A Seleção de Ouro Sub-13 da Federação Tocantinense de Futebol (FTF) foi convidada para participar da 5ª Copa Floripa de Base, no período de 14 a 19 de dezembro, em Florianópolis (SC).
O vice-presidente da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), Wilson Soares durante entrevista ao programa CBN Tocantins Esportes desta quinta-feira, revelou que os campeões das categorias Sub-9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 17 ganharão a parte terrestre da Gothia CUP 2018. O maior torneio de futebol amador do mundo.
“No nosso caso, se formos campeões em nossa categoria, a Sub-13 vamos representar o Tocantins no Torneio internacional, no período de 16 a 22 de julho, de 2018, em Gothia, na Suécia”, ressaltou o dirigente.
Os garotos voltam a se reunir no próximo sábado para dar continuidade aos treinamentos visando não só a competição em Santa Catarina, e também para a disputa de amistosos e torneios.
No ano passado, a Seleção de Ouro disputou 4 amistosos contra equipes do Rio de Janeiro e o Barcelona: venceu três e perdeu uma para o Fluminense. Seleção Tocantinense 3×2 Flamengo Sub-12, Seleção Tocantinense 1×3 Fluminense Sub-13, Seleção Tocantinense 3×2 Botafogo Sub-12 e Seleção Tocantinense 5×1 Escolinha do Barcelona Sub-12.
Também disputou 4 amistosos em Goiânia e venceu todas. No primeiro jogo, bateu de goleada o SESB por 4 x 1. Depois bateu o Goiás por 1 x 0. Ainda em solo goiano passou pelo Flagoiânia por 1 x 0. E encerrou os amistosos com vitória diante de um equipe bem estruturadas do estado goiano – a Seleção de Goiás, por 3 x 1.
José Wilson Soares (2º à Esqu.)durante entrevista no CBN TO Esportes – Divulgação
Projeto
O projeto da Seleção de Ouro da FTF foi lançado em julho de 2016, cujo objetivo principal é desenvolver uma geração talentosa nos aspectos técnicos, táticos e físicos, inerentes a pratica do futebol visando o futuro do futebol tocantinense. O projeto envolve um grupo de trabalho com meninos nascidos nos anos de 2004 e 2005, visando representar o Estado em competições de nível nacional e também internacional. Segundo o vice-presidente da FTF, José Wilson Soares, os atletas selecionados devem residir no Tocantins, no mínimo há um ano, comprovado por meio de histórico escolar.
Além disso, para integrar a equipe, os garotos recebem um certificado com validade de seis meses, sendo que para permanecer no grupo, o garoto terá que conseguir o máximo de sua eficiência técnica e tática, alcançar sua capacidade física de acordo com sua categoria. Os jovens terão que participar de todos os treinamentos técnicos e táticos exigidos pelos professores, assim como todos os amistosos ou competições para os quais forem escalados dentro e fora do País, entre outros requisitos.