Confira os campeões do Circuito Mountain Bike do Tocantins

0
748
Última etapa do Circuito Mountain Bike Tocantins – Fotos: Daniel Andrade/Divulgação

sd

última etapa do Circuito Mountain Bike Tocantins – Fotos: Daniel Andrade/Divulgação

Foram definidos no último domingo, durante a última etapa do Circuito Mountain Bike Tocantins, no Balneário Ilha Verde, em Lajeado, os campeões de todas as categorias do evento (ver quadro).

A organização estabeleceu um sistema de pontuação com base no grau de dificuldade de cada uma das etapas. De acordo com a organização, aesta quinta etapa, em Lajeado, foi considerada a de dificuldade mais baixa e com a menor pontuação, enquanto a 1ª etapa realizada em Taquaruçu, dia 19 de fevereiro, foi considerada a mais difícil das cinco, que atribuiu pontuação maior aos atletas. Já as demais etapas, tem pontuação média.

A organização da prova também estabeleceu que apenas os cinco primeiros atletas de cada prova que subiram ao pódio, em todas as categorias. A premiação do ranking ocorreu no domingo, após a e última etapa.

Reis e Rainhas

São atletas que podem ser considerados os reis e as rainhas do mountain bike tocantino em 2017. O título é informal, mas não soaria nada estranho se fosse essa a premiação conferida aos campeões do Circuito Mountain Bike Tocantins, única prova do ciclismo de montanha disputada em etapas no Estado, que fechou a temporada no domingo (19/11), em Lajeado.

Das oito categorias em disputa na prova, os atletas que integram a Liga de Ciclismo Federados do Bolão (FDB), de Palmas, conquistaram seis títulos do circuito, que termina seu segundo ano, com 528 inscritos e premiação anual de R$ 20.300,00, paga em dinheiro, nas cinco etapas realizadas em Taquaruçu (19/02), Palmas/Praia do Prata (21/05), Porto Nacional (16/07), Monte do Carmo (15/10) e Lajeado (19/11).  O Circuito MTB Tocantins é organizado pela empresa Tonacorrida, do também ciclista Gustavo Andrade.

Campeão da Elite, principal categoria do ciclismo, Maicon Douglas, 21 anos, lembra que a primeira etapa do circuito foi a primeira do ano que disputou e onde encontrou ânimo para a temporada. “No começo do ano eu disputei o circuito, na elite, para alcançar melhor nível, mas não me passou pela cabeça que poderia ser o campeão, mas me dediquei e treinei a cada prova, até que na última etapa, já favorito pela pontuação, minha bicicleta teve problemas mecânicos e eu me descolei do pelotão logo após a largada, porque a roda travou, eu fui na raça e alcancei no pelotão, mas tive várias vezes esse problema na primeira volta, aí o Vander (Praxedes) me mostrou como é uma parceria de verdade; me emprestou a bike para eu concluir a prova e ganhar o campeonato, me provando que ninguém é campeão sozinho”.

Para Júnio César, que dirige a liga FDB, e sagrou-se campeão na Master B (40 a 49 anos), o Circuito MTB trouxe um novo patamar ao mountain bike tocantinense. “Esse circuito veio como um diferencial no estado, com provas de alto nível, com atletas fortes e circuitos duros, com ótimas elevações. O Gustavo, organizador, está de parabéns pela realização”, avalia.

Sobre seu título, Júnio ressalta ter disputado e conquistado três das cinco etapas. “Venci com a graça de Deus porque sem ele não sou nada, e com o apoio da BREletron, Euvaldo Carvalho, Pão da Hora, União do Lago e Xtreme Bike, mas é preciso lembrar que os resultados não vêm por acaso, ressalto muito a FDB, criada esse ano, onde são organizados treinos em ritmo de competição para os atletas o que contribuiu para elevar o nível de todos os participantes”. (Com informações de Lailton Costa)

Confira que se deu melhor no circuito (Fotografias: Daniel Andrade).

REIS E RAINHAS

Na categoria Elite masculino, o rei é Maicon Douglas, de 21 anos. Natural de Palmeirópolis (TO) e radicado em Palmas, conquistou 330 pontos, com três vitórias nas últimas três etapas, um segundo lugar na primeira etapa e um quarto lugar segunda. O vice campeão do circuito é Lucas Sena, com 235 pontos e o terceiro Luzailton Pereira, com 135.


Entre as mulheres, Raquel Mendes é a rainha na Elite Feminino. Ela conquistou 335 pontos ao disputar as cinco etapas.  A segunda colocada, Patrícia Figueira, fechou com 305 pontos e a terceira, Marisa Martins, de Gurupi, alcançou 150.

Masters

Na Master A Masculina (30 a 39 anos), André Kcond alcançou 225 pontos contra os 190 conquistados pelo segundo, Glauber Barbosa, de Gurupi, e 120 pontos de Iury Latorraca, o terceiro.


Na Master Feminino, para mulheres acima de 30 anos, Lara Sousa, de Paraíso, fechou o circuito com 220 pontos, 50 a mais que a segunda colocada, Débora Ferreira, e a 80 da terceira, Jorleane Cunha.


O campeão absoluto da Master B (40 a 49 anos) é Júnio César, o Cowboy, com 235 pontos. O segundo, Welinton Santana, o Bombadinho, fechou com 155 e Fábio André, o Baleado, com 135 pontos, na terceira posição.


Entre os atletas da Master C Masculino, acima de 50 anos, Alfredo Fontinelleé o campeão, com 235 pontos. O segundo, Elias Muniz, fez 160 pontos e o terceiro, Ari Lustosa, 150.

Iniciantes

Na Iniciante masculino, Natanael Souza, o Rabiscado, levou a melhor com 255 pontos. Leonardo Rodrigues fechou em segundo com 230 pontos e Caio Xavier, o Cimentão, em terceiro, com 170.


Aldenes Lima surpreendeu a todos ao disputar o circuito com sua bike “de comprar pão” e levou o título ao fechar 230 pontos nas quatro etapas que disputou. Ela terminou empatada com Juliana Fregonesi, que alcançou a mesma pontuação em cinco etapas, mas levou na vantagem no critério de desempate (número de vitórias).

RESULTADOS POR CATEGORIA
Elite Masculino
Maicon Douglas (330 pontos)
Lucas Sena (235 pontos)
Luzailton Pereira (135 pontos)

Elite Feminino
Raquel Mendes (335 pontos)
Patrícia Fiqueira (305 pontos)
Marisa Martins (150 pontos)

Master A Masculino
André Kcond (225 pontos)
Glauber Barbosa (190 pontos)
Iury Latorraca (120 pontos)

Master B Masculino
Júnio César (235 pontos)
Welinton Santana (155 pontos)
Fábio André (135 pontos)

Master C Masculino
Alfredo Fontinelle (235 pontos)
Elias Muniz (160 pontos)
Ari Lustosa (150 pontos)

Iniciante Feminino
Aldenes Lima (230 pontos)
Juliana Fregonesi (230 pontos)
Marinete Barbosa (140 pontos)

Master Feminino
Lara Sousa (220 pontos)
Déboara Ferreira (170 pontos)
Jorlane Cunha (140 pontos)

Mais fotos:
https://www.facebook.com/fotografodanielandrade/media_set?set=a.1752542014816659.1073741887.100001826319687&type=3&pnref=story

www.aloesporte.com.br.br