O Campeonato Tocantinense da Segunda Divisão só será disputado após o término do Estadual Sub-19, previsto para acontecer em agosto do segundo semestre. A informação foi repassada ontem pelo vice-presidente da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), José Wilson Soares durante entrevista ao Programa CBN Tocantins Esportes. . Segundo Soares, é uma forma das equipes poderem aproveitar os garotos na Segunda Divisão. Com isso, a Segundona deste ano deva começar somente na segunda quinzena de outubro.
Participantes
Este ano a Segunda Divisão deve contar com a participação do Alvorada, Atlético Cerrado (Paraíso), Guaraí, Embuguaçuano Colméia, Colinas e Nova Conquista, além dos clubes da Capital como o Palmas, Capital, União e Imagine. A equipe do São José ainda não definiu se irá ou não disputar, mas tem direito a vaga. A questão do Araguaína o vice-presidente da FTF, disse que o Tourão como está suspenso e não tem como disputar a Segunda Divisão.
Vale lembrar que o Araguaína foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), em 2016, e excluído por três anos de todas as competições da Federação Tocantinense de Futebol.A punição foi aplicada porque o time descumpriu uma decisão da Justiça Desportiva do Futebol do Tocantins de pagar uma multa de R$ 5 mil referente ao caso de agressão do assistente Gilvaneis Pires, no jogo contra o Tocantinópolis, em junho deste ano, pela Primeira Divisão.
Palmas
O presidente do Palmas, Lucas Meira, disse que o clube disputará a competição com uma equipe técnica experiente e focada em um projeto a longo prazo. Segundo ele, nos próximos dias, o Tricolor vai realizar uma peneira visando atrair jovens para fazer parte do elenco. Mas revelou que o clube vem se movimentando nos bastidores e a intenção é recolocar o Palmas em seu devido lugar “na elite ” do futebol Tocantinense.
Capital
O presidente doa Capital (ex-Ricanato), Ricardo Carreira, disse que este ano sua equipe será formada apenas com garotos do Sub-19, pois teve muito gasto com o time no profissional e não obteve o resultado esperado. “Vou apostar novamente na base, pois gastamos muita grana e infelizmente o grupo não correspondeu nas quatro linhas”, o presidente.
União
O presidente do União, Jades Alberto, disse que o gasto sempre existe, e o mesmo valor que Le paga para colocar um garoto da base é o mesmo de um jogador experiente, mas que nem por isso vai deixar de dar oportunidade para garotada. Segundo ele, está correndo atrás de parceiros para montar um time forte novamente, porque o objetivo é subir de divisão. “Vamos fazer um trabalho para chegar, não vou só participar por obrigação. Quero subir. A intenção minha é alcançar o acesso”, disse ele, lembrando que em 2015 o União ficou perto, e no ano passado “tínhamos um time forte e não deu certo. Se não subir só algo der errado”.
Campeões/Vices da Segunda Divisão – www.aloesporte.com.br.br
2009 – Interporto
Vice-campeão: São José
Artilheiros: Rubsen (Interporto) – 8 gols
2010
Campeão: Guaraí
Vice-campeão: Palmas
Artilheiros: Kássio (Guaraí) 12 gols
2011
Campeão: Tocantins (Palmas)
Vice-campeão: Colinas
Artilheiros: Oliveira (Colinas) 9 gols
2012
Campeão: Araguaína
Vice-campeão: Palmas
Artilheiros: Hismaik (Força Jovem (Lavandeira) – 11 gols
2013
Campeão: Tocantins de Miracema
Vice-campeão: Araguaína
Artilheiros: Lourival (Tocantins de Miracema) 20 gols
2014
Campeão: Guaraí
Vice-campeão: Paraíso
Artilheiros: Renatinho (Guaraí) 15 gols
2015
Campeão: Tocantins Miracema
Vice-campeão: Ricanato
Artilheiros: André Leonel (Ricanato) e Gean Tocantins EC (Miracema) 09 gols
2016
Campeão: Sparta de Araguaína
Vice-campeão: Colinas
Artilheiros: Jean (Sparta) – 11 gols