Evandro Amaral, o Carroceiro, contou com um engenhoso trabalho em equipe de seus colegas de treino da Liga de Ciclismo Federados do Bolão (FDB) para sagrar-se bicampeão tocantinense de ciclismo de estrada, na categoria elite. O título foi conquistado ontem na bateria que fechou a última etapa do Campeonato Tocantinense de Ciclismo, organizado pela Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC).
Eram 11h33 quando ele cruzou a linha de chegada e somou 45 pontos aos 83 conquistados nas outras duas etapas. Com o resultado, superou seus principais adversários na disputa pelo título: Valteir Lima, o Mussarela, Glauber Barbosa e Sérgio Nazeozeno, o Torinha, ambos da equipe 300 e 301, de Gurupi.
A vitória foi construída após ele e os atletas Vander Praxedes e Maicon Douglas (Elite Bike Shop) conseguirem neutralizar uma fuga de Mussarela, que largou com os mesmos 83 pontos e precisava cruzar à frente do Carroceiro para conquistar o título.
Reaglutinado o pelotão, Vander Praxedes depois embalou Maicon Douglas para uma fuga que o levaria ao primeiro lugar da etapa, minando assim a possibilidade de outro atleta cruzar à frente de Carroceiro. Como a maior diferença de pontos entre as posições do ranking – cinco – era do 1º para o 2º lugar, os dois atletas mais próximos no ranking (Glauber e Torinha), ainda que chegassem à frente dele, não o alcançariam na soma de pontos.
Após observação dos colegas mais experientes, que coordenavam a estratégia do lado de fora do circuito, sobre as posições da prova, Vander esperou ser alcançado pelo pelotão mais uma vez, agora para embalar Carroceiro até a chegada (sprint), após os atletas girarem por 1h30 e mais uma volta no circuito, na Teotônio Segurado, no Bosque dos Pioneiros. O trabalho deu certo. Carroceiro fechou em segundo lugar e Torinha em terceiro na etapa. No pódio final do campeonato, Evandro levou a medalha de ouro, Torinha a de prata e Mussarela a de bronze.
Com o título do Carroceiro, Palmas fechou o campeonato conquistando 53% dos 15 títulos em disputa, seguido por Gurupi, com 33%, e Araguaína e Peixe com7% dos troféus cada.
Elite Feminina
Na disputa entre Patricia Figueira e Gizilene Gomes, que assumiram a ponta logo na largada, um pneu furado da bike da Patrícia, na penúltima volta, forçou uma parada para a troca do equipamento. Com a pane, Gizilene forçou a passada e cruzou em primeiro, com Patrícia na segunda posição. Marisa Martins (300 e 301) fechou o pódio em terceiro. Na classificação final, Patrícia com o ouro, Gizilene com a prata e Mariza com o bronze.
Master A1
Em outra disputa acirrada da prova, na categoria Master A1 (30a 34 anos), Darcisio Lima (Nativa, de Gurupi), o Cabeça, superou Vinícius Silva (SVBikshop). Ambos largaram empatados com 95 pontos e duelaram a prova inteira, revezando-se nos ataques. Na reta de chegada, Vinícius sofreu com câimbras e Cabeça cruzou na frente, para conquistar a etapa e a medalha de ouro. O bronze ficou com Augusto Aires.
Na A2 (35 a 39), o vencedor da etapa de Dianópolis, Guilherme Loureiro não teve muitas chances contra seus principais oponentes, Leandro Calixto e Roberto Santos, o Trovão, atletas da SVBikeshop. A categoria girou cadenciada e compacta chegando juntos no sprint, com Trovão cruzando em primeiro, Calixto em segundo e Guilherme em terceiro. As mesmas posições se repetiram no pódio do título: Trovão com o ouro, Calixto com a prata e Loureiro com o bronze.Master B1
Na master B1 (40 a 44), Júnior César, o Cowboy (X-treme bike) e Edson Roseno, o baiano, largaram o pelotão logo na primeira volta, abrindo uma fuga que durou até um forte ataque de Júnio, com um terço do tempo da prova percorrido. Sem ameaças de neutralização, o Cowboy cruzou em primeiro para ficar o ouro, depois de aplicar voltas no terceiro colocado e vice-líder do campeonato, Sérgio Viana. Viana quebrou a regra do ciclismo, por seguir na roda de Júnior César após tomar a volta, mesmo alertado pela organização, e acabou desclassificado do torneio. Com a punição, Antônio Miranda, chegou em terceiro na prova, o que lhe garantiu a prata na pontuação final. O baiano levou o bronze.
Na B2, Euvaldo Carvalho, o Tio, confirmou o favoristismo e o título de campeão estadual da categoria, mesmo perdendo a etapa para Deusdeth Júnior, de Gurupi.CONFIRA TODOS OS CAMPÕES DE ESTRADA 2017
Juvenil Masculino
Carlos Daniel (Lagoa da Confusão)Juvenil Feminino
Yana Camargo (Gurupi)Júnior Feminino
Ana Beatriz (Gurupi)Júnior Masculino
Maycon Carvalho (Araguaína)Elite Masculino
Evandro Amaral (Palmas)Elite Feminino
Patrícia Figueira (Palmas)Master A1 Masculino
Darcisio Lima (Gurupi)Master A1 Feminino
Aline Pessin (Peixe)
Master A2 Masculino
Roberto Trovão (Palmas)
Master B1 Masculino
Júnio César (Palmas)
Master B2 Masculino
Euvaldo Carvalho (Palmas)
Master B2 Feminino
Noeme Borges (Gurupi)
Master C1 Masculino
Jamilton Pereira (Palmas)
Master C2 Masculino
Domingos Aguiar (Palmas)
Veterano Masculino
Lázaro Silva (Palmas)