Gratidão e respeito. Estas são as palavras chaves na vida de pessoas que reverenciam alguém por ter orientado e ajudado em sua formação. Estamos falando do jovem Alex Porto, com passagens pela Escolinha Nilton Santos e Palmas, na Capital, e hoje jogando profissionalmente no futebol de Portugal, mas que não perdeu suas raízes.
Na última quinta-feira, o jogador esteve na Escolinha Nilton Santos fazendo uma visita aos amigos que por ali deixou em especial o professor Gilberto de Souza, o Giba. Durante sua visita, Alex Porto fez questão de agradecer e mencionar o professor Giba em sua trajetória no futebol.
“ Há 18 anos atrás conheci este senhor, um treinador, um amigo, uma pessoa que não mede esforços para ajudar crianças a realizar sonhos”, lembrou Porto acrescentando ainda “ Muito obrigado por tudo Gilberto de Souza, você alegrou/ensinou a mim e outros muitos os bons caminho da vida. Em breve farei outra visita. Continue firme a fazer aquilo que você ama. Grande abraço meu amigo”, destacou e também e agradeceu o outro professor da Escolinha Nilton Santos e amigo dele.
Para o professor Gilberto de Souza (Giba) foi um dia inesquecível a visita e a presença de Alex Porto e seu pai Ademir Porto na Escolinha Nilton Santos. “Não tem dinheiro que pague isso aqui. Esta visita é muito siginificante em minha vida. É um cidadão que honra nosso nome fora do País. E honrou nosso nome no Palmas e Escolinha Nilton Santos. “Muito feliz neste dia de hoje que vai ser inesquecível”, agradeceu Giba.
Quem é o professor Giba
Gilberto Carioca, mais conhecido como professor Giba, da Escolinha Nilton Santos, é um ex-jogador de futebol brasileiro que fez história nas décadas de 1970, 1980 e 1990 vestindo as camisas de clubes importantes como Botafogo, Atlético Goianiense, Fluminense, Vasco e América, no Rio de Janeiro e o Kaburé, de Colinas. Pelo Fluminense, ajudou o Tricolor das Laranjeiras a conquistar o título de campeão Carioca de 1980. Depois foi para o América, onde também conquistou o título dos campeões dos campeões. E no Vasco, disputou a Libertadores em 1980.
Secretaria Estadual do Esporte
No início dos anos 90 Giba foi convidado pelo ex-secretário estadual do Esporte Jayme Lourenço para integrar o quadro da Secretaria do Esporte, onde permanece até hoje como professor da Escolinha Nilton Santos. Assumiu a escolinha ao lado do ex-jogador da Seleção Brasileira e Botafogo, conhecido como “Enciclopédia do futebol”, Nilton Santos, com quem teve a oportunidade de trabalhar entre 1992/1993. Também trabalhou nas categorias de base do Palmas entre 1993/1994, período em que o clube da Capital chegou à sétima colocação no Brasileiro da Série C e oitavo na Copa do Brasil. Depois comandou o Imagine (Palmas) levando o time do Amador à Segunda Divisão.