Saiba o que faz hoje o ex-goleiro Tomaz Abreu que fez história no Kaburé e Tocantins de Palmas
O goleiro cabeludo da época na década de 90, Tomaz Rodrigues Abreu, popularmente conhecido como Tomaz escreveu uma linda história no futebol Tocantinense seja como jogador, técnico, auxiliar ou preparador físico, onde foi campeão em todas. Antes de chegar ao Tocantins havia sido campeão Estadual no Amapá pelo Ypranga (1994).
No futebol do Tocantins sua coleção começou no kaburé de Colinas, onde foi campeão da Copa Tocantins de 1995. Já como treinador a estrela brilhou nas conquistas dos títulos pelo Tocantins de Palmas no Tocantinense de 2008, e pelo próprio Tocantins, só que desta vez campeão da Segunda Divisão de 2011. Em 2009, foi vice-campeão comandando o São José de Palmas na Segundona.
Disputou Copa do Brasil, Copa Centro-Oeste, Brasileiro da Série C e Copa São Paulo de Juniores. Uma carreira completa. Mas estamos falando do cabeludo da década de 90 o ex-goleiro Tomaz, e hoje careca, mas como treinador de futebol Tomaz Abreu. Cadê você?
Cadê você? https://aloesporte.com.br/categoria/cade-voce/
Tomaz Rodrigues Abreu, o Tomaz, é natural de Guaraciaba do Norte, uma cidade do estado do Ceará, e localizada a 320 km da Capital Fortaleza, e cuja população é em torno de 40.642 habitantes. É casado e tem um filho. Tomaz nasceu no dia 9 de junho de 1969 e está com 51 anos. Tomaz reside em Palmas e atualmente trabalha em escolinhas de futebol e como personal na parte de treinamento de goleiros, e também dá aulas de futebol para alguns jogadores.
Trajetória
Com um cabelo bem comprido ao estilo de Valdir Perez (São Paulo/década de 70) e o argentino Gatti (Atlético Mineiro, nos anos de 77/78), Tomaz teve passagens por Olaria, Bangu, São Cristovão, no Rio de Janeiro. Também jogou no Amapá pelo Ypiranga e Oratório. Desbravando o Brasil, Tomaz ainda jogou no futebol Goiano e do Distrito Federal.
Antes de chegar ao Tocantins, o ex-goleiro havia sido campeão Estadual no Futebol do Amapá pelo Ypiranga (1994). “Por ter sido meu primeiro título profissional creio que marcou minha história no futebol foi esta conquista pelo Ypiranga (AP), em 1994. Claro que depois vieram tantas outras”, explicou.
Futebol Tocantinense
No futebol do Tocantins sua coleção começou no kaburé de Colinas, onde foi campeão da Copa Tocantins de 1995. No período que vestiu a camisa do Kaburé, fizeram parte do esquadrão vermelho: Tomaz Abreu; Romero, Gilberto Corneta, Nivaldo Paixão, Valdecir e professor Gilberto, Gilmar Lopes, Ramón, Lino e Fábio Canela; Taguá e Nica e Marcondes. Técnico: Wilson Assis Sobrinho. Na verdade este foi o time que esteve em campo pela Copa do Brasil na derrota de 8 x 0 para o Flamengo, na Gávea, no Rio de Janeiro, em 1995. https://fichadojogo.wordpress.com/1995/04/26/ficha-tecnica-flamengo-rj-8-x-0-kabure-to/
Depois vestiu a camisa do Palmas num time recheado de jogadores como Matera, Belziran, Adeildo, Eudes, Arismar, Rodriguinho, os falecidos Eugênio (zagueiro) e o técnico Rodrigues Gato.
Consagração
Em 2008, já como treinador no comando do Tocantins de Palmas surpreendeu a todos ao conquistar o título do Tocantinense, já que para todo mundo o grande favorito era o Gurupi. Mas em dois jogos, um no Resendão 1 x 0 para o Tocantins (gol do Maxsuel) – https://aloesporte.com.br/cade-o-atacante-marksuel-que-marcou-o-gol-do-titulo-do-tocantins-de-palmas-em-2008/ e outro no Estádio Nilton Santos (0 x 0), veio a glória e o respeito da imprensa, de torcedores , jogadores e dirigentes pelo trabalho bem feito pelo novato treinador campeão. Em 2011, também comandou o Tocantins no título da Segunda Divisão.
Uma passagem interessante foi a de 2009, quando assumiu o Tubarão de Palmas. É que a diretoria do clube trocou quatro técnicos, em 40 dias até a chegada de Tomaz Abreu, que assumiu o comando do time para pagar o incêndio. Em 40 dias, a diretoria começou com Edmilson Gomes, o Meinha, depois trocou por Ari Leonardi, que ficou um jogo no clube. Depois entrou o supervisor de futebol, Romílton Farias e, logo em seguida, foi a vez de Mozair Barbosa, que também pediu para sair. Tomaz Abreu havia sido contratado porque era o nome do momento, pois havia no ano anterior conquistado o título da Primeira Divisão pelo Tocantins.
Bate-pronto
Qual melhor jogador que viu atuando no Tocantins?
Vi vários jogadores bons se destacar no Estado: Lucca (Palmas), Valdo (Interporto) e Ferdinando (Palmas)
Qual foi o melhor técnico que viu comando time no Tocantins?
Vou citar três: Carlos Magno, Ivan Gradin e Roberto Oliveira
Qual melhor juiz que viu apitando no futebol Tocantinense?
Enivaldo Ribeiro de Almeida – Miranorte – https://aloesporte.com.br/cade-enivaldo-ribeiro-um-dos-principais-nomes-da-arbitragem-tocantinense-na-decada-de-90/
Qual o time mais chato e complicado para jogar contra no Tocantins?
Time chato sempre foi o Tocantinópolis
Qual melhor campo que jogou no Tocantins?
Estádio Bigodão – Colinas
Qual o pior campo que você atuou no Tocantins?
Campo do Castanheirão – Miracema
Perfil
Nome: Tomaz de Abreu Rodrigues
Apelido: Tomaz
Data de nascimento: 09/06/1969
Natural: Guaraciaba do Norte (CE)
Posição: Goleiro
Altura: 1,80
Ídolo no futebol: Zico
Times como jogador
Olaria (RJ)
Bangu (RJ)
São Cristóvão (RJ)
Ypiranga (AP)
Oratório (AP)
América de Morrinhos (GO)
Piracanjuba (GO)
Ceilandense (DF)
Kaburé de Colinas
Palmas
Unitins de Palmas
Capital/Ricanato
São José
Títulos
1994 – Campeão Estadual pelo Ypiranga do Amapá
1995 – Campeão da Copa Tocantins – Kaburé de Colinas (TO)
Como Treinador
2008 – Campeão Tocantinense – Tocantins de Palmas
2011 – Campeão Tocantinense Segunda Divisão – Tocantins de Palmas
Campeão Estadual Sub-20 pelo Palmas
4 vezes campeão Tocantinense como treinador de goleiro e auxiliar