O atleta da cidade de Araguatins, Região do Bico do Papagaio, no Tocantins, Noel dos Reis terminou na terceira colocação na 8ª edição da Corrida de São Luis do Maranhão disputada na manhã deste domingo (21), na capital maranhense, durante a prova dos 5 km. Ele registrou o tempo de 15m33s. vencedor foi 1º Gleison da Silva Santos (Garanhus/PE), que cruzou a linha de chegada em primeiro assinalou o tempo de 14m56s, seguido por Jonasclei Silva da Silva (Marabá/PA), que marcou o tempo de 15m11s, na segunda colocação.
Tradicional
A corrida tradicional contou com 1.500 participantes, em evento promovido pela TV Mirante. A largada e chegada foram montados no Golden Shopping Calhau. Todos os participantes receberam medalhas, e os três primeiros colocados, masculino e feminino, também conquistaram troféus e prêmios em dinheiro.
Imperatriz
Noel Alves ganhou a prova registrando o tempo de 15m54s os 5,2 km de corrida. Na segunda colocação chegou Ismel dos Reis com o tempo de 16m01 e na terceira colocação outro tocantinense, Vagno Silva do Carmo, que registrou o tempo de 16m14s.
A prova teve mais 10.00 inscritos e teve um percurso de 5.200 metros.
Quem é o campeão
O corredor Noel dos Reis Alves disse que já tem 12 anos, e como atleta profissional são dez anos e diz que o atletismo é a sua profissão, “o seu ganha pão”. Destaca ainda que mesmo hoje quando não está treinando, está descansando para treinar para próximo período. “Eu treino dois períodos uma pela manhã e outro á tarde” comentou o campeão.
Segundo ele, tudo começou desta maneira. Em agosto de 2007 trabalhava na Perdigão. E a diretoria da empresa incentivando os funcionários a praticar uma atividade física para melhorar a saúde realizou uma corrida de 5 km. Naquela semana ele disse só treinou quatro dias, mas obteve um resultado bom entre os mais de mil participantes. Noel chegou na sétima colocação.com o tempo de 15m44s. “ Eu não corria só jogava bola e no final de semana porque trabalhava como auxiliar de produção e operador de máquina”, disse como tudo começou. Em 2009 disse que saiu da empresa e em 2009 tornou-se um atleta de elite. Segundo ele, após isso, não mais trabalhou de carteira assinada e vive de corridas para sustentar a família.
Conquistas
2011 foi campeão goiano de pista 10.000 mil metros e 5.000 metros. Ainda em 2011 foi campeão da 5° corrida Perdigão Saúde e Vida, onde iniciou nas corridas de rua. Em 2013, foi 7°colocado na Maratona Internacional de Foz do Iguaçu. E as mais recente foi bi campeão da corrida do aniversário de Belém 2017 e 2018. Bicampeão da corrida de São Luís TV Mirante, em 2017 e 2018. Foi 5°colocado na etapa de Fortaleza do Circuito Nacional de Corridas da Caixa 2018.