Por onde anda João Vieira que já teve pegas com os pilotos da F-1 Stroll, Norris e o filho de Schumacher

0
241
Piloto João Vieira e o pai Antônio Vieira, o Tonhão – Foto: Flávio Quick/Divulgação

Por onde anda João Vieira que já teve pegas com os pilotos da F-1 Stroll, Norris e o filho de Schumacher

Coisa de família. A expressão “filho de peixe, peixinho é, significa que alguém é muito semelhante ao pai. E o piloto João Vieira segue esta escrita, pois assim como o pai Antônio Vieira (Tonhão), que sempre esteve pilotando um kart e amante do automobilismo, o jovem João Vieira desde os quatro anos seguiu o mesmo caminho. Hoje com 22 anos, João Vieira já coleciona 22 títulos na carreira.

No mundo do automobilismo teve a oportunidade de conhecer as principais pistas que correm os pilotos da Fórmula 1, além de ter tido contato com pessoas ligadas diretamente ao circo, como ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, que também foi o principal nome da Ferrari e um dos grandes responsáveis pelas conquistas da equipe e pela maior hegemonia já vista neste esporte, que durou de 2000 a 2004, com os títulos de Michael Schumacher.

Na F-4 Italiana, João Vieira teve alguns pegas com o hoje piloto da F-1, Lance Stroll, da equipe Racing Point F1 Team. E o filho do Schumacher, o Mick Schumacher, que compete atualmente no Campeonato de Fórmula 2 da FIA pela equipe Prema Racing.

Hoje por conta da pandemia do Coronavírus (Covid-19), espalhada pelo mundo, João Vieira disse que está parado. Resolveu dar uma pausa, porque o campeonato desta temporada diminuiu o número de etapas e não compensaria participar. Desta forma retornou à Palmas e está trabalhando com o pai na empresa da família. E se planejando para 2021.

Carreira/títulos
Natural de Gurupi, o piloto João Ricardo Queiroz Vieira, ou simplesmente, João Vieira, nasceu no dia 19 de novembro de 1997, hoje com 22 anos. Títulos conquistados até hoje na carreira chegam a 22. Já piloto no Kart, Fórmula 4 Italiana e F-Renault Europeia (F-3).

Em 2003 pela primeira vez disse ter sentado num carro de kart. Ele só tinha quatro anos. E aí primeira corrida foi no Tocantins, na categoria mirim e, segundo ele, foi só uma brincadeira que depois virou paixão pelo esporte e tornou-se sério. E no ano de 2005 já disputou o Campeonato Nacional. Ficou no kart até 2013 antes de ir para Europa e migrar para os carros de fórmula (ver conquistas abaixo).

Piloto tocantinense João Vieira no pódio - Divulgação
Piloto tocantinense João Vieira no pódio – Divulgação

Título importante
João Vieira recorda que um dos momentos marcantes da carreira foi o ano de 2012 quando venceu a Seletiva Petrobras na cidade de Nova Odessa (SP) e levou uma premiação de R$ 117 mil reais. “Fiz minha primeira corrida de Fórmula em 2014, na Itália”, destacou o garoto, que foi um dos destaques do Campeonato Italiano de Fórmula 4, entre 2014 a 2017.

João Vieira já subiu ao pódio em duas das seis corridas da temporada 2019 da F-Renault Eurocup até agora – fotos do post: gregory lenormand/dppi/renault/divulgação
João Vieira ladeado pelas modelos da Skusa 2011, em Las Vegas (EUA)

Feras da Fórmula 1
Convivendo no meio do automobilismo da Europa, João Vieira foi se virando como pode. E também enfrentando pilotos de renome internacional hoje como o canadense Lance Stroll, que se conheceram em 2011, em Las Vegas (EUA) durante prova da Skusa. Depois, João Vieira e Lance Stroll pilotaram na mesma categoria, a Fórmula 4 Italiana em 2014.

Segundo o piloto tocantinense na pista, já teve bons pegas contra o canadense Lance Stroll, mas a diferença é que o adversário possuía muito dinheiro e os melhores equipamentos, o que acabava prevalecendo no resultado final.

Outros pilotos da F-1 também tiveram pegas com João Vieira como o britânico George Russell, da atual equipe Williams – https://pt.wikipedia.org/wiki/George_Russell_(piloto), Tem também Lando Norris, outro britânico, e hoje piloto da McLaren. Vale destacar que Norris foi o piloto que se envolveu no acidente com João Vieira, em Ímola, na F-4 e deixou o tocantinense um mês no hospital. https://pt.wikipedia.org/wiki/Lando_Norris

Alemão
Outra fera que João Vieira enfrentou nas pistas foi o filho do heptacampeão de F-1 Michael Schumacher, o jovem Mick Schumacher – https://pt.wikipedia.org/wiki/Mick_Schumacher,  que compete atualmente no Campeonato de Fórmula 2 da FIA. Na classificação do campeonato, Mick é apenas o décimo colocado, com 14 pontos. Líder da tabela, Robert Schwartzman, https://es.wikipedia.org/wiki/Robert_Shwartzman, que também correu junto com João Vieira. Em 2014, Shwartzman se graduou em monopostos, participando de seis corridas do Campeonato Italiano de Fórmula 4. “O filho do Schumacher era muito reservado. Boa pessoa. Tranquilo. O contato com ele era apenas um oi. Ele corria com a gente logo que o pai dele sofreu o acidente”, explicou João Vieira acrescentando ainda que Mick Schumacher ninguém sabia de nada que cercava a família e tão pouco alguém tinha coragem de perguntar algo sobre o pai.

Jean Todt – https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Todt
João Vieira relembra que em 2012 representou o Brasil na segunda edição do Grande Prêmio das Américas, que aconteceu em Cancun, no México, reuniu pilotos de todos os países das Américas. Por ter conquistado o título de Campeão da Copa das Federações, o tocantinense João Vieira (Nova Era Móveis Escolares | Mini),  representou o Brasil. O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, prestigiou o evento. João Vieira conta que foi convidado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Segundo ele, na prova sofreu um acidente e o presidente da FIA, Jean Todt, foi no Box para saber seu estado clínico após o acidente. Anos depois, João Vieira disse que voltou a se encontrar com Jean Todt durante algumas provas da Fórmula 1.

Carro 28 do piloto tocantinense João Vieira, no templo sagrado da Fórmula 1: Mônaco – Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação

Pistas
O piloto tocantinense disse que já correu nas principais pistas, templos e o berço do Automobilismo Mundial como Monza (Itália), Silverstone (Inglaterra), Mônaco, Paul Ricard (França), Spa (Bélgica), Nurburging (Alemanha), Hungaroring (Hungria), Barcelona (Espanha), Hockenheim (Alemanha), entre outras. Segundo ele, só não correu nas pistas da Ásia e Interlagos (Brasil).
“Meu sonho ainda é correr em Interlagos, no Brasil. As principais pistas do Brasil, ainda não tive o prazer de competir, pois sempre estive na Europa”, comentou ele acrescentando que na Europa a estrutura das pistas são fantásticas. Os asfaltos sempre são trocados e a qualidade das pistas, são sensacionais, segundo João Vieira.

Conheça mais de perto João Vieira – 22 títulos na carreira
2015 – Em sua segunda temporada no Italian F4 Championship Powered by Abarth, registrou uma vitória em Misano e mais quatro pódios (2º em Vallelunga e Mugello; 3º em Monza e Imola);
2014 – Em sua estreia no automobilismo europeu, fechou a temporada com uma vitória em Adria e mais três pódios (2º em Adria e Monza; 3º em Mugello);
2013 – Campeão da Copa Brasil de Kart Graduado;
2012 – Bicampeão na Copa das Federações, Campeão da Seletiva Petrobras de Kart, Campeão da Copa das Federações de Kart Graduado e Sudam Júnior;
2011 – Campeão da Copa Brasil Sudam Júnior, Campeão do GP Nacional de Kart Júnior;
2010 – Campeão do SKUSA, em Las Vegas, USA; Campeão do Brasileiro de Super Cadete, Campeão da Copa Brasil de Júnior Menor;
2009 – Campeão do Sul-Brasileiro de Kart Cadete, Campeão do Brasileiro de Kart Cadete, Campeão do GP Nacional de Kart Cadete;
2008 – Campeão do Goiano de Kart Cadete, Campeão do Brasiliense de Kart Cadete, Campeão do GP Nacional de Kart Cadete;
2007 – Campeão do Tocantinense de Kart Cadete, Campeão do Mineiro de Kart Cadete, Campeão do Goiano de Kart Cadete;
2006 – Campeão do Sul-Brasileiro de Kart Mirim Campeão do Tocantinense de Kart Mirim;
2005 – Aos 7 anos, estreia no kartismo e é campeão da Copa Brasil de Kart Mirim e campeão do Sul-Brasileiro de Kart Mirim

Perfil
Nome: João Ricardo Queiroz Vieira
Apelido: João Vieira
Natural: Gurupi
Nascimento: 19/11/1997
Idade: 22
Títulos: 22
Categorias
Kart, Fórmula 4, Fórmula 3
Ídolo: quem tem dedicação
Sonho: Ver o automobilismo mais igualitário e acessível

www.aloesporte.com.br