
Competição
Com destaque em várias provas, Dianópolis hoje conta com a com mais de 60 atletas associados, com destaque para o número de ciclistas federados, registrados na Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC).
Este final de semana, a Galera do Pedal da Terra do Ouro e Tradições, participou da I Etapa do Circuito Municipal de MTB de Dianópolis. Competição organizada pela ACD e que reuniu cerca de 60 atletas na Trilha do Café.
O Circuito que contará com 5 etapas, distribuídas nas categorias: Masculino Open, Masculino Iniciante, Feminino, Elite Masculino e Master Masculino, teve a primeira Etapa realizada neste domingo com percurso de 16 quilômetros de trilha alcançado 273 metros de elevação, na famosa Serra do Café (inferno verde), totalizando cerca de 5 quilômetros de serra no percurso.
A competição totalizou três voltas no percurso para a categoria Elite, duas voltas para Open e uma para as categorias Iniciante e Feminino. “Além da subida, a trilha é cheia de trechos com cascalho solto, areão e travessia em córregos, o que dificulta a prova, colocando adrenalina e emoção, exigindo dos competidores, tornando a prova emocionante do início ao fim”, destacou André Cavalari, atleta e um dos organizadores do evento, destacando inclinação média de até 4,5% durante a trilha.
Ainda de acordo com Cavalari, o Circuito Municipal de MTB vai somar pontos para os 10 primeiros colocados de cada categoria, que serão pontuados para o ranking geral, que definirá o campeão municipal na etapa final, que está prevista para acontecer em 11 de novembro. “O objetivo do evento é motivar os cliclistas e prática do esporte em nossa cidade e região. Em eventos como este estimulamos a interação, o respeito e a parceria entre os atletas”, disse.
A próxima Etapa do Circuito será realizada no dia 13 de maio, na trilha das Missões. A terceira etapa acontecerá na trilha da Formiga em oito de julho, enquanto a quarta etapa do Circuito será realizada no dia dois de setembro na trilha da Contagem. A etapa final será em novembro, no dia 11 unindo as trilhas Formiga e Missões.
A primeira etapa teve a liderança de ponta a ponta na categoria Elite, com o atleta Edson Roseno, que não teve dificuldade em manter distância dos demais atletas durante o percurso.
A pontuação de cada etapa segue o padrão adotado pela Federação. (Texto e fotos: Ceila Menezes/Especial Alôesporte)
Na primeira etapa, a classificação do Circuito ficou assim:
Categoria iniciante:
1º Júnior – 50 pontos
2º Dione – 45 pontos
3º Gabriel – 41 pontos
4º Bruno – 38 pontos
5º Rafael Nozela – 35 pontos
Categoria Open
1º Leonardo Murilo – 50 pontos
2º Joaquim Flávio – 45 pontos
3º Roger – 41 pontos
4º Emanuel – 38 pontos
5º Eliardo – 35 pontos
Categoria Feminino (pódio composto por 10 atletas)
1º Alessandra Póvoa – 50 pontos
2º Vivian Maria – 45 pontos
3º Elizete – 41 pontos
4º Juliana Calmon – 38 pontos
5º Janaina – 35 pontos
6º Diná – 32 pontos
7º Terezinha – 30 pontos
8º Theyde – 28 pontos
9º Selma – 26 pontos
Categoria Elite Masculino
1º Edson Roseno – 50 pontos
2º Andson Santos – 45 pontos
3º Leonardo Mokfa – 41 pontos
4º Wilker Aires – 38 pontos
5 º Augusto Lustosa – 35 pontos
www.aloesporte.com.br.br