Há 10 anos o Araguaína conquistava o acesso para Série C do Brasileiro; Confira
Huanderson; Jocion, Marraquete, Paulão, Martony e Manin; Adenísio, Éderson e Wesnalton (Renatinho); Fernando e Hizânio. Técnico: Léo Goiano. Há exatos 10 anos este foi o time que garantiu o acesso do Araguaína Futebol e Regatas à Série C do Brasileiro 2011.
No dia 16 de outubro, um sábado, o time tocantinense ficou no empate, sem gols, diante do Uberaba (0 X 0), no Estádio Mirandão, em Araguaína, pelo jogo de volta da fase quartas-de-final. Na cobrança de pênaltis, o time tocantinense venceu, por 3 x 2. Agora, o Araguaína, além da vaga na semifinal, conquistou ainda acesso na Série C de 2011.
O destaque nos pênaltis ficou por conta do goleiro Huanderson que defendeu três penalidades e contou com a pontaria do atacante Renatinho, que converteu o último pênalti para conquistar a classificação: 3 x 2.
Sem gols!
O primeiro tempo foi bastante movimentado e com os times usando o campo de ataque. O Araguaína esteve perto de abrir o placar logo aos dois minutos. A zaga do Uberaba deu bobeira e a bola sobra para Hizânio. Ele dominou, mas chutou errado e a bola foi pela linha de fundo. O Tourão do Norte seguir melhor e, aos sete, poderia ter feito o gol. Manin foi até a linha de fundo e cruzou para área. Éderson furou e perdeu uma boa chance.
A pressão do time da casa continuou aos 12. Fernando cobrou falta direta e o goleiro do Uberaba, Glaysson, fez a defesa ee salvou o Colorado. O time mineiro não ficou somente na retranca e também esteve perto do gol. Aos 20, Rodrigão aproveitou cruzamento e cabeceou, mas o goleiro do Tourão, Huanderson, fez brilhante defesa.
Bateu canseira!
Na segunda etapa, os times voltaram ligados e o Uberaba foi ao ataque. Aos dois, Fabiano Souza recebeu na entrada da área e chutou forte, mas a bola foi por cima do gol de Huanderson. Quatro minutos mais tarde, Fabiano Souza cobrou falta de longe e a bola passou muito perto da meta do Araguaína. Aos 10, novamente Fabiano Souza, em cobrança de falta, ele acertou o alvo, mas o goleiro do Tourão do Norte fez uma defesa espetacular e impediu o gol colorado.
O Araguaína esteve perto do gol aos 28. Ederson cobrou falta com efeito e a bola raspou no travessão do goleiro Glaysson antes de sair pela linha de fundo. Dez minutos depois, o mesmo Ederson pegou a sobra da zaga e chutou forte, mas a bola acertou a rede pelo lado de fora. Os dois times ficaram mais cautelosos e somente aguardaram o apito final para definirem a vaga à semifinal nas penalidades.
Nos pênaltis!
Na cobrança dos pênaltis, o goleiro Huanderson, do Araguaína, defendeu três penalidades e contou com a pontaria do atacante Renatinho, que converteu o último pênalti para conquistar a classificação: 3 a 2.
ÚNICO A CONQUISTAR VAGA
Dos 27 anos de profissionalização do futebol Tocantinense, que ocorreu no ano de 1993, o Araguaína é único clube do futebol tocantinense até hoje a conquistar o acesso a uma divisão de acesso do Brasileiro. No dia 16 de outubro de 2010, o Araguaína tornou-se a primeiro equipe tocantinense a subir de divisão no Campeonato Brasileiro, sendo promovido da Série D para a Série C. A partida que decretou a ascensão do clube, válida pelas quartas-de-final da competição, foi contra o Uberaba. Após um empate sem gols no tempo normal, o Araguaína venceu a disputa de pênaltis por 3 X 2, com atuação destacada do goleiro Huanderson, que defendeu três cobranças. Além do acesso, o clube garantiu vaga nas semifinais da Série D. Porém, não conseguiu chegar às finais, sendo eliminado pelo Guarany de Sobral com dois empates.
TRAJETÓRIA DO TOURÃO DO NORTE