Cadê Deivan o craque do campo e das quadras que escreveu sua história no futebol e futsal tocantinense

0
36

 

Deivan (5º agachado/D) ao lado de grandes nomes do time do Gurupi Esporte Clube – Fotos: Arquivo Pessoal

Cadê Deivan o craque do campo e das quadras que escreveu sua história no futebol e futsal tocantinense

Cadê Deivan o craque do campo e das quadras que escreveu sua história no futebol e futsal tocantinense. Jogador notável de habilidades e com grandes recursos, além de jogar com a mesma facilidade em todas as posições de campo e da quadra.  No futebol fez história pelo Gurupi, onde foi vice-campeão Estadual em 1995 e campeão Tocantinense em 1996. No futsal também conquistou inúmeros títulos por várias equipes que defendeu. Também participou das principais seleções estaduais de campo e de salão. Afinal, por onde anda o Deivan Ribeiro Guimarães ou simplesmente, Deivan. Cadê você? https://aloesporte.com.br/categoria/cade-voce/

Vida pessoal
Natural do Município de Peixe (Fazenda), registrado em Porto Nacional, aos oito anos foi residir na cidade de Gurupi. Deivan é casado e reside em Palmas, onde é funcionário do Banco Itaú, sendo que está à disposição do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado do Tocantins (SINTEC/TO), na função de Diretor vice-presidente.

 Trajetória

Deivan iniciou sua carreira no futebol aos nove anos de idade, sendo sua primeira equipe foi o Independente Futebol Clube, time mantido e dirigido pelos empresários Carlinhos (Colonial) e Anísio (Baterias Heliar). Três atletas de destaque que mais chamavam atenção, Deivan, Josué e Cosmo.  Segundo Deivan, por esta equipe foram inúmeras as conquistas.

Passado algum tempo, devido à mudança de domicílio do dirigente Carlinhos, que foi morar em Goiânia, a referida equipe acabou sendo desmontada. Com o passar do tempo, o atleta Deivan se transferiu para equipe do Cruzeiro, onde também foi várias vezes campeão, desde o Juvenil, Júnior e Amador.

Após anos defendendo as cores da equipe do Cruzeiro, Deivan, transferiu-se para equipe do Castelo Futebol Clube de Gurupi, cujos dirigentes eram o velho Castelo e Manuel Português. Lá também  colecionou várias conquistas como campeão Municipal, Regional e foi o vice-campeonato do Primeiro Campeonato Estadual Amador de 1989, onde foi eleito e premiado como melhor jogador da competição. Na final, o título ficou com o Kaburé de Colinas.

Seleção Tocantinense

Como vinha se destacando por onde passava nada mais justo que houvesse convocações para seleção estadual seu nome estivesse fazendo parte da lista e foi isso que ocorreu com Deivan.

No começo de 1990 a Seleção Brasileira de Novos, que se preparava para a disputa do Torneio Internacional de Toulon esteve em Porto Nacional enfrentando a Seleção Tocantinense. A partida terminou 3 x 1 par o Brasil. Deivan recorda de alguns jogadores do Brasil que estiveram em campo como Cafu; Márcio Santos, Marcelinho Carioca, Assis, Túlio, Moacir, Baideck, entre outras feras.

Médio Norte Goiano

Deivan fala com emoção e carinho e respeito das duas equipes que defendeu no Futebol Amador Médio Norte Goiano, Alvorada, hoje Tocantins, e Porangatu (GO), onde também teve conquistas relevantes.  Posterior a esta fase, Deivan começou a jogar no Gurupi Esporte Clube onde se profissionalizou, sendo vice-campeão Estadual em 1995 e campeão Estadual em 1996.

Depois Deivan jogou no Miracema Esporte Clube (ME), onde foi Campeão Amador e posterior disputou Campeonato Estadual profissional, tendo como trio de armação e ataque: Deivan, Silvinho e Bil (já falecido) ex-Vila Nova e tantas outras equipes do futebol Brasileiro.

Futsal

Se nas quatro linhas dentro dos gramados Deivan fez história, nas quadras não foi diferente. Segundo ele, seria uma injustiça contar sua trajetória de atleta de campo e não falar da sua carreira também como jogador de futsal.

Deivan começou a jogar futsal nos Jogos Estudantis defendendo as cores do Colégio Bernardo Sayão de Gurupi, sendo que disputou dois campeonatos Sub-18, um Brasileiro, em Goiânia (GO) e um Estadual em Mara Rosa (GO).

Tempos depois Deivan começou a jogar pelos Irmãos Soares e posterior, 1986 começou a atuar na equipe do Banco Itaú, no qual, além de jogar futsal, também iniciou sua carreira como funcionário da referida Instituição, onde permanece até os dias de hoje.  No Banco Itaú, Deivan conquistou inúmeros títulos relevantes para sua carreira.

Em 1992, ele foi transferido de sua agência de origem Gurupi para Palmas e na Capital, onde residiu até 1994. Durante este período, mais precisamente, em 1993, foi campeão do primeiro Campeonato Municipal de Palmas pela equipe do Tribunal de Contas do Estado (Astec), sendo que a referida competição teve a participação de 42 equipes. No mesmo ano ele foi também campeão Estadual de Futsal pela mesma equipe, a Astec.

Já nos anos de 1995/1996, olha o Deivan novamente comemorando mais títulos. Desta vez foi campeão Estadual de Futsal pela equipe do Posto Tático Araguaína e, de quebra, saiu como artilheiro da competição.

Haja títulos! Deivan foi novamente campeão Estadual agora pela equipe da Federação Tocantinense de Futebol (FTF). Segundo ele, o  jogo da final foi realizado na quadra da Ulbra JK, sendo que a FTF venceu a equipe de Araguaína por 3 x 2.

Deivan também participou de várias Seleções Estaduais, sendo que disputou três Campeonatos Brasileiros de Futsal.

Bate-pronto
Qual o melhor time jogou?
Associação Atlética Alvorada.

Qual o melhor jogador Tocantinense que viu jogar?
Foram muitos atletas, mas um jogador diferenciado que vi jogar e era completo, Carlinhos Bocão  https://aloesporte.com.br/52606-2/, jogava com a mesma qualidade em várias posições do campo, sempre bem posicionado e dificilmente perdia uma bola por baixo ou pelo alto. Usando o mesmo critério de jogador completo que vi jogar Futsal, foi o Valmir, Araguaína, jogava em várias posições da quadra com a mesma qualidade.

Qual era o time mais chato para enfrentar?
Kaburé de Colinas

Qual o melhor juiz que viu apitando no Tocantins?
Enivaldo Almeida – Miranorte – https://aloesporte.com.br/cade-enivaldo-ribeiro-um-dos-principais-nomes-da-arbitragem-tocantinense-na-decada-de-90/

Qual o melhor campo para jogar?
Estádio Resendão – Gurupi.

Qual o pior campo para jogar no Tocantins?
Estádio Bigodão de Colinas.

Perfil
Nome: Deivan Ribeiro Guimarães
Apelido: Deivan
Natural:Município de Peixe (Fazenda), registrado em Porto Nacional
Data de nascimento:27 de maio de 1967
Idade:53 anos
Casado

Times de futebol campo que jogou:
Gurupi Esporte
Associação Atlética Alvorada
PAC – Porangatu Atlético Clube
Sucan – Porto Nacional
Aliança
Miracema Esporte Clube (MEC)
Independente – Gurupi
Palmas
Castelo de Gurupi
Associação Lazinho- Gurupi
Agripeças Gurupi
Cruzeiro de Gurupi

Times no Futsal
Banco Itaú
Minerfar Gurupi
Irmãos Soares Gurupi
Astec – Tribunal de Contas Palmas
Autopeças Guarany Palmas
Verdurão Damásio Paraíso
Posto Tático Aaguaína
Rebram Palmas
Cartório Palmas
Positivo Palmas
FTF Palmas

www.aloesporte.com.br