Entre os dias 15 e 18 de agosto, a ultramaratonista tocantinense Lici Cerqueira (@lici.cerqueira), representando a equipe Winnes, conquistou a 14ª colocação geral e a 6ª em sua categoria na desafiadora prova de 80 km da La Misión Brasil. O evento ocorreu nas montanhas da Serra Fina, na cidade de Passa Quatro, no Sul de Minas, e reuniu mais de 4 mil atletas, segundo a organização.
A La Misión Brasil é conhecida por seu alto grau de dificuldade, sendo realizada na Serra Fina, uma cadeia de montanhas situada na tríplice divisa dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo da Serra da Mantiqueira. A travessia dessa serra possui um dos maiores desníveis topográficos do Brasil, com altitudes superiores a 2.000 metros. A Pedra da Mina, ponto mais alto da serra e o quinto mais alto do Brasil, atinge 2.798 metros, sendo considerada por muitos a travessia mais desafiadora do país.
“O desafio era percorrer os 80 km com um ganho altimétrico de 5.861 metros, dentro do tempo limite de 31 horas. Completei a prova em 21h04min, ficando em 14ª geral e 6ª na minha categoria”, comemorou Lici.
Lici Cerqueira comentou sua satisfação com o resultado, destacando que optou por uma abordagem mais conservadora devido a uma lesão no tornozelo sofrida em maio, durante o Campeonato Brasileiro em Caparaó (MG). Desde então, ela vinha tratando a lesão, mas não conseguiu se recuperar completamente para a La Misión, especialmente considerando o curto intervalo entre as provas e a intensa rotina de treinos, que tornaram o processo de recuperação mais lento.
Agora, Lici se prepara para um novo desafio em dezembro: a El Cruce, que será realizada na região do Vulcão Lanín, em Neuquén, na Patagônia Argentina. Esta prova conta com um formato de 100 quilômetros distribuídos em três dias, passando por terrenos de montanha, travessias de rios, praias únicas e outras aventuras, com acampamentos ao longo do percurso.
Trajetória
Lici Cerqueira começou a correr em 2016, inicialmente participando de provas curtas de corrida de rua por diversão. Em 2019, decidiu levar a corrida mais a sério e ingressou em uma assessoria especializada, o que aprimorou seus treinos. No entanto, a pandemia interrompeu seus planos.
Em 2021, ela completou sua primeira maratona, A Monumental, em Brasília, sem qualquer tipo de treinamento específico, o que tornou a experiência bastante desafiadora. Em 2022, Lici iniciou um ciclo de preparação para maratonas com o treinador Rafael, da Assessoria Winnes, e desde então, não parou mais de evoluir em sua carreira esportiva.
Resultados – La Misión Brasil (lamisionbrasil.com.br)