Canoagem de Porto é vice-campeã Brasileira e garante 5 no Mundial

0
455
Síria Priscila e Luana Dias também garantiram vaga no Mundial - Divulgação

Equipe da Associação de Canoagem de Porto Nacional (ACPN) – Divulgação
Wilian Silva e Marcel durante o Brasileiro – Divulgação
Cleyton Bezerra da Canaogaem da ACPN – Divulgação
A Associação de Canoagem de Porto Nacional (ACPN) classificou cinco de seus atletas para o Campeonato Mundial da modalidade que acontecerá no mês de setembro na cidade de Pietermaritzburg, na África do Sul.

A conquista dos tocantinenses ocorreu no último final de semana quando a equipe de Porto Nacional foi vice-campeã Brasileira de Canoagem Maratona, primeira competição nacional da modalidade no ano de 2017.

A competição foi disputada no Lago Paranoá, em Brasília (DF). Foram dois dias de provas que variavam em distâncias de 3 km a 30 km, envolvendo atletas de associações das regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste.

A equipe campeã foi a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), da Bahia, que conquistou 33 medalhas, sendo 12 de ouro, 15 de prata e seis de bronze. O Brasileiro foi organizado pela Federação Brasiliense de Canoagem, com a supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem.

Para o Coordenador de Projetos da Associação de Canoagem de Porto Nacional, Welington Aires, o desempenho da equipe foi satisfatório. “Apesar da maratona não ser a competição preferida de nossos atletas, a incluímos no plano de treinamento para o Brasileiro de Canoagem Velocidade, a ser realizado em agosto, em Curitiba”, destacou o dirigente agradecendo à rede de supermercados catarinense que empresta o barco a motor para que a equipe possa realizar seus treinos.

Destaques
Destaque para os atletas William Silva, Caio Vieira e Cleilton Bezerra. Este último foi o protagonista de uma prova emocionante. Sua capacidade de superação e ousadia o torna uma promessa para o futuro dessa modalidade no tocantins e porquê não dizer no Brasil. Fez uma prova emocionante, tendo o total domínio sob as adversidades, a ponto de interagir com o público sem deixar pra trás a vitória. O atleta trocou a Capital Palmas por Porto Nacional para se dedicar os esporte que escolheu. Foi a única prova em que saímos com o ouro na modalidade canoa, modalidade dominada pelos baianos. O atleta também, conquistou sua vaga para o Mundial da modalidade que vai acontecer em setembro na cidade de Pietermaritzburg, África do Sul.

Agora a equipe de Porto Nacional se dedicará aos treinos intensivos voltados para a competição máxima da canoagem mundial que é a velocidade. Sob o comando do técnico cubano, Raul Tamayo, a ACPN que assinou contrato de convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Nacional, entrará em nova fase, procurando ratificar o desenvolvimento da canoagem na cidade de Porto Nacional, projetando o município e o Estado do Tocantins no cenário nacional. Outro destaque da equipe portuense foi o paralimpico Nestor Souza que conquistou bronze.

Classificados
• Dupla William Silva, 16 anos e Marcel Fernandes, 16 anos, Siria Priscila, 22 anos e Luani Dias, 18 anos campeões na categoria Júnior e Sênior
• Cleiton Bezerra, 16 anos, na categoria C1
• William Silva remará em duas categorias, pois ele foi campeão na categoria Júnior
• William Silva e Marcel Fernandes