Conheça a carreira do volante Edson que escreveu sua história no Interporto
Conheça a carreira do volante Edson que escreveu sua história no Interporto. Em primeiro lugar por onde anda Edson Aires Pereira, conhecido no meio futebolístico tocantinense como Edson, 48 anos, natural de Monte do Carmo, que teve como primeiro clube no Estado, o Taquaralto de Palmas. Depois escreveu sua história com dois títulos vestindo a camisa do Interporto: um pela Copa Tocantins de 1998 contra o Palmas com direito a um gol na decisão e o outro no Estadual diante do Tocantinópolis, em 1999. Ainda foi campeão Estadual Amador pelo Taquaralto, campeão da Copa Sudeste pelo Taguatinga e Combinado.
Carreira
Edson começou a jogar a bola desde pequeno, aos 6 anos bem como sempre muito apaixonado pelo futebol. Ele conta que iniciou a carreira no semiprofissional, já que o futebol tocantinense só veio a ser profissional após 1993.
O primeiro time que ele vestiu a camisa foi Taquaralto Esporte Club, cujo dono era o desportista Valter Borges, o primeiro presidente do Palmas Futebol e Regatas, em 1997. O treinador na época era Denir, e Edson recorda que a equipe foi campeã Estadual Amadora. Neste time ele conta que tinha muito bons jogadores como Deivan, que era o maestro da equipe, o jogador Dez de Palmas, Chico Pumam, entre outros que não recorda o nome. “Fomos campeões estadual amador em 1992 pelo Taquaralto Esporte Clube, em São Sebastião do Tocantins, no Bico do Papagaio. Pelo Taguatinga fui campeão em 99. E em 200 pelo Combinado”, comentou.
Nas quatro linhas, Edson exercia a função de meio-campista, volante que sabia marcar e distribuir a bola para os companheiros.
Porto Nacional
Com 22 anos participou de uma peneira realizada pelo Interporto no ano de 1996 e foi um dos selecionados. Dali em diante permaneceu no clube por seis anos, onde conquistou os títulos de 1998 (Copa Tocantins) e 1999 (Campeonato Tocantinense).
Edson destaca que no intervalo que acaba o Tocantinense ia para o interior para disputar o Estadual Amador, onde foi campeão pelo Taguatinga e no outro ano pelo Combinado.
No currículo Edson registra Iná a disputa de duas Copa do Brasil pelo Interporto, uma contra o Gama/DF (2 x 1) e outra para o Bahia (8 x 0). Em ambas, o Tigre acabou sendo derrotado. Além disso, Edson ressalta que também jogou duas Copa João Havelange pelo Interporto. Parou de jogar profissionalmente em 2002 pelo Interporto.
Atualmente mora em Porto Nacional e trabalha na área de Saneamento Básico da BRK.
Bate-pronto
Para Edson o melhor time que jogou no Tocantins foi o Interporto de 1998/1999.
Goleiro – Matheus
Zagueiros – Nego Den e Marcelo Telão
Meio-campo – Edson (Eu) e Ceará
Lateral-direito- Cebola
Lateral-esquerdo- Lobão
Meia-direita – Preá
Meia-esquerda – Fernando
Ataque – Licuri e Alexandre
Qual foi o melhor jogador que viu jogando no Estado?
Licuri
Qual o time dava muito trabalho quando enfrentava?
Tocantinópolis
Qual era o melhor juiz que viu apitando no Estado?
Eu não lembro o nome, mas na época tínhamos três juízes muito bons, mas infelizmente não lembro o nome deles.
Qual o melhor campo para jogar?
O Estádio General Sampaio, em Porto Nacional.
Qual o pior campo para jogar?
Estádio Resendão, em Gurupi, cheio de buracos.
Perfil
Nome completo: Edson Aires Pereira
Apelido: Edson
Natural: Monte do Carmo (TO)
Idade: 48 anos
Casado: Luciane dos Santos Souza
Filhos: Dois: Liedson Souza Aires e Halef Mikael Souza Aires (loucos por futebol)
Títulos
Campeão da Copa Tocantins 1998 – Interporto
Campeão Tocantinense 1999 – Interporto
Campeão Estadual Amador 1992 – Taquaralto Esporte Clube
Campeão da Copa Sudeste 1999 – Taguatinga
Campeão da Copa Sudeste 2000 – Combinado
Ídolo no futebol: Dunga
Por onde anda o jogador Preá que fez sucesso com a camisa do Interporto