Cadê o meia Fernando campeão pelo Gurupi e Alvorada na década de 90 

0
115

Cadê o meia Fernando campeão pelo Gurupi e Alvorada na década de 90 

Por onde anda o meio-campista Paulo Fernando Rodrigues do Nascimento, conhecido como Fernando, que foi campeão Tocantinense de 1996, pelo Gurupi e, em 1998, vestindo a camisa do Alvorada, também campeão Estadual. No ano de 1997 dividiu a artilharia do Campeonato Tocantinense com o atacante Alexandre, ambos jogando pelo Interporto, cada um marcou sete gols. No futebol tocantinense ainda defendeu o Palmas Futebol e Regatas (1998). Cadê vc? https://aloesporte.com.br/categoria/cade-voce/

Família
Natural de Gurupi, Fernando é casado com Gilvanete Pureza e tem dois filhos, um menino, o Leonardo e a menina, Carol. Fernando nasceu no dia 19/10/1969 (51 anos). Atualmente mora em Macapá (AP). Hoje trabalha como consultor de vendas.

Fernando e Eriberto (ex- ABC de Natal) num jogo do Ypiranga Master do Amapá – Divulgação

Trajetória
Fernando nasceu em Gurupi, mas com 12 para 13 anos, mudou-se para Goiânia. Segundo ele, chegando à cidade de Goiânia se adaptou ao local, e jogou em algumas categorias de base, mas devido sua mãe não o deixar treinar ele foi estudar e trabalhar.
Mais tarde começou a jogar e passou por vários times do Estado de Goiás, como Iporá, Formoso de Goiás e Goiânia.

Gurupi
Já no ano de 1995 ele retornou a Gurupi, e no time do Camaleão do Sul acabou sendo vice-campeão Tocantinense perdendo o título para o Intercap de Paraíso.

Da esquerda pra direita/ Fernando, Cristiano, Branco, Elivan e Cleomar – Divulgação

Em 1996, Fernando fez parte do elenco do Gurupi, que manteve a base e o técnico Carlos Magno. Com isso, o Camaleão do Sul chegou ao primeiro título Estadual da sua história como profissional. No mesmo ano disputou o Brasileiro da Série C. A equipe terminou em na classificação geral na 29ª colocação e o Kaburé, o outro representante do Tocantins nesta competição ficou em 49º lugar. No jogo contra o Sampaio Correia (MA), no Resendão, os donos da casa venceram por 3 x 0, com três gols de Fernando.

Porto Nacional
Em 1997, o mesmo técnico, Carlos Magno foi para o Interporto, junto com ele levou do Gurupi o zagueiro Barbosinha e o meia Fernando.


Pelo clube de Porto Nacional, o Tigre fazendo uma ótima campanha, chegou ao vice-campeonato. Naquela época, a artilharia do Tocantinense foi dividida por dois jogadores do mesmo clube, o Interporto: Alexandre – https://aloesporte.com.br/52745-2/ e Fernando, ambos com sete gols cada. “Dei a assistência ao Alexandre para ele fazer seu sétimo gol e igualar-se comigo na artilharia. Fiquei de fora da semifinal e da final por contusão, curiosamente sendo vice para o Gurupi”, recordou ele.

Alvorada
No ano de 1998, depois de bons trabalhos feitos pelo Gurupi e Interporto recebeu um convite para jogar na Associação Atlética Alvorada, no qual ele aceitou e foi junto com novamente com Carlos Magno, o zagueiro Barbosinha, o lateral Dudé, o atacante Alexandre, o outro lateral Cebolinha e o meia Elivan – https://aloesporte.com.br/por-onde-anda-o-ex-jogador-elivan-que-quase-vestiu-a-camisa-do-fla-na-decada-de-80/. Com o time bem reforçado não demorou muito para levantar o troféu do Tocantinense pelo time de Alvorada. Com a conquista o time garantiu vaga para representar o Tocantins na Copa do Brasil contra o Atlético Mineiro.

Fernando (E) durante treino do Palmas que tinha Belziran e Bala na jogada – Fotos: Arquivo Pessoal

Palmas
No mesmo ano de 1998 foi contratado pelo Palmas Futebol e Regatas, novamente sobe o comando do técnico Carlos Magno. No final do ano de 1999, Fernando foi morar em Macapá (AP). Por lá jogou em grandes times locais, como Serb, Santos e Ipiranga Esporte Clube. Segundo ele, trabalhou com grandes técnicos do estado, entre eles, Jasso Rodrigues (ex-Atlético Mineiro e Flamengo), Perivaldo e Vítor Jaime. Encerrando a carreira em 2001.

Bate pronto
Qual o melhor time que você jogou em Tocantins?
Gurupi Esporte Clube. Deuzimar; Dudé, Barbosinha, Carlinhos Gurupi e Cleiton; Cleomar, Cristiano, Deivan, Elivan e Fernando; Pará, Pacato, João Salles, Didi, Janair, Branco, Reginaldo e Dalmo – Time campeão de 1996.

Qual o melhor jogador que viu jogando no Estado?
O lateral-direito Dudé, jogador polivalente.

Qual time que você achava chato quando jogava contra?
Tocantinópolis e kaburé.

Qual o melhor juiz que você viu apitando em Tocantins ate hoje?
Enivaldo Ribeiro de Almeida de Miranorte – https://aloesporte.com.br/cade-enivaldo-ribeiro-um-dos-principais-nomes-da-arbitragem-tocantinense-na-decada-de-90/

Qual o melhor campo para jogar?
Estádio Resendão

Qual o pior campo para jogar?
Estádio Castanheirão de Miracema

Perfil
Nome completo: Paulo Fernando Rodrigues do Nascimento
Apelido: Fernando
Nascido em: Gurupi (TO)
Idade: 51 anos
Data de nascimento: 19/10/1969

Times que jogou
Iporá (GO)
Formoso (GO)
Goiânia
Gurupi
Interporto
Alvorada
Palmas
Serb
Santos
Ipiranga
Títulos
1996 – Campeão Tocantinense – Gurupi
1998 – Campeão Tocantinense – Alvorada
1997 – Vice-campeão Tocantinense pelo Interporto

www.aloesporte.com.br