Cadê o ex-goleiro Deuzimar Moreira que ganhou 5 títulos estaduais pelo Gurupi

0
38
Como treinador de goleiros, Deuizmar Moreira, (1º à esquerda em pé agachado) foi campeão Estadual pelo Gurupi nos anos de 2010/2011/2012 e vice em 2013 – Fotos: Arquivo Pessoal

Cadê o ex-goleiro Deuzimar Moreira que ganhou 5 títulos estaduais pelo Gurupi

Por onde anda o ex-goleiro Deuzimar Moreira, conhecido pelo apelido de Ala Higuita (cabelo comprido). Nasceu no dia 6 de outubro de 1974, na cidade de Gurupi. Ele fez história pelo Gurupi com cinco conquistas entre goleiro, preparador físico, treinador de goleiros e duas vezes campeão Cearense pelo Fortaleza.

Como jogador foi campeão pelo Gurupi em 1996/1997. Como treinador de goleiros foi campeão Estadual pelo Gurupi nos anos de 2010/2011/2012 e vice em 2013. Foi vice-campeão em 2003 trabalhando como preparador físico.E vice-campeão Tocantinense como auxiliar-técnico de Wladimir Araújo, em 2018.

Material falando da conquista do Gurupi diante do Araguaína publicado no Jornal do Tocantins – Arquivo Reinaldo Cisterna

Mas também escreveu seu nome no futsal do Tocantins vestindo as camisas da Unirg e Serviposto Tático (Araguaína). Por causa do “sono” perdeu a chance de jogar no Goiás (dormiu demais e não acordou para seguir com o Alviverde durante uma excursão do time Goiano nas terras tocantinenses, em 1991. Mas “acordou” depois como jogador do Fortaleza (CE).

Hoje com 46 anos, Deuzimar Moreira, mora em Barcelona (ESP). É casado com Andreia Moreira e tem cinco filhos: Lyonel, Kathleen Isa e Vamdres, que estão morando com eles na Espanha. E moram no Brasil, os filhos Theo e Ranyla. Ele é Bacharelado e Licenciatura Plena em Educação Física. Pós Graduado em Treinamento de Alto Rendimento. Tem também no currículo Estágios e Clínicas de Treinamento na Europa realizado no Real Zaragoza (Espanha, em 2015). Tem ainda Cursos nacionais de treinamento se Alto Rendimento.

Carreira
Primeiramente Deuzimar Moreira começou a jogar bola com 9 a 10 anos, no Colégio Bernardo Sayão, em Gurupi, em 1984, com o professor Zezão, mas em 1987, o professor Iron, do Colégio Estadual o lançou no futsal. Não demorou muito e foi convocado para a Seleção Tocantinense que disputou os Jogos Estudantis Brasileiros (JEB´S 89/90/91), isso devido as boas apresentações que vinha fazendo pelo Sub-19 de Futsal e com apenas 15 anos. Ele conta que nos JEB´S 90 terminaram na sétima colocação nacional em Brasília, entre 26 estados e o Distrito Federal. O Coordenador desta seleção ele relembra foi o Belmiram José de Souza, de Miracema.Diz ele que atuava tanto no salão como no campo.

E em 1990, iniciou jogando pelo Independente de Gurupi e logo em seguida foi para Gurupi Esporte Clube, ainda na Era Amadora do Futebol Tocantinense. No Camaleão do Sul, Deuzimar disse que foi lançado pelo saudoso Justino Oliveira, com apenas 15 anos. No meio dos jogadores profissionais.

Goiás/Sono
No ano de 1991, o Goiás Esportes Clube esteve no Tocantins fazendo uma excursão. No jogo contra o Gurupi, os donos da casa venceram o Alviverde Goiano por 2 x 1. No dia seguinte, segundo Deuzimar, O Goiás iria jogar contra o Alvorada, no Elias Natan, e em outras cidades do Estado. Foi então que professor Delci Araújo (in memoriam), com o Zé Mário e o Sebastião Lapola, que era técnico e dirigente do Goiás, o procuraram para fazer a excursão com o eles e depois ir direto para jogar no Juniores do Goiás. “Naquela manhã dormi demais e perdi o ônibus e perdi a chance jogar no Goiás. E nessa mesma excursão o Goiás levou Lúcio que se tornaria depois Lúcio Bala”, explicou.

Deuzimar Moreira (Gurupi) ao lado do ex-jogador Lúcio Bala (Alvorada)

Fortaleza
Apesar da chateação por ter perdido esta oportunidade, a vida seguiu e não demorou muito, o empresário Gaúcho e ex-jogador do Grêmio Simar (in memoriam) o levou para o Ferroviário do Ceará, mas chegando lá o clube não tinha alojamento para ficar foi parar no Fortaleza. Deuzimar conta que tinha apenas 16 anos e chegou ao clube com treinador Pedro Basílio que pediu logo para diretoria profissionalizá-lo. E foi feito, logo em seguida já fazia parte do grupo campeão Cearense de 1991/1992. Ficou por lá até 1993. “No Fortaleza tudo foi precoce desde a profissionalização com 16 anos. Casei com 17 anos e tivemos uma filha. E logo depois separei. Mas aprendi a amar o Leão do Pici, Tricolor de Aço e time da garotada como é conhecido o Fortaleza Esporte Clube” comentou.

Anapolina
Do Fortaleza foi jogar na Anapolina indicado pelo ex-jogador Josué. Isso em 1993. Por lá ficou cerca de seis meses, onde disputou o Campeonato Goiano e Copa Íris Resende. Já em 1994 retornou para o Gurupi, entre ida e vindas, conta ele. Já em 1995 foi atuar pelo CRB (AL). Em 1996, voltou ao Gurupi, onde participou do primeiro título estadual e importante do Camaleão do Sul.

Deuzimar lembra que o time além de forte tinha e muita qualidade, também contava com um patrocinador do Grupo Aluisio Mota e a Prefeitura. O time ainda teve uma boa participação no Brasileiro da Série de 1996, sendo eliminado no Serra Dourada, em Goiânia, pelo Vila Nova, que viria a ser o campeão do torneio. O time caiu nas quartas final.

Em 1997, mesmo com uma no fantástico disse que o clube perdeu o patrocínio e mesmo assim dentro das quatro linhas a rapaziada honrou o nome do Gurupi e levou o clube ao bicampeonato Tocantinense.

Em 1998, foi jogar Rio Grande do Sul na cidade de Santana de Livramento na Divisa com o Uruguai, pelo 14 de Julho, mas disse que não se adaptou ao clima e ao clube e ficou apenas seis meses no Sul. Retornou ao Tocantins, mas desta vez foi jogar no Miranorte. Disse que a equipe fez uma boa campanha perdendo para o palmas por 1 x 0, na Capital, com gol do finado zagueiro Eugênio. O Miranorte terminou em terceiro lugar. Palmas em segundo, e o campeão foi o Alvorada.

Unirg/Fafich
Em 1999 retornou ao Gurupi, mas financeiramente não foi uma boa e acabou aceitando o convite do professor Jorge Souza, Reitor da Unirg Fafich para jogar futsal e estudar Educação Física. “De 2000 a 2009 teve um investimento muito grande por parte da Universidade no esporte e foram montadas grandes equipes. E a Unirg disputou competições estaduais e nacionais.

Deuzimar fez parte da equipe da Unirg que disputou várias competições no Estado e fora; Ginásio Idanizete de Paula lotado, mas a Unirg perdeu a final do Estadual de Futsal para a Adepa, de Pedro Afonso, em 2008
Deuzimar Moreira (D) ao lado do ex-jogador Roni (Aurora) e Deivan num jogo a da Seleção Tocantinense de futsal na Capital

Deuzimar destaca que o futsal lhe trouxe grandes alegrias e amizades. Jogando pelo Serviposto Tático de Araguaína foi bicampeão estadual em 1995/1996 e o time ficou em oitavo lugar na Taça Brasil, em Curitiba (PR). O time ainda contava com jogadores como Deivan e Mucuim, que segundo Deuzimar jogavam demais.

Despedida
No ano de 2002 foi a despedia de Deuzimar dos gramados pelo Gurupi e assumiu o cargo de preparador físico e na preparação de goleiros no clube sob o comando do técnico Carlos Magno. Ele não sabe ao certo, mas somando Copa Tocantins e Tocantinense, Deuzimar acredita que esteve em pelo menos em 12 finais, segundo seus registros.

Bate-pronto
Qual melhor jogador que viu jogando no Tocantins?
Craque Deivan, tanto no futsal como no campo ganhamos muitos títulos juntos.

Qual o melhor árbitro de futebol que viu atuar no Tocantins?
De Miranorte, Enivaldo Ribeiro de Almeida (maestria no apito). E o mais polêmico era o Saraiva.

Qual o time mais chato para enfrentar?
Tocantinópolis. Era difícil ganhar deles e também pela distância de 8 horas de viagem ou mais de Gurupi.

Qual o melhor campo para se jogar no Tocantins?
O Estádio Mirandão, de Araguaína

Qual o pior campo para jogar no Tocantins?
Campo de Paranã. Fui jogar um jogo pelo Estadual Amador de 1991 pelo Independente contra o Paranã “vencemos por 1 x 0”, o campo cercado de arame farpado e tivemos que sair de lá com a proteção da Polícia. O campo era metade capim e oura metade era chão duro.

Qual melhor dirigente que viu atuar no Tocantins?
Sem dúvida, Wilson Castilho (4 títulos como presidente do Gurupi no Tocantinense)

Qual foi o melhor goleiro que viu jogando no Tocantins?
NO futebol Brasileiro destaco o Paulo Victor (Fluminense), Seleção Brasileira e Fortaleza (1993). Bom caráter.

Perfil
Nome: Deuzimar Moreira
Apelido: Ala Higuita (apelido dado lá no Ceará por Birigui por causa do cabelo comprido que nem do goleiro Higuita do Atlético Nacional e da Seleção da Colômbia.
Natural: Gurupi
Data de nascimento: 6/10/1974 (46 anos)
Idade: 46 anos

Ídolo: Diego Maradona
Times que jogou
Fortaleza
Gurupi
CRB
Anapolina (GO)
14 de Julho (RS)
Miranorte (TO)
Independente FC (Gurupi)

Futsal
Seleção Tocantinense
Unirg
Serviposto Tático (Araguaína)
Bela Vista (Goiás)
Grajaú Tênnis Clube (RJ)
Títulos
Futebol de campo
6 Tocantinense
2 Cearense
No Futsal
2 pelo Serviposto Tático (Araguaína)
3 Jogos Universitários do Tocantins (JUT´S) pela Unirg

www.aloesporte.com.br